Livro para biblioteca do iniciante

Iniciado por Mario Limão, 09 de Setembro de 2015, 14:26

tópico anterior - próximo tópico

Mario Limão

Amigos, alguma indicação de livro para a biblioteca do inciante em Linux, em português, de obrigatória leitura?
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

rudregues

Só serve em português?

The Linux Command Line é disparado meu livro favorito porém é em inglês.

site: http://linuxcommand.org/tlcl.php
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Mario Limão

Tudo serve. Preferência pessoal: 1ª opção: Português; 2ª opção: Espanhol; 3ª opção: Russo; 4ª opção: Inglês.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Mario Limão

Neste café, informo que pesquisei nas livrarias e encontrei:
1. Linux - A bíblia
2. Linux - Referência completa para leigos
Que tal, vale a pena?
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

BenderPB

Com certrza o livro Descobrindo o linux, do professor João Eriberto Mota Filho. É fantástico.  É um baita livro que vc consegue ler do começo ao fim pois é bem escrito, não cansativo e que consegue ensinar. É o livro que digo a todos, e podem reclamar comigo se não gostarem. Haha

Mario Limão

Amigo BenderPB, anotei tua indicação "Descobrindo o linux; João Eriberto Mota Filho". Vou procurar. Abs.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

rudregues

#6
Citação de: BenderPB online 10 de Setembro de 2015, 22:22
Com certrza o livro Descobrindo o linux, do professor João Eriberto Mota Filho. É fantástico.  É um baita livro que vc consegue ler do começo ao fim pois é bem escrito, não cansativo e que consegue ensinar. É o livro que digo a todos, e podem reclamar comigo se não gostarem. Haha
Fiquei curioso sobre esse livro e dei uma pesquisada. Pelo pouco que vi (sumário e capítulo introdutório) me parece muito bom.

EDIT: links abaixo só pra ter uma noção ;)
- sumário https://novatec.com.br/livros/linux3/sumario9788575222782.pdf
- capítulo introdutório http://www.novateceditora.com.br/livros/linux3/capitulo9788575222782.pdf
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Creto


BenderPB

Citação de: rudregues online 11 de Setembro de 2015, 18:31
Citação de: BenderPB online 10 de Setembro de 2015, 22:22
Com certrza o livro Descobrindo o linux, do professor João Eriberto Mota Filho. É fantástico.  É um baita livro que vc consegue ler do começo ao fim pois é bem escrito, não cansativo e que consegue ensinar. É o livro que digo a todos, e podem reclamar comigo se não gostarem. Haha
Fiquei curioso sobre esse livro e dei uma pesquisada. Pelo pouco que vi (sumário e capítulo introdutório) me parece muito bom.

EDIT: links abaixo só pra ter uma noção ;)
- sumário https://novatec.com.br/livros/linux3/sumario9788575222782.pdf
- capítulo introdutório http://www.novateceditora.com.br/livros/linux3/capitulo9788575222782.pdf
Excelente.  Não vai se arrepender.

Mario Limão

Citação de: Creto online 11 de Setembro de 2015, 18:55
Olá Mario Limão,

O melhor de todos ainda é http://www.guiafoca.org/

T+

Oi, Creto, já fiz o download do Iniciante+Intermediário em pdf. Obrigado.
Mas, como bom literato, procuro em papel para consultar na estante da biblioteca. Tudo bem? Abs.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Creto

#10
Uai imprima, mas tem mais sim..., espere só mais um momento...

..., acrescente a sua biblioteca mais algumas possíveis leituras e compras de livros se assim quiser:

http://www.linuxmint.com.br/forum/p-8808/material-para-estudo-e-informa%C3%A7%C3%B5es-sobre-o-gnu-linux.html

Manual de sobrevivência: http://www.talesam.org/blog/wp-content/uploads/2007/06/Viena_Manual_Sobrevivencia2.pdf

Este outro do Tales A. Mendonça pode ser comprado em: http://www.talesam.org/blog/livros/linux-gnu-linux/

Bem, lá no primeiro link você pode achar alguma coisa que seja útil.

T+

Mario Limão

Creto, uai, acertaste na indicação do Guia Foca; publicação excelente!
Chê, visitarei os novos endereços assim que possível. Obrigado!
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Creto


Mario Limão

Citação de: Creto online 14 de Setembro de 2015, 19:44
Que bom que encontramos leitores!

T+

A Saraiva me entregou ontem:
- Linux A Bíblia - O mais abrangente e definitivo Guia sobre Linux; Alta Books Editora; 8a.Ed;2015.
- Linux Referência Completa Para Leigos; Alta Books Editora; 3a. Ed;2014.
Mês que vem, tem mais.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Mario Limão

Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.