Virgula no lugar do ponto no teclado numérico do Ubuntu

Iniciado por magnosantoss, 02 de Abril de 2015, 12:04

tópico anterior - próximo tópico

magnosantoss

Olá amigos,

Na minha empresa possuo 20 máquinas rodando Ubuntu 14.04 e 5 rodando Ubuntu Mate 14.04; em ambas notei que ao digitarmos o ponto (.) no teclado numérico (que fica acima da tecla "Enter")  o que escreve é vírgula (,). Não consigo mudar isso. Tem como consertar isso?!

Felix

Isso em qualquer programa (como Firefox, terminal, Writer, etc..) ou somente com programas de cálculo (Calc do LibreOffice por exemplo)?

Se é somente para programas de cálculo o motivo é que o "ponto" do teclado numérico é como o de uma calculadora, utilizado como vírgula, não precisamos usá-lo para separar as casas das milhares, isso é feito pela formatação da célula (na verdade isso serve para facilitar o seu trabalho) Não há nada de errado com isso.

magnosantoss

Isso está ocorrendo com o Writer e com o Gedit, por exemplo. Quando eu acesso as configurações do teclado, onde mostra na tela, um teclado que responde as teclas conforme digito, verifico que ao digitar o ponto, por exemplo, não destaca nada no teclado numérico. Acho que tem algo a ver com o padrão ABNT2 mas não sei como mudar isso.

Felix

Para resolver isto no LibreOffice, clique na guia ferramentas e vá em opções. Dentro das opções expanda a tag configurações de idioma e clique em idiomas. Agora basta desmarcar o campo tecla separadora de decimal, e está resolvido o problema!