Eu venho só acompanhando esse tópico e acho lamentável que esse tipo de tópico ainda crie mensagens inflamadas com pessoas chamando os outros de "alienados" e alguns defendendo o software livre com "unhas e dentes". Há tempos eu já criei esse tipo de discussão aqui, por inexperiência e talvez um pouco de ingenuidade de minha parte.
Eu não me importo nem um pouco com o que o Stallman diz, acha, faz ou deixa de fazer, da mesma forma que não me importo com o que o Bill Gates faz ou deixa de fazer (embora eu ache louvável as ações filantrócabeças dele). Eu acho que o Software Livre e o software Open Source tem hoje seu espaço, e o percentual de Market Share em desktops não quer dizer que seja exatamente um fracasso, apenas acho que é um ambiente muito difícil de se competir onde há uma hegemonia tão grande a tanto tempo do Windows, e nenhuma comunidade ou empresa conseguiu quebrar isso ainda, mas, sejamos realistas, não há perspectiva de crescimento rápido para uma distro Linux há anos, a Canonical conseguiu isso com o Ubuntu há alguns anos e fracassou em abranger mais do mercado a longo prazo. E o Linux Mint está longe de ter o hype que o Ubuntu teve alguns anos atrás.
E já que foi tocado no ponto dos lucros e perdas da Canonical, bem como no fato de alguns confundirem Software Livre com "trabalhar gratuitamente", eu acho que é importante lembrar que a Canonical, como empresa, visa fazer um software abrangente para obter lucro, e por isso vemos a inclusão de pesquisa da Amazon no Ubuntu, entre outras medidas, o que a FSF acusou de ser "spyware". Apoiar essas medidas da Canonical é algo que varia de pessoa para pessoa, mas é bom lembrar que essa é uma das poucas maneiras viáveis de se obter lucro com o Software Livre, e é amplamente utilizado hoje em dia por desenvolvedores tanto de Software Livre como de software proprietário, que muitas vezes, inclusive, usam e abusam dos dados do usuário. Software Livre dá sim dinheiro para muitas pessoas, mas no geral apenas para grandes empresas que utilizam ele, como o Google, com o Android. E embora o número de apps para Android hoje seja maior que para IOS, essa última ainda é mais lucrativa (não considerando, claro, quantos desses são Software Livre ou proprietário).
Como foi também levantado o ponto de que o Ubuntu é um fracasso, baseado no número de visitações desse fórum, é bom também lembrar que o interesse das pessoas por ele diminuiu ao longo do tempo, e muito, como foi
apontado aqui pelo
hugoleal85. Pessoalmente, eu acho que a Canonical perdeu a mão com o Ubuntu, apostando no Unity como interface e após isso fazendo poucos refinamentos nele, para tornar melhor para o usuário final. Me parece que a Microsoft está mais aberta aos usuários que a Canonical, pois, após errar feio com o Windows 8, vem ouvindo os usuários para construir um sistema que eles aprovem, com o Windows 10. E é bom lembrar, também, que ela promete tornar o Windows 10 "universal", se adaptando as mais variadas plataformas, coisa que parece que era o objetivo da Canonical com o Unity, mas que parece que só será colocado em prática com o Unity 8, no Ubuntu 16.04. Vai chegar depois da Microsoft e ainda sem nenhuma garantia de sucesso, para não dizer um sucesso muito improvável, visto que a mesma coisa já vai ter sido feita por uma empresa que domina o mercado e pode dominar ainda mais no futuro próximo.
Para finalizar, vou tocar em um ponto polêmico: A filosofia, a ideologia do Software Livre é válida, sim, mas apenas individualmente para cada um. Não é algo que tenha muita importância para mim e pelo que parece é algo que parece não ter nenhuma importância para, digamos, 99% dos usuários de computadores. Calma, guardem as pedras! Sim, eu estou generalizando, mas apenas porque se essa ideologia fosse algo importante para o resto dos usuários de computador, com certeza o Market Share de usuários de distros Linux estaria bem mais alto hoje. Não estou dizendo, entretanto, que desconsidero a opinião de quem essa ideologia do Software Livre é importante, respeito como toda e qualquer outra, apenas acho que ela é minoria e nunca vi nenhum dado que me prove o contrário.
Enfim, eu estimo muito essa comunidade
Fórum Ubuntu Linux - PT, mas algumas vezes ela me desanima, com pessoas defendendo com unhas e dentes seus pontos de vista e algumas vezes sem respeitar o ponto de vista dos outros. Pessoas que defendem a liberdade, mas que tem a mente fechada. E o oposto também.