PPA Random Stuff - Vários emuladores

Iniciado por Sergio Benjamim, 27 de Abril de 2015, 04:23

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Sergio Benjamim

Novo PPA com emuladores e relacionados, por enquanto há somente os seguintes pacotes:

-- Mupen64Plus 2.5
    -- M64Py (frontend do mupen)
    -- Mupen64Plus-Qt (lançador para o mupen64plus-ui-console)
-- DeSmuME 0.9.11
-- PokeMini 0.60
-- Gambatte 0.5.0 r577 (versão git)
-- Reicast r7-rc (versão git, somente para 32-bit)
-- Supermodel 0.3a~WIP (versão svn)
-- mGBA 0.4.0

futuramente Supermodel, mGBA e outros.

Link: https://launchpad.net/~random-stuff/+archive/ubuntu/stable/

Instalação pelo terminal:

sudo apt-add-repository ppa:random-stuff/stable
sudo apt-get update


Esse PPA contém a versão "estável" de alguns emuladores, como o Mupen64Plus. Se quiser instalar a versão de desenvolvimento/testing/nightly do Mupen64Plus, usar este outro PPA (contém o Reicast).

Há também alguns pacotes para arquitetura ARM, no caso de você usar Odroid, Raspberry Pi 2 ou outros.

Mupen64Plus:

Instalação:

sudo apt-get install libmupen64plus2 mupen64plus-input-sdl mupen64plus-audio-sdl mupen64plus-rsp-hle mupen64plus-video-glide64mk2 mupen64plus-video-rice mupen64plus-ui-console m64py

Talvez seja interessante instalar o mupen64plus-video-gliden64, é o novo plugin de vídeo GLideN64 do Gonetz, tem o objetivo de ter os mesmos recursos do Glide64 usando recursos das versões mais recentes do OpenGL, com precisão maior na emulação do RDP do Nintendo 64. Tem hack de fullscreen e outras firulas. É preciso ter OpenGL 4.2 ou maior (somente nvidia e amd  :-\ ).

Outro plugin interessante é o mupen64plus-rsp-cxd4, é o port do plugin do RSP Static Interpreter do HatCat (plugin do Project 64), é mais preciso que o rsp-hle porém pode usar mais CPU. Se for usar com o Glide64mk2 ou GLideN64, habilitar a opção DisplayListToGraphicsPlugin em Settings --> aba Plugins --> Configure do Rsp, no M64Py. Compatível somente com processadores com SSE2 (Pentium 4 e mais recentes).

Frontend M64Py:



Uma alternativa ao M64Py é o Mupen64Plus-Qt, ele é apenas um launcher para o mupen64plus-ui-console:



Obs: o sven deletou seu PPA (ppa:sven-eckelmann/ppa-mupen64plus), vai dar erro 404 pra muita gente...


PokeMini:

PokeMini é um emulador do portátil Pokémon Mini da Nintendo, lançado no final de 2001, que tinha como temática a franquia Pokémon. Teve somente 10 jogos, mesmo assim alguns deles vale a pena jogar (Pokémon Tetris, Pokémon Breeder Mini e Pokémon Pinball Mini são meus preferidos  :) ).



Roda somente pelo terminal, para rodar uma ROM:

PokeMini  ~/sua-pasta-de-roms/sua-rom.zip

Apertando ESC o emu abre o menu, daí você pode carregar outra rom em "Load ROM". O hardware original tinha capacidade de guardar até 6 saves na sua EEPROM, então sugiro alterar a opção Shared EEP para "No", em Options, daí é usado um único arquivo de save para cada jogo.


Pokémon-Mini     Teclado do PC
  ----------------------------
  D-PAD Left            Seta Esquerda
  D-PAD Right         Seta Direita
  D-PAD Up               Seta p/ Cima
  D-PAD Down        Seta p/ Baixo
  Key A                         Tecla X
  Key B                         Tecla Z
  Key C                         Tecla S ou C
  Power Button      Tecla E
  Shock Detector   Tecla A
  ----------------------------
  UI Menu                 Tecla Esc


Mais informações no readme.txt (/usr/share/doc/pokemini/readme.txt.gz)


Gambatte:

Gambatte é um emulador de Game Boy e Game Boy Color, focado na precisão de emulação desses portáteis. Acaba sendo um emu melhor que os mais conhecidos por aí, como o VBA-M. Tem Core libretro, foi pelo RetroArch que conheci ele.



O pacote gambatte-qt instala esse frontend acima, enquanto que o gambatte-sdl roda somente pelo terminal.


Reicast:

Emulador de Dreamcast, herdou seu código do nullDC.

No linux ele é meio limitado ainda, roda só pelo terminal e não tem opções. Para rodar um jogo:

reicast  ~/sua-pasta-de-jogos/seu-disco.cdi

Agora tem suporte à fullscreen e joystick!!! Abra o arquivo de configuração em ~/.config/reicast/emu.cfg (/home/seu-usuario/.config/reicast/emu.cfg, é uma pasta oculta na sua home):

gedit  ~/.config/reicast/emu.cfg

E altere fullscreen=0 para fullscreen=1 em [x11]. Também dá para habilitar um hack de widescreen, rend.WideScreen=1 em [config]

Esse emulador precisa de 2 arquivos de bios, dc_boot.bin e dc_flash.bin dentro da pasta ~/..local/share/reicast/data/ , segue o hash de cada um:

dc_boot.bin :
    md5: e10c53c2f8b90bab96ead2d368858623
    crc: 89f2b1a1
dc_flash.bin :
    md5: 0a93f7940c455905bea6e392dfde92a4
    crc: c611b498



Supermodel:

Já abordei esse emulador neste tópico, agora tem empacotamento deb para ele!!!  :D

Ele tem uma limitação de não acertar suas configurações de primeira, isso você tem que fazer manualmente antes de rodar ele pela primeira vez. É só copiar a pasta /usr/share/supermodel/Config para sua pasta de roms, e criar uma pasta NVRAM. No terminal:

cd  ~/sua-pasta-de-roms/
cp -r  /usr/share/supermodel/Config .
mkdir  NVRAM


Após isso, só rodar o comando Supermodel na pasta das suas roms (ou seja, você tem que "cd ~/sua-pasta-de-roms/" antes de rodar o comando).
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geoaraujo


Sergio Benjamim

Adicionado mais alguns emuladores: PokeMini, Gambatte, Reicast (!!!) e Supermodel  8)
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Xansouza

\o/ Ae Sergio, mais um tópico da hora!!!
Gostei desse Mupen64Plus, mas tô me batendo pra conseguir usar o recurso "save state" no DeSmuME, já teve algum problema parecido com este emulador?

Abs

Sergio Benjamim

Citação de: Xansouza online 27 de Maio de 2015, 10:54
\o/ Ae Sergio, mais um tópico da hora!!!
Gostei desse Mupen64Plus, mas tô me batendo pra conseguir usar o recurso "save state" no DeSmuME, já teve algum problema parecido com este emulador?

Abs

Humm, eu tinha testado, estava funcionando no New Super Mario Bros. Mas não uso com muita frequência save state de emuladores, porque sei que de uma versão para outra geralmente não tem compatibilidade (tive problema com o dolphin, por causa disso). Seria esse o seu problema? O melhor mesmo é usar os saves do próprio jogo.
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Xansouza

CitarHumm, eu tinha testado, estava funcionando no New Super Mario Bros. Mas não uso com muita frequência save state de emuladores, porque sei que de uma versão para outra geralmente não tem compatibilidade (tive problema com o dolphin, por causa disso). Seria esse o seu problema? O melhor mesmo é usar os saves do próprio jogo.

Esse recurso(Save State) pra mim é bastante interessante, mesmo porque não consigo jogar um mesmo jogo por muito tempo,  sempre aparece uma tarefa aqui em casa!  :-\ Os saves do próprio jogo também somem quando fecho o emulador, acontece contigo também?

Mas de resto, o emulador roda com uma boa taxa de frames, se mostrou compativel com os jogos que testei e não encontrei nenhum outro problema. vlw

coldrainbr

Voltei à infância depois desse tópico hahaha  ;D
Em busca de um hardware satisfatório!

"Buscando melhor opção de se livrar da prisão social."

Sergio Benjamim

Agora tem pacote de 64-bit pro Reicast! E está rodando rápido aqui. Adicionaram suporte à fullscreen e joystick também, atualizei o tópico.

Há pacote do mGBA no PPA, novo emulador de Game Boy Advance.
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