Problemas na instalação da driver NVIDIA G105

Iniciado por Andresdsr, 26 de Agosto de 2015, 16:51

tópico anterior - próximo tópico

Andresdsr

Bons dias, depois de uns anos voltei ao ubuntu, fiz a instalação tudo perfeito sem problemas na hora de instalar a drive da placa gráfica deparei me com este erro.

https://gyazo.com/a4ec01620f05ab00b031b1abb615d87a (prints foram tirados com o telemóvel não tem la boa qualidade mas acho que serve)

depois desse erro que acontece ao iniciar, o meu monitor fica assim

https://gyazo.com/8ab64fd074b37d40cf3a1c5512fd0ab0

ao que me parece a drive nao deteta a resolução do meu monitor ( estamos a falar de um notebook não sei se influencia em alguma coisa) porque quando eu meto o meu monitor antigo ligado ao meu notebook a drive reconhece a resolução do monitor antigo o do meu notebook fica sempre igual ... Preciso mesmo de ajuda ja li tantos tópicos e não encontrei solução. Na versao do linux 11.04 Nao tinha estes problemas agora ate instalai a versao 14.04, 14.10 e 15.05 fica sempre a dar esse erro :(

druidaobelix

Citar[...] agora ate instalai a versao 14.04, 14.10 e 15.05 fica sempre a dar esse erro

Desconsidere a versão 14.10 do Ubuntu, ela era uma versão transitória e já venceu, não tem mais atualização e suporte, não é uma opção. Preferencialmente use a versão 14.04, que é uma LTS, suporte de longo prazo, vai até 2019.

Para entender melhor o calendário geral de validade e suporte de todas as versões

Ubuntu releases calendar

https://wiki.ubuntu.com/Releases

complementarmente também esse:

https://wiki.ubuntu.com/LTS

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

A primeira coisa a fazer para desembaçar a situação e obter ao menos uma tela para trabalhar é instalar o driver adequado dessa gpu.

Normalmente isso seria possível usando o próprio ambiente gráfico, entrando em Configurações do Sistema/Programas e atualizações e acionar a aba Drivers Adicionais.

Porém como o acesso à tela do desktop (=Àrea de Trabalho) está ruim para fazer por ele, talvez você não consiga fazer usando o ambiente gráfico e como parece que você já tem domínio do Linux, então se não conseguir mesmo faça por terminal.

Antes de mais nada, antes de maiores esforços, tente uma forma muito simples de melhorar a tela desse ambiente gráfico.

Na tela inicial do sistema, na tela onde se escolhe qual sistema deve ser carregado, conhecido como menu do Grub, edite a linha de boot usando a tecla 'e' e acrescente o parâmetro:

vga=normal

se não der certo, então experimente com o parâmetro:

vga=791

É algo parecido com isso (apenas um exemplo, os dados reais serão outros):

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-3.13.0-32-generic root=UUID=f4f14b99-4e2c-4229-86f9-1143d367f9c3 ro quiet splash

Acrescentado o parâmetro, fica algo assim:

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-3.13.0-32-generic root=UUID=f4f14b99-4e2c-4229-86f9-1143d367f9c3 ro quiet splash vga=normal

ou assim se usando o segundo:

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-3.13.0-32-generic root=UUID=f4f14b99-4e2c-4229-86f9-1143d367f9c3 ro quiet splash vga=791

Nesse caso, feita a edição, use as teclas Ctrl x para dar partida no boot (não é o [enter]).

Se conseguir com esse método chegar na Àrea de Trabalho de formas que dê para trabalhar, então altere o driver da placa de vídeo através das "Configurações do sistema", como explicado acima, entretanto, se não deu certo, use a forma do tópico seguinte.

www.arredondar.org.br

druidaobelix

É necessário chegar num prompt de comando. Três formas iniciais de fazer isso:

1) Ao chegar nessa tela distorcida do desktop use as teclas Ctrl Alt T acionadas simultaneamente para ver se abre um terminal que dê para trabalhar. Se não der, tente o método 2.

2) Estando nessa tela do desktop acione as teclas Ctrl Alt F1 da mesma forma acionadas simultaneamente, o que deverá levà-lo para um terminal puro (conhecido como tty), sem ambiente gráfico algum. Faça o login e lá é que serão executados os comandos.

3) Inicie pelo Modo de Recuperação (Recovery Mode) que é aquela linha existente no menu inicial do sistema, qual faz o boot, conhecida como menu do Grub.

Ao chegar na tela de entrada do Recovery Mode, onde existem várias opções, escolha:

Network --> Habilitar Rede

e em seguida, usando a tecla TAB vá para OK e dê um [Enter]

Isso irá fazer a montagem do sistema na forma de leitura e gravação (rw - read write), porque originalmente no Modo Recovery, por segurança da integridade do sistema de arquivos, ele inicia apenas na forma somente leitura (ro - ready only), o que não permitiria alterar nada no disco.

Tendo habilitado network, ele retorna automaticamente para a mesma tela de opções.

Agora escolha

root  --> desistir e ir para o modo root

mesma coisa, use o TAB para navegar e dê OK com o [Enter]

Agora você está como root (proprietário, superusuário) do sistema, o seu prompt de comando vai estar aparecendo algo similar a isso: root@nome_da_sua_maquina:

Pois bem, tendo conseguido chegar a um prompt de comando por qualquer um dos métodos acima, atualize o sistema fazendo:

Pois bem, estando então como root, execute:

sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade

www.arredondar.org.br

druidaobelix

Agora a instalação do driver da placa de vídeo propriamente dita usando a linha de comando:

Ainda no terminal, tendo atualizado o sistema conforme post anterior, faça:

sudo apt-add-repository ppa:xorg-edgers/ppa -y

sudo apt-get update

sudo apt-get install nvidia-346 nvidia-settings

Reinicie o sistema.

-------------------------------

Como o desenvolvedor da PPA (Personal Package Archives) diz que é para sempre referenciar a página respectiva e que é esperado que qualquer um que vá usar o pacote leia antes a página de origem e que lá retorne ocasionalmente para saber se há problemas no desenvolvimento;

** Please do not publish instructions for how to install from this archive without linking to this page! Anyone using packages from this archive is expected to read this page first and it is recommended to check back occasionally for notice on problems that may arise. **

Então que seja, o endereço da PPA é esse:

https://launchpad.net/~xorg-edgers/+archive/ubuntu/ppa

www.arredondar.org.br