Ubuntu ou Kubuntu ??? Qual devo instalar ???

Iniciado por Big Boss Fernandes, 17 de Outubro de 2006, 23:13

tópico anterior - próximo tópico

Big Boss Fernandes

Amigos estou queredno instalar um dos dois, mas gostaria da opinião dos amigos sobre o sistema. Quais as vantagens e desvantagens de cada um ???

Alguem poderia me ajudar ??

haranbh

Cara, tenho 1 dia de linux mas essa eu posso responder  ;D
Eu acho que a única diferença do Ubuntu pro Kubuntu é que o Ubuntu vem com a interface gráfica Gnome e o Kubuntu vem com a interface gráfica KDE.

Você escolhe qual preferir =)

vlad

como o nosso amigo haranbh disse, a diferença principal em ambos é justamente a interface (gnome ou kde), acredito que seria uma boa você experimentar os dois pra ver com qual mais se identifica. Ambos têm seus prós e contras.

para usar os dois em uma mesma instalação você pode usar o comando

sudo apt-get install kubuntu-desktop pra instalar o kubuntu numa instalção do ubuntu, e vice versa tbm vale.

Senão me engano tinha um tópico, acho que no Café, que falava das diferenças dos dois.

LedStyle

Por que não os 2? Abre via Live CD (sem instalar) mesmo... dai você testa ambos.

Mas a principal diferença entre o KDE e o Gnome é:

Gnome: A filosofia é esconder recursos avançados (afinal usuários avançados conseguem localizar) e exibir de forma transparente o que todo mundo usa.

KDE: Exibe tudo e ponto. Pode parecer meio bagunçado, mas é mais flexível em alguns pontos.

Também tem que ver que existem programas pra KDE e programas pra Gnome. Claro que os do KDE rodam no Gnome e vice versa, mas não se encaixam bem nos temas e perdem um pouco a performance. Veja alguns programas que usam eles:

Gnome: Bluefish, Firefox, GIMP, Inkscape, Xara Xtreme, Gmplayer, Totem, Listen, Xchat, aMule, Evolution, F-spot, Gaim.

KDE: Konqueror, Opera, Kopete, amaroK, Ktoon, Scribus, Quanta, K3B, Koffice, Kmail.

Então se pra você tanto faz, opte pelo que tem a maior quantidade de programas que vc usa. Minha recomendação.

Eu por exemplo adoro Gnome, afinal eu uso simplismente TODOS os programas listados ali no Gnome. E dos do KDE só uso o Scribus e eventualmente ainda. Por outro lado tem gente que não vive sem K3B, amaroK e Opera.

Abraços!

srxys

Questão de gosto !

Eu uso Gnome, acho um pouco mais consistente e clean.