Configuração de impressora wi-fi HP (P1102w)

Iniciado por juzaib, 15 de Novembro de 2015, 19:23

tópico anterior - próximo tópico

juzaib

Olá!

Estou tentando configurar a impressora HP LaserJet P1102w para ser utilizada diretamente via wireless.
Instalei o HPLIP e ela está funcionando normalmente via USB. Não houve nenhum problema nessa etapa.

No entanto, quando vou configurar a impressora para utilização via wireless, obtenho a seguinte mensagem: "Unable to locate wireless hardware on device."
Logo em seguida, aparece uma outra mensagem: "Unable to turn on wireless adaptor."

Realmente, não faço ideia do que se trata. Alguém pode me ajudar?
Estou rodando em uma instalação de Ubuntu 14.04 em ambiente Gnome.

Obrigado!

Tota

Com fez a conexão?

Abra o roteador, e ajuste o IP da impressora para IP fixo pelo Mac address dela.

Depois conecte o computador na impressora e instale via USB (já  feito)

A seguir, altere no cups a porta de porta local para protocolo Windows usando o IP fixo da impressora na porta 9100

juzaib

Obrigado pela sugestão, Tota, mas acho que você está se referindo à utilização da impressora na rede, certo?
Isso é útil, mas o que estou querendo é usar a função wireless da impressora, que permite que eu a utilize sem a necessidade de ela estar conectada à rede.

Tota

Vamos lá de novo:

Sua impressora tem placa de rede, mas não tem servidor de rede.

Voce precisa de um servidor de impressão ou um protocolo que faça isto.

Caso contrário só com o uso de roteador.

Ligar impressoras em modo ad-hoc é possivel, mas muito dificil de dar certo.

Veja o FAQ da HP => support.hp.com/pt-pt/product/HP-LaserJet-P1100-Printer-series/4110394/model/4110306/troubleshooting

Leia o manual da impressora com atenção e veja ali qual o procedimento para conexão da impressora em modo ad-hoc ( se existir)

juzaib

CitarLeia o manual da impressora com atenção e veja ali qual o procedimento para conexão da impressora em modo ad-hoc ( se existir)

Existe e estou seguindo o procedimento, mas estou obtendo a mensagem de erro que postei acima ("Unable to locate wireless hardware on device."). É justamente isso que estou tentando resolver.

O uso do roteador não é útil pra mim, pois eu não posso depender de que fique ligado o computador no qual a impressora está conectada via USB.

Tota

CitarO uso do roteador não é útil pra mim, pois eu não posso depender de que fique ligado o computador no qual a impressora está conectada via USB.

Não entendi esta parte. A impressora sem fio se conecta ao roteador, não fica ligada em computador algum.

No meu caso:

Impressora Epson, configurada para se ligar ao roteador em 192.168.1.102 (IP fixo)

Qualquer computador que entre na rede (com ou sem fio) é ajustado para encontrar a impressora em 192.168.1.102:9100 (porta 9100)

Este é o método convencional.

Se deseja ad-hoc:

Entre nas configurações da impressora e veja qual o Mac address e qual IP ela fornece para conexões ad-hoc

Volte ao Ubuntu e crie no network-manager (ícone de redes perto do relógio) uma nova rede ponto a ponto (ad-hoc).

Forneça o IP da impressora e marque ela com servidora dhcp (acho que a sua não faz isto) ou marque para o Ubuntu ser o servidor.

Salve e feche o network-manager.

Conexões ad-hoc demoram até uns 10 minutos para serem estabelecidas. Mande conectar e aguarde.

Se seu manual explica em detalhes, a conexão irá ocorrer, e neste momento você pode configurar sua impressora.

Detalhe: ao fazer conexões ad-hoc, sua máquina perde a conexão com outras redes, incluindo Internet.

Para ter as duas conexões,  rede e ad-hoc edite o arquivo interfaces em /etc e faça refletir as duas(ou mais) redes

Por tudo isto é que eu acho que você não está entendendo o processo.

Se deseja usar o hp eprint, ou seja, imprimir sem fio do tablet, smartphone, etc, precisa ligar no roteador para usar impressão em nuvem. (Google ou hpecloud, etc.)

Em tempo:

Citar"Unable to locate wireless hardware on device."

"Impossível localizar placa de rede sem fio no dispositivo" (tradução livre)

Citar"Unable to turn on wireless adaptor."

"incapaz de ligar o adaptador sem fio" (tradução livre)

Tenha a certeza que sua impressora tenha placa sem fio (em alguns modelos elas são opcionais comprados a parte)

Tenha certeza que a placa sem fio não esteja queimada (imprima um relatório de diagnóstico)

galactus

Só meus dois centavos, mesmo possuindo tal modelo, mas nunca tendo usado esse modelo com wifi, nem no Windows!

Três possíveis soluções:

1) Último post do link seguinte https://answers.launchpad.net/hplip/+question/254909

2) Final da segunda resposta do tópico seguinte http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1648496

3) Meio da resposta 3 http://askubuntu.com/questions/575547/how-can-i-install-hp-laserjet-p1102w-on-ubuntu

Boa sorte!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.