Qual a melhor distro para o meu pc segundo as especificações?

Iniciado por lilolima, 28 de Dezembro de 2015, 18:45

tópico anterior - próximo tópico

lilolima

Tenho um notebook com as seguintes especificações atualmente:
Processador: Intel Celeron Dual-Core 1.80GHz
ram: 2gb DDR2
placa de video: 128MB SiS Standard VGA Graphics Adapter
hd: 149 gb
positivo,  Windows 7 Professional 32-bit

E gostaria de instalar o unbutu nele, é melhor instalar parcionado e ficar com dual boot ou deixar o pc só com o unbutu? Só para constar já tenho um pouco de experiencia com o unbutu por isso o escolhi.
E mais uma dúvida, segundo as especificações que distro seria melhor, unbutu, xbuntu, lubuntu...?

galactus

Respondendo diretamente sua pergunta, a melhor distro para este seu Hardware é um Debian 7 32 bits com XFCE ou LXDE.

Se quiser insistir no Ubuntu, não passaria do 14.04 com XFCE ou LXDE, ou seja, Xubuntu ou Lubuntu 32bits.   

O Ubuntu não funciona bem com SiS, as vezes parece tudo muito bom, tudo muito e bem e do nada, vai tudo pro brejo!

O Mandriva costumava funcionar muito bem com Sis pois eles eram vendidos em  PCs do programa PC Conectado com vídeos Sis.

Mas faça os seus testes, ninguém melhor que você pra ver  como o Ubuntu vai se comportar no seu Notebook.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Qwertyc

Tive um notebook Positivo com video SiS ,usava o xubuntu,funcionava muito bem.

garfo

Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

alevian

Amigo, eu SEMPRE recomendo deixar dual boot.
Estou até escrevendo aqui de um Trisquel (uma distro, digamos, mais livre, porém baseada em Ubuntu).

Só que, se um dia a coisa aperta, em caso de URGÊNCIA pode nem dar tempo de você pesquisar soluções ou depender de respostas / auxílio aqui do forum.

Você perceberá que o linux é bem mais leve e menos problemático. Raramente precisará usar o Ruindow$, com aquelas atualizações PORRE.

Mas vou dar só um exemplo. Dia desses, minha impressora caiu no chão. Parou de funcionar, desinstalei e reisntalei a impressoara e voltou a funcionar. (É uma HP 8100). Só que até agora não voltou o duplex. E já tentei mexer bastante, em vão. Como tinha o Windows, experimentei imprimir duplex. Funcionou! Se eu não tivesse, estaria até agora imaginando que pudesse ser problema da impressora.

Tem histórias com sites de banco e outras, que nem vou contar aqui...

Aliás, antes de instalar o novo sistema é ALTAMENTE RECOMENDÁVEL que você pegue dois DVDs e faça um cópia desse Windows original que tá no seu notebook.

Em caso de necessidade de troca de HD ou mesmo para ter uma nova instalação limpa pode ser útil.

Se quiser usar só UBUNTU ou só outra distro qualquer, ok.
Eu mesmo fiquei um tempão só com Mandriva - em 2008, comprei um HP que veio com a distro, sem Windows.
Hoje em dia, sigo o velho deitado que diz, o que abunda não atrapalha.

E veja que, sempre que possível, vou para o software livre. Estou com Trisquel Gostaria de instalar um Replicant no meu Galaxy S2, mas nem sempre tudo são flores nesse mundo. No caso, não encontrei nem mesmo uma dica PORRETA, 100% certeira para fazer root no smartphone, algo que funcione sem riscos! E posso assegurar que perdi boas horas à procura, visitei inúmeros sites, mas todos com depoimentos, pelo menos, contraditórios, quando não bastante temerosos.

Sorte com o (Xu/Lu)buntu.... Feliz 2016!
Linux User 586375

RamonB

Concordo com o Alevian: é sempre melhor deixar com dual boot. Se houver algum problema, dá sempre para testar no outro sistema para ter a certeza se o caso é do sistema ou é do hardware.

O teu problema é com o HD, que tem só 149 GBytes. Não sei se daria para instalar os 2 sistemas nesse espaço. Melhor avaliar antes.

Quanto a usar o Debian, como outro colega sugeriu, há uns 2 ou 3 anos atrás decidi testar este sistema mas ele exigiu um pouco mais de mão-de-obra para ser configurado (e algumas coisas não consegui resolver -- eu não sou técnico, mas apenas um usuário curioso). Pode ser que ele tenha evoluído nestes anos e esteja mais fácil de configurar/usar.

Quanto ao SiS, não tenho nenhuma informação mas já tem colegas aí do fórum que usaram Ubuntu com ele. Se ele não for restrição, nesta tua máquina eu usaria XUbuntu ou LUbuntu. Eu tenho o XUbuntu num netbook de 2 GB e processador AMD Athlon MV-40  de 0,8  GHz e ele roda bem.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1