Versão estável do Kubuntu

Iniciado por HRAF, 27 de Março de 2016, 14:30

tópico anterior - próximo tópico

HRAF

Boa tarde,  gostaria de opiniões sobre o que me ocorre: temos alguns computadores que rodavam Windows XP e 7,  porém queremos utilizar Linux pois os micros são voltados para área educacional. Assim também os mesmos sairiam da ilegalidade porque alguns que foram doados têm o software original,  já outros não. Pergunto qual a versão do Kubuntu seria a mais indicada para que usassemos e ainda se por tratar de educação,  se o Edubuntu seria recomendado.
Obrigado.

arcashaid

Não sou muito conhecedor dos sabores do ubuntu, mas basicamente so o que mudaria e a interface gráfica e os programas que ja vem instalados, o edubuntu seria uma boa pois ele ja vem com varias coisas relacionadas a educação instaladas, mas aparentemente ele esta em risco de deixar de existir oficialmente ja que so conta com 2 pessoas dando suporte, eu recomendaria simplesmente baixar o ubuntu e instalar aquilo que precisa, ou usar o  edubuntu mesmo com o risco de abandono 
Em uma eterna busca ao horizonte

HRAF

Citação de: arcashaid online 27 de Março de 2016, 15:44
Não sou muito conhecedor dos sabores do ubuntu, mas basicamente so o que mudaria e a interface gráfica e os programas que ja vem instalados, o edubuntu seria uma boa pois ele ja vem com varias coisas relacionadas a educação instaladas, mas aparentemente ele esta em risco de deixar de existir oficialmente ja que so conta com 2 pessoas dando suporte, eu recomendaria simplesmente baixar o ubuntu e instalar aquilo que precisa, ou usar o  edubuntu mesmo com o risco de abandono

Obrigado pela dica, qual versão estável do ubuntu e do kubuntu você recomendaria?

arcashaid

Eu estou usando o ubuntu 14.4 lts e estou bem satisfeito, praticamente nenhum erro e bem rápido, eu recomendo, mas daqui a no máximo um mês vai sar a 16.4 lts  que estará mais atualizada, mas como o suporte da 14.4 vai durar mais uns 2 anos você não precisa mudar dela ainda
Em uma eterna busca ao horizonte

galactus

HRAF, essas máquinas com Windows são antigas?  Se forem antigas ou com poucos recursos melhor não usar o Kubuntu. A não ser que você vá fazer uma boa customização do KDE.  Já usei bastante o KDE 4 e comecei a usar o KDE 5.  E eles consomem bastante recursos da máquina,mas não tanto quanto o Unity.

Se as máquinas forem antigas e com pouca memória, melhor tentar o Xubuntu (com XFCE) ou o Lubuntu (com LXDE).

Se quiser mesmo usar o Kubuntu 14.04, procure tutoriais como estes:

http://www.diolinux.com.br/2012/11/como-deixar-o-kde-mais-rapido.html

http://gustavovalerio.blogspot.com.br/2015/04/desativando-o-baloo-indexer-no-kubuntu.html

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105312.0.html

O Edubuntu é uma solução pronta.  Já vem com muitos programas educacionais instalados e mistura bibliotecas do Gnome e do KDE.  Se quiser usar programas educacionais, muito provavelmente vai acabar misturando bibliotecas mesmo.  O que vai faze seu sistema consumir mais RAM.

Infelizmente tudo indica que o Edubuntu 14.04 será o último. Seu suporte continuará até abril de 2019.  Então você pode testar ele aí nas suas máquinas e ver como ele se comporta. 

A versão 16.04 só será lançada em Abril deste ano. Ainda está na versão beta!  A última versão estável é a 15.10.

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.