Como incentivar um amigo(a) a utilizar o Linux Ubuntu!

Iniciado por Luc1ano, 18 de Julho de 2015, 09:18

tópico anterior - próximo tópico

Luc1ano

Resolvir abrir esse tópico com o objetivo de interagir com o pessoal do fórum.

Mudar de Sistema Operacional é complicado, eu passei por isso recentemente, mas agora estou com Ubuntu.
Mas para instalar o Ubuntu fiz varias pesquisas sobre o sistema e os programas que eram semelhantes ao Windows.

Gostaria de fazer três perguntas, para que vocês relatem sobre elas, deixando claro que não é preciso responder todas:

1 - Como foi seu primeiro contato com o Linux Ubuntu, se foi por algum amigo ou meteu a cara mesmo?

2 - Quem ai  já convidou um amigo(a) para utilizar o Ubuntu?

3 - Qual foi a reação da pessoal que voçê incentivou a instalar o Ubuntu, quando viu o Sistema Operacional pela primeira vez?

Scorpionyt

1 - Como foi seu primeiro contato com o Linux Ubuntu, se foi por algum amigo ou meteu a cara mesmo?
Foi em 1999, quase não tinha nada na época, as distribuições não eram amigáveis e eu tive que aprender na unha mesmo.

Não faço isso, cada um é livre para usar o que quiser. Detesto linuxer xiita pentelho.

3 - Qual foi a reação da pessoal que voçê incentivou a instalar o Ubuntu, quando viu o Sistema Operacional pela primeira vez?
Comento sobre o assunto somente com usuários avançados e a reação é sempre positiva.

garfo

Citar1 - Como foi seu primeiro contato com o Linux Ubuntu, se foi por algum amigo ou meteu a cara mesmo?

1. Eu sozinho. Navegava pelos fóruns do Baboo até que vi um tópico falando de CDs grátis de linux (época que a canonical dava CDs de graça, meados do fim de 2004). Aí a partir disso comecei a me aventurar no mundo do pinguim.

2. Não faço isso. Deixo eles mesmos escolherem o que é bom ou não pra eles.

3. Uns já viram e acharam legal os efeitos, e só. Continuam no Windows e eu não tenho nenhum problema com isso. Cada um usa o que quer.

:)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

agente100gelo

1. Eu já usava Linux (Conectiva - Fedora - Kurumin). Acho que foi no 5.04 que comecei. Na época os fóruns de software livre falaram aí baixei.
2. Já mostrei. Já disse um "devia tentar um dia" para um usuário mais avançado.
3. Não se aplica pela questão 2.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

alevian

Acho que aqui quase todo mundo já passou por isso.
A gente acha tão legal que quer dividir.

Mas nem todos os amigos tem paciência para pesquisar por soluções ou esperar por uma resposta em um fórum.

Já inseri ou dei um passo a passo para instalação a vários amigos.
Nenhum deles falou mal. Muitos até gostaram em um primeiro momento.

Mas aí o tempo passa, o sujeito compra outra máquina, vem com o W8 e não faz muita questão de trocar o sistema.

Atualmente, se tiver que indicar para alguém, uso uma dica que considero preciosa. Aliás, duas.

1) faço o back up do sistema do cara, para o caso de ele precisar ter a máquina novamente "como veio de fábrica"
(se for um W8, precisará de um pen de 16Gb)

2) jamais deixo apenas o Ubuntu para o primeiro contato - coloco os DOIS sistema na máquina - assim, para o dia a dia, obviamente, o Ubuntu ou outros Linux são muito mais simples, leves e eficientes do que qq M$, mas se o cara precisar de algo, na hora do aperto, fazendo do jeito que "todo mundo sabe" terá também o W$ à disposição.

Boa sorte para você e aos entes queridos que estão prestes a entrar no mundo Linux desktop / notebook

(até pq Linux a maioria deles já usa, nos Androids da vida!...;-)
Linux User 586375

SNS

Comecei quebrando a cara com o Kurumin (levei 1 mês baixando na discada). Com o Ubuntu comecei quando fiquei sabendo dos cds grátis na época era o 5.04

Quando fazia o técnico em informatica. Eu era tipo o sabidão da turma por que era o unico que usava o Linux (Ubuntu), muitos colegas se interessaram testaram na época e creio que utilizam ou adquiriram conhecimento sobre o Linux.

Hoje em dia não sei, mais o que impressionou muita gente na época foi o Compiz-beryl.
-O pessoal também achou impressionante a não necessidade de antivirus.

-Acho que Linux tu instala e deixa tudo mastigado para pessoas que não tem conhecimento, ou na maioria serve somente para usuários que tem muito interesse e paciência em aprender.

lcom23

1) Meu primeiro contato com o Linux foi com o Mandrake 9, e depois fiquei um tempo sem usar Linux e voltei usando o Ubuntu.
2) Prefiro deixar que eles escolham, mas se um amigo pedir para instalar eu ajudo.
3) Acham o Ubuntu muito interessante.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Creto

Final de 2010/inicio de 2011 com o Ubuntu 10.10 Maverick Merkat enviado pelo extinto shipit da Canonical.

Já fiz, hoje não faço mais, espero ele manifestar o desejo, por eu estar sempre com um PC com 4 linux instalados e mostrá-lo

São diversas, espanto, curiosidade, desistências e afinco em alguns casos.

T+

Arthur Bernardes

Perda de tempo ficar mostrando Linux para amigos, igual querer mostrar FreeBSD pra um Linux user.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk