Falha ao iniciar a sessão, Ubuntu 14.04 LTS

Iniciado por bnascimento, 01 de Dezembro de 2015, 14:39

tópico anterior - próximo tópico

bnascimento

Não consigo logar no sistema. Para nenhum usuário o login funciona no modo gráfico. Só funciona via shell com o Ctrl + Alt + F1.

bnascimento

Achei este tópico que está relacionado
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=78093.0
Tem mais de 120 dias está marcado como resolvido... Mas a solução adotada foi a reinstalação.
Não  vejo isso como solução! E acho que a comunidade linux está pouco atuante. Milhares de posts pelo mesmo motivo e pouca solução.
Se é algo que sempre acontece. Por que não tem solução ainda? E por que é tão difícil achar algo sobre?

Tota

Citação de: bnascimento online 01 de Dezembro de 2015, 23:40
Se é algo que sempre acontece. Por que não tem solução ainda? E por que é tão difícil achar algo sobre?

Olá,

Isto pode se dar por vários motivos, logo, com soluções diferentes.

A dificuldade em encontrar pode se dever ao fato da língua, o inglês é mandatorio, ou com quais termos foram usados para isto.

Todo o erro no Linux, é precedido de uma mensagem do que ocorreu.

Qual mensagem de erro recebe aí?

Qual versão do Ubuntu utiliza?

Qual ambiente gráfico utiliza?

Fez alguma alteração, mesmo que mínima, como papel de parede, etc. No seu ambiente gráfico?

Agora sobre seu problema:

Utilizando o usuário convidado o sistema se comporta da mesma forma?

Criando um novo usuário o sintoma se repete?

Depois de feito um back up completo do sistema, usando um live CD/DVD, navegou até as pastas dos usuários e renomeou os arquivos ocultos . Xauthority?

Entrou em modo de recuperação e procurou por erros no sistema?

Tentou reinstalar o X11 e/ou o ambiente gráfico?

Poste um passo a passo do que fez e pesquisou, fica muito mais fácil ajudar.

bnascimento

Olá Tota,
concordo com você que o inglês é mandatório. Isso é indiscutível. Eu procurei em fóruns em inglês e português e pouco consegui de resposta. Na verdade nada com efetividade. O problema de aplicar essas soluções é transformar o SO em um laboratório e mexer em algo que não necessitava.

Respondendo seus questionamentos.

Qual mensagem de erro recebe aí?
Não a mensagem, simplesmente um loop ao tentar realizar login.

Qual versão do Ubuntu utiliza?
Versão UBUNTU 14.04.03 LTS

Qual ambiente gráfico utiliza?

GNOME ou UBUNTU

Fez alguma alteração, mesmo que mínima, como papel de parede, etc. No seu ambiente gráfico?
Ações normais para qualquer usuário.

Utilizando o usuário convidado o sistema se comporta da mesma forma?

Criando um novo usuário o sintoma se repete?
Ocorre o mesmo para qualquer usuário (ex. novo, convidado)

Depois de feito um back up completo do sistema, usando um live CD/DVD, navegou até as pastas dos usuários e renomeou os arquivos ocultos . Xauthority?
Já realizei esse procedimento. Não funcionou.

Entrou em modo de recuperação e procurou por erros no sistema?[
Sim. Não funcionou.

Tentou reinstalar o X11 e/ou o ambiente gráfico?
Sim. Não funcionou.

Poste um passo a passo do que fez e pesquisou, fica muito mais fácil ajudar.
Já reinstalei o ambiente gráfico. Já mudei o gerenciador de login GDM ou LIGHTDM. Já modifiquei o Xautority nada funcionou. Já tentei atualizar o sistema com apt-get (update e upgrade) e reconfigurar o dpkg.

Tota

Caramba!!!!

A coisa está complicada.

tente um

sudo apt-get install --reinstall ubuntu-session

bnascimento

Tota,
esse procedimento também não funciona. O resultado é o mesmo.

Tota

Ola,

e usando um sudo apt-get install --reinstall ubuntu-desktop

existem varios topicos na rede sobre o assunto, alguns dizem que se instalar o gnome-desktop o problema se resolve no unity.

sudo apt-get install gnome-desktop

bnascimento

oi Tota,
também já fui nesses fóruns e realizei o procedimento. Nada funcionou.
Foi o que falei anteriormente, os usuários que enfrentam esse problema acabam reinstalando o SO. Uma pena isso.
Pelo menos eu consegui logar via bash e fazer bkp...
Abs
Bruno Nascimento

Rafael431168

bom dia
EU tive um problema parecido tambem, e acabei conseguindo resolver o problema sozinho,, ainda que tenham surgido outros que ainda não consegui.
mas vou te perguntar se já tentou usar
rm ~/.Xautoriyty
sudo killall Xorg
sudo service lightdm restart

isso resolve a maioria dos casos. Embora não tenha resolvido para mim, eu acho.
(digo acho porque aqui a fonte do terminal em CTRL+ALT+F2 ficou preta (Invisível) assim não tem como checar a sintaxe.

Mas se não resolver para vc tambem, tente usar o seguinte:

sudo apt-get install linux-generic
dconf reset -f /org/compiz/
unity --reset-icons &disown

Foi assim que consegui resolver aqui essa parte.
boa sorte aí!

bnascimento

Oi Rafael,
obrigado pela dica.
A primeira opção já havia tentado e também não funcionou para mim.

A segunda é uma opção que eu não realizei.  Sendo que.... como a maioria dos casos e na emergência de uso... fiz o backup dos meus dados e reinstalei o sistema. Uma pena :/
A maioria dos fóruns que li... acabam nessa ação (reinstalação).
Acho importante... mapear a causa e tentar fazer um roteiro de solução... ou inclusão desse bug para futuras atualizações do ubuntu.

paulobenedito

Desculpe-me apenas pelo "Off", mas rapaz, vi o Ubuntu pela última até meados de 2012 com o Lucid Lynx, ainda tentei em uma partição de testes o 11.04, sumi daqui por uns dias por ter ido a outros horizontes. Voltei a frequentar assiduamente o fórum e mesmo sem ir ver de novo o tal Ubuntu/Unity, pois confesso não ter coragem, por eu achar o Unity ainda assim tão (desculpem mesmo mas...) tosco.

Uso o Kubuntu 14.04, sairei dele provavelmente para outro Kubuntu LTS, não sei se para a versão 16.04, já que me oferece suporte até 2019 e com isso, em time que está ganhando não se mexe (um velho ditado óbvio e certeiro) tomara que um dia o pessoal comandado pelo cara da gigante Canonical ouça, ou leia esse ditado e siga a regra.

E ainda queriam detonar com o primo pobre (K)ubuntu hein, vejam só, como a coisa mudou de figura.

T+

selvaking

Se vc usa uma partição dedicada pra HOME isto sempre vai acontecer se ela por algum motivo não for montada.
Verifique isto com CTRL + ALT + F2.
Se vc se logar como um usuário qq, o sistema avisará que não encontrou a pasta HOME do usuário e usará uma temporária.
Se vc tentar logar como root, somente conseguirá se tiver habilitado uma senha para o usuário root.

O que vc vai ter que fazer é passar o fsck na partição HOME como usuário root. Entendeu?

Não vou colocar nenhum comando para reparar, pois não sei como tá o seu sistema.

coloque a saida dos seguintes comandos:
sudo fdisk -l

sudo blkid

sudo lsblk
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049