Mover /home para partição própria após o SO já ter sido instalado

Iniciado por BenderPB, 14 de Junho de 2015, 12:34

tópico anterior - próximo tópico

BenderPB

Olá a todos. inicialmente quero pedir desculpas caso minha dúvida já exista e eu não tenha conseguido localizar a mesma. Tentei ver nos tópicos mas não encontrei nada que venha de encontro com meu problema. Estou usando o linux como SO único na máquina já há algumas semanas. Foi a melhor decisão que tive. Porém no momento da instalação do sistema não criei o diretório /home em partição separada, visto que não tinha certeza que usaria definitivamente o ubuntu, e não tinha mesmo a certeza que o windows sairia da minha máquina. Após a decisão tomada removi a partição do windows e no seu lugar aumentei um pouco a responsável pelo diretório / e deixei um espaço para criar uma nova partição e se possível enviar para lá toda minha /home a fim de facilitar futuras reinstalações. Gostaria de saber se algum colega sabe o procedimento a ser feito. Sei como criar a partição nova, apenas não sei como enviar a /home e reconfigurar o SO para que a reconheça no novo "caminho". Não gostaria de ter que formatar o computador para refazer tudo pois o mesmo está rodando "redondinho", com vários aplicativos já instalados. Alguém consegue me ajudar? Agradeço desde já a atenção.

galactus

Olá BenderPB.

É possível fazer o que você quer?   Sim!

É fácil e bem intuitivo?  Não!

O processo é bem documentado, espero que você não esteja procurando sarna para se coçar!

Documentação oficial:  https://help.ubuntu.com/community/Partitioning/Home/Moving

Mesmo processo com dica de um blog em modo gráfico: http://www.howtogeek.com/116742/how-to-create-a-separate-home-partition-after-installing-ubuntu/

Boa sorte!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

BenderPB

Obrigado galactus pela pronta resposta. Realmente pelo que vi fiquei preocupado. Não tanto pela dificuldade pois realmente é bem documentado e explicativo. Porém fiquei preocupado com possíveis erros no sistema após a migração, visto que a mesma não se deu durante a instalação.  Vou fazer algo diferente e deixar para criar uma /home em separado a próxima vez que precisar formatar o computador.  Aproveito para tirar outra dúvida, caso saiba me dizer. Atualmente a minha tabela de partições está assim:

espaço em branco (onde era o win e moveria a /home) - livre - 200 Gb
/ - ext4 - 300 Gb
Partição com arquivos variados, documentos, antigos do win, etc - NTFS - 500Gb

A antiga de NTFS deixarei sem modificar, visto sua compatibilidade com sistemas Win, caso algum dia precise colocar esse hd em outra máquina para passar algum dado.  Já que não migrarei mais minha /home pretendo deixar todo esse espaço inicial para /. Penso em simplesmente mover a partição (após inicializar o SO com um live dvd, é claro) e ampliar para que utilize todo o espaço. Em seguida atualizar o GRUB para que o mesmo saiba o novo local dos arquivos de boot e pronto. Estou certo que é apenas isso ou me faltou conhecimento? Agradeço novamente e peço desculpas por tanto dificultar as coisas, sei que pode parecer mais fácil apenas formatar e reinstalar o sistema. Mas acredite, ele está tão PERFEITO, que me parece mais vantagem apenas ajustar esse espaço antigo. O que me diz?

galactus

Sim também é possível.

Eu não sei como você particionou o seu HD, com partições primárias ou estendidas. A princípio, você pode seguir os seguintes passos:

1- Faça Backup dos seus dados!
2- Use um Live-CD ou Live-USB para fazer o redimensionamento da partição alvo, é possível fazer isso com o sistema montado mas não é tão seguro quanto usar um Live-CD com o seu sistema de arquivos desmontado.
3- Chame o Gparted e em modo gráfico mesmo você apaga a partição que era do Windows  (200GB) e depois puxa a seta para redimensionar a partição atual ext4 de 300Gb, ocupando o espaço da que era do Windows.   Mande ele aplicar a ação e fique na torcida para não haver queda de energia durante todo o processo que é demorado!   Se houver queda de energia durante o processo de redimensionamento....   Bem, é melhor não haver queda de energia durante o processo de redimensionamento!
4- Sendo esta partição raiz a sua partição de boot, ele deve dar erro se  tentar reiniciar o sistema agora. Você terá que recuperar o grub, para isso você terá que reinstalar e atualizar a configuração do Grub. 

Dá uma boa pesquisada sobre redimensionamento de partição raiz seguido de como recuperar o Grub! Existem tutorias bem completos ensinando as duas coisas no mesmo tutorial!

Rsrsrsrrs

Você só quer coisa simples rapaz! Não quer sujar as mãos?  Só vai aprender fazendo!   Se der caca você vai ter que fazer a opção número 1!   
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

BenderPB

Haha. Então galactus. Agradeço novamente a atenção. Consegui ontem a noite realizar todo o procedimento. Antes verifiquei a documentação do próprio GParted, muito completa por sinal, fiquei bem satisfeito. Apenas após mover a partição(era primária aliás), foi um tanto complicado pois mesmo atualizando o GRUB o sistema não entrava. Descobri que o erro se dava devido a mudança de UUID da partição em questão. Editei o fstab e pronto, sistema rodando mais que perfeito.

Quanto a deixar /home em partição separada, acho que vou esperar adquirir um pouco mais de experiência. Haha.

Novamente, obrigado pela atenção, ajudou muito mesmo. Estou alterando o tópico para resolvido.