Configurar ação do botão 'Desligar' (botão físico) Ubuntu 14.10

Iniciado por Y@rkan, 24 de Fevereiro de 2016, 09:29

tópico anterior - próximo tópico

Y@rkan

Bom dia!

Preciso de ajuda para configurar a ação do botão físico do pc para desligar. Eu montei um mini PC para servir como um 'gateway' aqui em casa. Pois minha internet é via rádio e como não existem roteadores com entrada USB, atribui essa função para meu PC de trabalho. Como preciso compartilhar esta internet via rádio aqui em casa, eu compartilhava a conexão dentro do windows e um roteador conectado a porta ethernet. Só que quando não estou usando o PC mas quero usar a internet no celular ou no notebook, isso implica em deixa meu PC ligado o dia inteiro, aumentando o consumo de energia... que aliás não está nada barata  ;D
Por isso montei um 'micro' PC com uma placa mini itx para ficar com essa função, já que é muito mais econômica. Como vai ficar com a função de um gateway, não posso ficar com o monitor, teclado e mouse ligado todo o tempo nele, até porque nem tem espaço.

Minha necessidade é de na hora que eu precisar, quando eu apertar o botão 'físico' de ligar e desligar, que ele desligue o sistema diretamente. Mas quando o faço, aparece um 'popup' me perguntando o que quero fazer. Reiniciar, suspender ou desligar. No windows havia opção para configurar a ação do botão, já no ubuntu não encontro esta opção. Como sei que é um sistema 'versátil', existe várias maneiras de se confiurá lo, mas como sou leigo, preciso de ajuda.

Editado

Altes que alguém me pergunte, instalei o linux invés do windows porque o windows não instala em 'pendrives'.

Agradeço qualquer ajuda ou inciaiva!

tardis96

pelo botao fisico eu nao sei mas se voce quiser adicionar as opçoes no dash do unity
ou se nao so ignora
Eu sei que tem gente que simplesmente odeia o Unity, porém sinceramente, com tantas funcionalidades incríveis que ele possui, acho que vale a pena tentar usá-lo. Essa dica é super simples: vamos inserir os botões de desligamento do sistema (desligar, reiniciar, hibernar e suspender) no nosso dash do Unity, ou seja, localizáveis através de uma busca na barra de pesquisa do Unity.

Abra seu terminal e digite:

sudo add-apt-repository ppa:atareao/atareao
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install power-commands

Agora abra o arquivo com.ubuntu.enable-hibernate.pkla com o comando abaixo:

gksu gedit /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.enable-hibernate.pkla

Copie e cole o conteúdo abaixo no arquivo que você abriu:

[Re-enable hibernate by default]
    Identity=unix-user:*
    Action=org.freedesktop.upower.hibernate
    ResultActive=yes

Reinicie sua sessão e pronto! Para testar, abra a barra de pesquisa e digite "power", assim como na imagem abaixo:

Você pode buscar o botão específico, como por exemplo "hibernate"... só um detalhe, os nomes dos botões estão em inglês.

Y@rkan

tardis96

Obrigado por seu interesse em ajudar. Segui suas orientações. Mas agora encontrei um novo obstáçulo.
Quando jogo o comando para atualizar o sistema, o console começa a puxar os pacotes e dá erro 404 e depois fala que os pacotes de atualizações foram excluídos do servidor. Ao jogar o comando para instalar o 'power-commands', diz que não existe pacote para ser instalado. Alguma idéia?