Recuperar a pasta pessoal

Iniciado por Enio55, 29 de Outubro de 2015, 09:58

tópico anterior - próximo tópico

Enio55

Ola pessoal.
Depois de instalar a nova versão do ubuntu 15.10, os menus desapareceram e não consegui mais entrar conta depois de apagar o unity.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,118714.0.html

Queria recuperar os arquivos que tenho na pasta pessoal, que estão criptografados e não sei como descriptografar.
todos começam com essas letras:
ECRYPTFS_FNEK_ENCRYPTED

alguém pode me ajudar?
Obrigado.

paulinho1971

Ih, eu não vou nem reescrever aqui, você tem que seguir os passos da dica:

VOL -Acessando diretório...
Não que aqui no fórum não tenha dica equivalente mas não achei no momento.

Caso tenha alguma duvida pegunte ai

T+

Enio55

paulinho1971, nao consegui
fui tentar fazer e apagou os dados desse ubuntu que instalei.
Felizmente consegue recuperar ,entrando em modo avançado
Esse que não tem nada para recuperar ele recupera  :'(

Bem a partição que esta com meus arquivos está em /dev/sdb5

O ubuntu que instalei agora esta em outro hd /dev/sda2

eu fiz isso
sudo passwd root
su root
depois
mount /dev/sdb5 /mnt
mount -o bind /dev /mnt/dev

ai não fez nada , mas fui acessar os arquivos (do ubuntu que está em uso ) e tinha apagado
recuperei como disse acima

Não consegui entender

Só quero descriptografar eles

Anderson_Coelho

Imagino que apenas a pasta pessoal esteja encriptada e não a partição toda, certo? Você tem aquela chave (senha) gerada durante a criação da pasta criptografada? Se você escolheu a opção criptografar a pasta pessoal durante a instalação do Ubuntu, essa chave foi gerada na primeira inicialização logo após a instalação.

Enio55

CitarImagino que apenas a pasta pessoal esteja encriptada e não a partição toda, certo? Você tem aquela chave (senha) gerada durante a criação da pasta criptografada? Se você escolheu a opção criptografar a pasta pessoal durante a instalação do Ubuntu, essa chave foi gerada na primeira inicialização logo após a instalação.

Se for a mesma que pede quando entra no ubuntu ,sei qual é

Anderson_Coelho

Não é a mesma. Mas como que você criptografou a pasta, foi com aquela opção durante a instalação? O único jeito de acessar o conteúdo criptografado é com a chave.

Enio55

CitarMas como que você criptografou a pasta, foi com aquela opção durante a instalação? 
Sim,mas não apareceu nenhuma chave ,pelo menos não me lembro :-[

Anderson_Coelho

Aparece uma janela avisando da criptografia e pedindo para confirmar, aí depois abre uma janela do Terminal com a chave que você deve salvar. Sinceramente, sem essa chave não consigo pensar em nada.

Enio55

Acho que devia tentar pelo menos
só preciso saber como faço para descriptografar essa pasta

paulinho1971

Amigo se você não fizer tudo com calma em um inicio no linux, vai ser que nem o paulinho no inicio, quebrar e perder muita coisa até, conseguir fazer as coisas com calma e em muitas das vezes até anotar em papel e lápis mesmo senhas e comandos até a coisa ficar automática.

Como mostrou também o tópico o nosso amigo Anderson, pode parecer mas não é um bicho de 7 cabeças, o caso é ler bem e depois ler de novo e ai sim meter a mão no teclado.

O link do VOL que postei acima também mostra de maneira bem elucidativa como fazer, porém se você não sabe a senha que escolheu ao encriptar essa pasta a coisa já fica séria a partir dai.

Boa sorte!

T+

Anderson_Coelho

Pesquisando aqui achei mais algumas informações no VoL que podem ajudar:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Acessando-dados-de-uma-pasta-home-encriptada

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Acessando-pasta-criptografada-via-LiveCD?pagina=01

O que eu achei estranho é que esses tutoriais (inclusive o que o Palinho1971 postou aí em cima) só usam a senha de login e não aquela senha que falei. Tenta aí para ver se resolve. Também li um caso de um usuário que conseguiu acessar apenas formantando. Ele usou o mesmo nome de usuário e senha e marcou a mesma partição /home (sem formatar essa partição, claro!!!) para ser usada. É o post 3 desse tópico:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Basico/Acessar-pasta-home-criptografada