Partição NTFS sem lixeira

Iniciado por Kamikazewar, 26 de Abril de 2008, 05:18

tópico anterior - próximo tópico

Kamikazewar

Ola, quando deleto um arquivo na partição Ntfs da a seguinte menssagem "Não é possível mover o arquivo para a lixeira, quer excluí-lo imediatamente?", primeiro pensei que fosse porque o arquivo era grande demais para ir para lixeira, ai testei deletando arquivo pequeno, deu a mesma menssagem, agora penso que isso esta acontecendo porque a partição NTFS, não contem lixeira, antigamente eu conseguia mandar para lixeira na boa isso so ocorreu depois que tive que reinstalar o ubuntu, como faço para criar uma nova lixeira para esta partição? Se realmente for porque não contém lixeira

Junior_Sampa

Aqui acontece o mesmo, achei estranho também!!

Kamikazewar

Por causa disso perdi um arquivo importante, ia deletar um arquivo que estava, do lado dele no nautilus, ai me destrai e cliquei no arquivo errado e deletei-o, so percebi depois que confirmei que o computador poderia deleta-lo, mas fiquei tranquilo pensando que tinha lixeira, quando fui procurar a lixeira cade? naum tinha, por isso estou querendo resolver esse problema para que eu não volte a perde arquivo por distração até porque, tem mais pessoas que mexen, no meu pc e elas podem cometer o mesmo erro que eu, e apagar um arquivo meu.

VB5

Se você deleta através do Linux arquivos que estão numa partição W$, eles não vão para a lixeira do W$, e sim para uma pasta .Trash que é criada na partição W$.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Kamikazewar

Eu sei disso, é so aperta Ctrl+H no nautilus que aparece os arquivos oculto, e esta pasta .Trash vai estar la, mas depois que eu reinstalei o Ubuntu ela desapareceu, ja até recriei-la na mão mesmo, mas os arquivos deletados não vão para lá, são apagados diretos mesmo. Mas mesmo assim obrigado por ter tentado ajudar.

VB5

A pasta a que me refiro não é a lixeira do Linux; ela estará na partição NTFS. Abra o W$ e verá...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Kamikazewar

Eu entendi o que você quis dizer, minhas partições windows são /media/C e /media/D, antigamente elas tinham a pasta .trash, mas simplismente sumiu.

VB5

Tente dar boot no W$ e veja se a encontra ( verifique se  as opções de mostrar pastas  ocultas/de sistema estão habilitadas). No meu aparece.

VB5

Kamikazewar

Vou tentar isso então, depois posto dizendo se deu certo

helis

Olha, eu estava com o mesmo problema, até perceber que como se sabe a lixeira é uma pasta oculta dentro da própria partição ntfs e sua sintaxe é ./trash-$user
Eu tinha colocado a partição ntfs para montar automaticamente e para isso editei o fstab
colocando a seguinte linha
dev/sda3   /media/fichier   ntfs   gid=1001,umask=002,auto 0 0
usei o gid para definir o grupo que teria acesso de leitura e escrita à partição
mas como não defini o user proprietário este foi designado por default como sendo o root
Isto é , o problema era uma simples questão de permissões
Editei novamente o fstab , alterando a linha outrora adicionada

dev/sda3   /media/fichier   ntfs   gid=1001,uid=1000,umask=002,auto 0 0

definindo com o uid o user proprietário e obtendo agora acesso a lixeira mas apenas para o meu usuário especifico, que é pois a minha necessidade.

Também eh possível usar a opção "user", para que todos os usuários possam ter acesso
exemplo:
dev/sda3   /media/fichier   ntfs   user,rw,auto 0 0(todos os usuários tem acesso com permissão de leitura e escrita)

espero que meu caso, possa dar uma luz no seu
Ninguém vive isolado; se não temos a companhia de um semelhante; temos, pelo menos, a companhia de nossas bactérias.

jaderfigueredo

Aos usuários comuns de Linux, como eu, que colocaram a partição de dados NTFS para ser montada automaticamente e agora não conseguem mais enviar seus arquivos na lixeira, segue minha conclusão e solução baseada nas respostas deste tópico:

Conclusão:
Parece que a impossibilidade de enviar arquivos para a lixeira vem da não identificação do usuário no momento da montagem da partição NTFS.
Este problema pode ser resolvido identificando o usuário na linha de configuração da montagem da partição acrescentando o parâmetro: uid=1000

Solução 1:
Você pode fazer isso pela interface gráfica pelo aplicativo "Discos", nativo do Ubuntu, selecionando a partição NTFS desejada (no meu caso era partição "Dados"), clicar no botão com o desenho das engrenagens, escolher a opção "Editar Opções de Montagem" e, na linha dos parâmetros (Algo parecido com isso: nodev,nofail,x-gvfs-show,x-gvfs-name=Dados), adicionar o parâmetro "uid=1000" que identifica o usuário, ficando assim: uid=1000,nodev,nofail,x-gvfs-show,x-gvfs-name=Dados

Depois é só reiniciar o computador.

Solução 2:
Outra forma de fazer é alterando desta mesma forma a mesma (leia Solução 1) linha de configuração dos parâmetros de montagem da partição que está, só que diretamente no arquivo de configuração que está em etc/fstab.

Para alterar este arquivo será necessário dar permissão de administrador, para isso basta abrir um terminal e digitar a seguinte linha de comando: sudo nautilus e em seguida digitar a senha do administrador e prosseguir normalmente através da interface gráfica, sem se preocupar com mais permissões.

Nuca desista da sua dúvida!
Espero ter ajudado!