Sistema congela na inicialização depois de instalar driver proprietario AMD

Iniciado por pentestbox, 22 de Outubro de 2015, 23:04

tópico anterior - próximo tópico

pentestbox

Pessoal, estou com um problema aqui no ubuntu 15.10, eu instalei o driver proprietario da AMD, da minha placa de vídeo que estou utilizando é uma AMD R9, o problema, é que depois que reiniciei o sistema, ele golgela na logo do ubuntu, tudo isso aconteceu depois que instalei o driver proprietario, gostaria de saber se existe alguma maneira de resolver o problema, tipo eu colocando o live cd do ubuntu e alterando algum arquivo de configuração para que ao invez do sistema iniciar com o drive proprietario ele inicie com o driver opensource, existe alguma maneira de fazer isso?
Desde ja agradeço

Anderson_Coelho

Como você instalou o driver proprietário? Não sei muito sobre aqueles que são disponibilizados pelo Ubuntu nos repositórios, mas os mais recentes que você baixa do site da AMD são bem problemáticos nessas versões não-LTS. Já tive problemas com o Ubuntu 15.04.

Naquela situação, o PC chegava na tela de login, porém não carregava a área de trabalho. Aí eu entrei no tty (apertei Ctrl+Alt+F1 na tela de login), entrei com meu usuário e senha e desinstalei os pacotes fglrx pelo APT. Eu acnselho a dar o seguinte comando para descobrir quais pacotes instalaou aí:

dpkg --get-selections fglrx*

E depois desinstalar os pacotes relacionados com um sudo apt-get purge pacote1 pacote2 ....

Se não conseguir desinstalar assim, você pode seguir essa dica para forçar o carregamento do driver livre:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115669.msg638150.html#msg638150

Citação de: Xterminator online 19 de Dezembro de 2014, 13:00
Quando tiver problemas com o driver gráfico proprietário, na tela do grub escolha a entrada do ubuntu e tecle e
vá até a linha referente ao kernel onde tem  quiet splash blablabla  e adicione radeon.modeset=1
isto vai forçar o carregamento do driver livre.

pentestbox

Citação de: Anderson_Coelho online 25 de Outubro de 2015, 20:38
Como você instalou o driver proprietário? Não sei muito sobre aqueles que são disponibilizados pelo Ubuntu nos repositórios, mas os mais recentes que você baixa do site da AMD são bem problemáticos nessas versões não-LTS. Já tive problemas com o Ubuntu 15.04.

Naquela situação, o PC chegava na tela de login, porém não carregava a área de trabalho. Aí eu entrei no tty (apertei Ctrl+Alt+F1 na tela de login), entrei com meu usuário e senha e desinstalei os pacotes fglrx pelo APT. Eu acnselho a dar o seguinte comando para descobrir quais pacotes instalaou aí:

dpkg --get-selections fglrx*

E depois desinstalar os pacotes relacionados com um sudo apt-get purge pacote1 pacote2 ....

Se não conseguir desinstalar assim, você pode seguir essa dica para forçar o carregamento do driver livre:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115669.msg638150.html#msg638150

Citação de: Xterminator online 19 de Dezembro de 2014, 13:00
Quando tiver problemas com o driver gráfico proprietário, na tela do grub escolha a entrada do ubuntu e tecle e
vá até a linha referente ao kernel onde tem  quiet splash blablabla  e adicione radeon.modeset=1
isto vai forçar o carregamento do driver livre.

Obrigado pela dica, vou testar, vlw.