Qual programa melhor para criar pendrive bootavel para qualquer sistema OP

Iniciado por pauloaugutobres, 28 de Outubro de 2015, 23:14

tópico anterior - próximo tópico

pauloaugutobres

Boa noite amigos,

Queria uma dica para fazer pendrive com boot com outros sistemas operacionais, usei alguns mas não funcionou,

nomade

Para pendrive com Linux eu uso o unetbootin

Mas existe o YUMI que cria pendrives com múltiplos sistemas Linux em um único dispositivo.

Para Windows existe o winusb (normal a microsoft incentiva criação de pendrives de instalação do windows desde que tenha pago a licença)

Para OSX não sei se estaria de acordo com as regras do fórum, pois creio que infringiria leis de direitos autorais. Existe a ferramenta de criação para o próprio OSX, isso eu sei que existe. 
Ubuntu Studio 22.04 LTS

RamonB

Citação de: nomade online 29 de Outubro de 2015, 04:36
Para pendrive com Linux eu uso o unetbootin

Mas existe o YUMI que cria pendrives com múltiplos sistemas Linux em um único dispositivo.

Para Windows existe o winusb (normal a microsoft incentiva criação de pendrives de instalação do windows desde que tenha pago a licença)

Para gerar o pendrive no Windows, eu sempre usei o Unetbootin ou o Yumi mas os pendrives que gero neles não têm funcionado para dar boot no meu notebook com UEFI + Secure Boot (aquele esquema do Windows 10 de Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Inicialização Avançada > Reiniciar Agora).

Então, eu tenho usado o liveusb-creator do Fedora (mas que também funciona para Ubuntu) ou o Rufus.

O pendrive gerado no Rufus também permite dar o boot do pendrive no meu netbook que não tem UEFI + Secure Boot mas o liveusb-creator só funciona no note com UEFI+Secure Boot. Não sei porquê.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

nomade

Já tive problemas com o Unetbootin em Bios UEFI, geralmente é alguma configuração no setup que está passando despercebido. O Unetbootin cria o arquivo de boot para UEFI. Já tive mais problemas para fazer funcionar o dual boot com Bios UEFI usando a GPT, mas dei jeito na maioria das vezes (quando não deu, mudei para MBR e nela funciona sempre), esses setups não são nada padronizados e isso é um grande problema a meu ver.

Mas que bom que conseguiu usando outro aplicativo para criar o pendrive!
Ubuntu Studio 22.04 LTS