O Windows não permite particionar o hd

Iniciado por Lucioscroft, 11 de Julho de 2015, 15:27

tópico anterior - próximo tópico

Lucioscroft

Olá,

Tenho um Note com windows 8.1 instalado, e gostaria de instalar o ubuntu, porém, não consigo particionar nesse computador o hd. Separo o espaço mas na hora de defini-lo como uma nova partição aparece uma mensagem dizendo que o espaço não existe. Já fui em vários tutoriais para ver se esqueci algo, já baixei programas de partição, mas nada da resultado. Gostaria muito de ajuda nisso.

selvaking

Entre no SETUP e desabilite o "Secure Boot".
Selecione como primeiro dispositivo de boot o CDROM e coloque o CD do Ubuntu nele. Preferência para a versão 14.04 que é LTS.
Escolha experimentar em vez de instalar. Quando carregar o dash procure pelo gparted e particione o seu HD.
Diminua a partição atribuida ao C:/. Não mexa nas outras partições que existe.
Deixe uns 40 GiB de espaço vago. Faça uma partição primária pra swap com no mínimo a mesma quantidade de memória RAM.
O resto aloque para a partição root (/).
Feito isto. instale o Ubuntu e escolha a opção avançada. indique a partição raiz que vc criou anteriormente e a swap.
Após instalar o Ubuntu e reiniciar, provavelmente o Windows vai entrar.
Vc deve reiniciar novamente e  entrar no SETUP e nas opções de boot do SETUP vai constar uma nova entrada do HD referente ao Ubuntu.
Selecionando ela ao reiniciar aparecerá o Grub.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

xluisfernando

Tem que desabilitar a função fast startup do windows, pelo painel de controle. Essa função, que é a responsável pelo boot super rápido, de três segundos, faz como que o HD permaneça "ligado", mesmo com o notebook desligado (consome um pequena quantidade de bateria).

Com isso, no boot pela sessão live, o particionador do ubuntu não consegue ler a tabela de partições existentes, pois o HD não foi desligado.

Se mexer no particionamento sem desativar essa função do windows existe o risco de perder a instalação do mesmo, já que o particionador irá escrever uma nova tabela de partições.

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=115894.0
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS