FreeMind não abre no Ubuntu 14.04 com java 8

Iniciado por andreavgonzalez, 20 de Janeiro de 2016, 15:14

tópico anterior - próximo tópico

andreavgonzalez

Olá,

Preciso usar uma ferramenta para fazer mapas mentais, então instalei o freemind e o freeplane, mas nenhum deles abre e a seguinte mensagem de erro é exibida:

Para o FreeMind
warning] /usr/bin/freemind: No java runtime was found
[error] /usr/bin/freemind: Unable to find an appropriate java runtime. See java_wrappers(7) for help

Para o FreePlane
[warning] /usr/bin/freeplane: No java runtime was found
[error] /usr/bin/freeplane: Unable to find an appropriate java runtime. See java_wrappers(7) for help

Esta é minha versão do java e não posso mudá-la pois se mudar o aplicativo do banco não funciona.
java version "1.8.0_66"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_66-b17)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.66-b17, mixed mode)

Agradeço ajuda,
Andrea

davidsonn

Provavelmente a variável de ambiente do Java não está configurada.

Rode esses comandos no terminal:

echo "export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-8-jre/jre/" >> ~/.bashrc
echo "export PATH=$PATH:/usr/lib/jvm/java-8-jre/jre/bin" >> ~/.bashrc

Faça logoff e entre novamente, veja se dá certo.

davidsonn

Desculpe, eu postei o comando acima considerando que o Java está instalado no diretório /usr/lib/jvm/java-8-jre, confira se este é realmente o diretório, às vezes ele pode estar instalado na pasta /opt, se estiver substitua os nomes

andreavgonzalez

Oi,

Eu digitei o comando $whereis java e apareceu o seguinte:

root@andrea-Studio-1450:/usr/bin# whereis java
java: /usr/bin/java /usr/share/java /usr/share/man/man1/java.1.gz

Imagino que a pasta onde está o meu java seja ou a bin ou share. Como faço para saber qual delas é a certa?

Obrigada pela ajuda e fico no aguardo de tua resposta.

Ah! Eu estava tão ansiosa que antes de terminar de ler tua resposta já fui digitando os comandos ... isso faz mal?

obrigada

davidsonn

O correto é /usr/bin/java, porém esse é só um link simbólico (atalho) apontando p/ outro arquivo.
Poste a saída do comando ls -l /usr/bin/java

andreavgonzalez

Oi,

a saida para o comando ls -l /usr/bin/java é:

andrea@andrea-Studio-1450:~$ ls -l /usr/bin/java
lrwxrwxrwx 1 root root 22 Jul 23 21:12 /usr/bin/java -> /etc/alternatives/java

davidsonn

No meu essa saída está diferente.
Poste a saída desses outros:

sudo updatedb
locate jvm | head

andreavgonzalez

Oi

Eu não sei o que houve mas agora quando digito $ java -version aparece a seguinte mensagem:

ndrea@andrea-Studio-1450:~$ java -version
bash: /usr/bin/java: cannot execute binary file: Exec format error
Será que não é melhor desinstalar o java e instalar de novo?
Minha maior preocupação é por causa do aplicativo do Banco que eu uso e se não for o Java da Oracle (sempre última versão) ele não funciona.
O aplicativo do Banco vinha funcionando bem até que saiu a última atualização e eu tentei atualizar e agora está dando esse erro que postei acima.

Quanto à saida para o $ sudo updatedb: não aparece nada
para o locate jvm | head:
/home/andrea/.local/share/Trash/files/UCPel/SemestreII/Laboratório Programação II/JavaNotes/notes-java/deployment/applications_and_applets/05intro/25jvm.html
/home/andrea/.local/share/Trash/files/UCPel/SemestreII/Laboratório Programação II/JavaNotes/notes-java/deployment/applications_and_applets/05intro/jvmimages
/home/andrea/.local/share/Trash/files/UCPel/SemestreII/Laboratório Programação II/JavaNotes/notes-java/deployment/applications_and_applets/05intro/jvmimages/image1.gif
/home/andrea/.local/share/Trash/files/UCPel/SemestreII/Laboratório Programação II/JavaNotes/notes-java/deployment/applications_and_applets/05intro/jvmimages/image2.gif
/home/andrea/.local/share/Trash/files/UCPel/SemestreII/Laboratório Programação II/JavaNotes/notes-java/deployment/applications_and_applets/05intro/jvmimages/image3.gif
/home/andrea/.local/share/Trash/files/workspacePtII__/ptII8.0.1/ptolemy/codegen/c/lib/win/jvm.def
/home/andrea/Documentos/UCPel/SemestreII/Laboratório Programação II/JavaNotes/notes-java/deployment/applications_and_applets/05intro/25jvm.html
/home/andrea/Documentos/UCPel/SemestreII/Laboratório Programação II/JavaNotes/notes-java/deployment/applications_and_applets/05intro/jvmimages
/home/andrea/Documentos/UCPel/SemestreII/Laboratório Programação II/JavaNotes/notes-java/deployment/applications_and_applets/05intro/jvmimages/image1.gif
/home/andrea/Documentos/UCPel/SemestreII/Laboratório Programação II/JavaNotes/notes-java/deployment/applications_and_applets/05intro/jvmimages/image2.gif
andrea@andrea-Studio-1450:~$

davidsonn

Realmente essa instalação do Java está com problemas.
Caso vc tenha instalado o Java usando o PPA do webupd8.org, reinstale o java:

sudo apt-get update
sudo apt-get install --reinstall oracle-java8-installer

Aqui tem mais instruções:
https://www.digitalocean.com/community/tutorials/como-instalar-o-java-no-ubuntu-com-apt-get-pt

andreavgonzalez

oi

Agora o problema do java -version foi resolvido... muito obrigada

andrea@andrea-Studio-1450:~$ java -version
java version "1.8.0_66"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_66-b17)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.66-b17, mixed mode)

E o FreeMind está funcionando, porém o aplicativo do Banco não funciona. Então vou abrir outro tópico para ver se alguém sabe me ajudar.
Agora vou reniciar o computador para ver se realmente está tudo ok.

Bem, só me resta te agradecer por toda a juda que me deste e te desejar um bom dia e ótimo final de semana.

Abraço,
Andrea González