Darling alcança o primeiro milestone (emulador de programas para OS X)

Iniciado por Nosferatu Arucard, 09 de Abril de 2015, 13:56

tópico anterior - próximo tópico

Nosferatu Arucard

O ambicioso projecto de implementar uma biblioteca de compatibilidade capaz de correr programas do sistema operativo Mac OS X atingiu por fim, o seu primeiro milestone: Um dos seus principais componentes alcançou a primeira versão estável. O resto ainda é experimental e foi severamente re-escrito nos últimos meses.

De acordo com o site oficial http://www.darlinghq.org, os primeiros protótipos do programa responsável pelo carregamento da aplicação (loader) nunca seria minimamente viável por este se limitar a traduzir os símbolos dos executáveis Mach-O para os equivalente do glibc. Era mais problemas que apareciam do que resolvia. (O Wine também acabaria por adoptar a sua biblioteca-base para resolver o mesmo problema).
Por isso, separou o projecto do darling-loader do darling-libsystem, ocupando por implementar o último com maior prioridade.
(Para maior detalhe, ver http://www.darlinghq.org/news/rethinking-the-libsystem-approach).
O libsystem do OS X é responsável pelas definições básicas dos executáveis deste sistema operativo e contêm um fork do libc, um libkvm responsável pela manipulação de dados do kernel, uma biblioteca matemática libm, um fork do libpthread e ainda a exclusividade do libinfo (NetInfo).
Ainda assim, o código-fonte deste componente essencial é totalmente open-source  :o, visto que é igualmente usado no Darwin (Que é Open-Source).

Outro elemento que alcançou a primeira versão utilizável foi o darling-dmg que é um programa que monta ficheiros DMG com o sistema de ficheiros HFS+, utilizando o FUSE.
Por si só, não têm grande utilidade prática, pois seria interessante se o componente responsável pela instalação de pacotes PKG (darling-installer) tivesse igualmente operacional, o que não é (ainda) o caso.

Por agora, o foco do projecto está em implementar a base da bibliotecas-base, deixando ainda meio parado a implementação dos frameworks do Carbon e Cocoa API. Ainda falta um bom bocado para vermos o AutoCad para Mac correr no Ubuntu  ;D
Para não falar das ideias do suporte dos antigos programas compilados para a Arquitectura PowerPC, que o autor do projecto considera não ser uma prioridade minimamente realista.