Migração para Ubuntu com 2 problemas causando desconforto em mim

Iniciado por jarbasdacosta, 21 de Março de 2015, 13:36

tópico anterior - próximo tópico

jarbasdacosta

Pessoal,

Migrei de vez do Windows para o Ubuntu. Escolhi esta distro pelo nro de pacotes e porque acho muita coisa para ajudar o iniciante nos forums.
Tenho dois problemas que estão me encomodando.
1) Modo suspensão e hibernação com problemas sérios. Praticamente não posso contar com eles. Já tentei diversas soluções em alguns blogs. (Diolinux e Edivaldo Brito)
2) O Notebook esquenta demais, e muito provalvelmente é a placa de vídeo. Já tentei de tudo: xorg open source, xorg proprietário, proprietário e testado, no próprio site da NVidia, que indica o driver 346.47 porém quando instalo ele, quando faço a reinicialização e login a tela fica preta aí tenho de voltar para a 331.113.

Segue o comando lspci, para alguém que possa me ajudar
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Xeon E3-1200/2nd Generation Core Processor Family PCI Express Root Port (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 04)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev b4)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 4 (rev b4)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 5 (rev b4)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation HM65 Express Chipset Family LPC Controller (rev 04)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 6 port SATA AHCI Controller (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 04)
01:00.0 3D controller: NVIDIA Corporation GF108M [GeForce GT 540M] (rev ff)
02:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4313 802.11bgn Wireless Network Adapter (rev 01)
03:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 06)
04:00.0 USB controller: NEC Corporation uPD720200 USB 3.0 Host Controller (rev 04)

Agradeço se alguém puder me ajudar.

galactus

Olha, não é garantia de nada, mas eu tentaria um kernel alternativo. Eu uso o Kernel Liquorix no meu Dell que também possui Nvidia + Intel.

Fica mais frio e consome muito menos bateria.

Mas primeiro remova o Driver proprietário da Nvidia, se ainda estiver instalado, antes de instalar o Kernel Liquorix.  Procure instalar o 3.16 e o 3.17 . O 3.18 teve um desempenho horrível aqui. Mas faça o seu teste!

http://main.mepis-deb.org/mepiscr/testrepo/pool/test/l/linux-liquorix/

Se der certo com o Driver livre, instale o proprietário e veja se melhora. Não desistale o kernel do Ubuntu pois se der errado é só voltar pro kernel do Ubuntu.

Sabe instalar estes pacotes .deb?

Se preferir use a dica do site do Liquorix: http://liquorix.net/
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

jarbasdacosta

Amigo,

Obrigado por sua ajuda e paciência, mas você poderia me mostrar um passo-a-passo de como instalar esse kernel sem desinstalar o kernel anterior, e caso alguma coisa der errado, como eu posso voltar pra trás?
Os pacotes .deb eu tenho instalado eles pela central de programas do ubuntu. É só clicar neles e isso fica automático, mas não sei se aqui é esse o caso.

galactus

Vamos lá então. Só realize os passos descritos depois de ler tudo e se tiver certeza que quer fazer isso. Na dúvida, não faça!

Por sua conta e risco...

Se o seu sistema for 32bits baixe os dois arquivos a seguir:

http://main.mepis-deb.org/mepiscr/testrepo/pool/test/l/linux-liquorix/linux-headers-3.16-5.dmz.1-liquorix-686_3.16-10mcr120+1_i386.deb
http://main.mepis-deb.org/mepiscr/testrepo/pool/test/l/linux-liquorix/linux-image-3.16-5.dmz.1-liquorix-686_3.16-10mcr120+1_i386.deb

Se o seu sistema for 64bits baixe os dois arquivos a seguir:

http://main.mepis-deb.org/mepiscr/testrepo/pool/test/l/linux-liquorix/linux-headers-3.16-5.dmz.1-liquorix-amd64_3.16-10mcr120+1_amd64.deb
http://main.mepis-deb.org/mepiscr/testrepo/pool/test/l/linux-liquorix/linux-image-3.16-5.dmz.1-liquorix-amd64_3.16-10mcr120+1_amd64.deb

De preferência deixa os dois juntos dentro de uma mesma pasta.  Não sei se você sabe usar o terminal. Se souber. Abra um terminal/konsole, torne-se root, navegue até a pasta onde baixou os dois arquivos e instale-os.

Citarsudo su + ENTER - coloque sua senha de administrador.

dpkg -i *3.16-5.dmz*.deb
Não sabe usar o terminal?

Clique duas vezes em um arquivo de cada vez, primeiro no Linux-image, depois no Headers. O gerenciador de pacotes deve instalar os dois.  É possível que ele reclame de algo o que é esperado já que ele não é um kernel oficial para o Ubuntu.

Depois de instalado renicie o sistema, não se preocupe, este processo não remove o kernel do Ubuntu, só instala mais uma opção pra você.  Reinicie o sistema, na hora do boot do Ubuntu, quando ele mostra aquela tela com as opções de boot, Ubuntu + Windows.  Entre nas opções avançadas e lá deve estar o kernel Liquorix. Selecione o mesmo e tecle enter. Não é pra usar o modo de recuperação!

Aguarde o boot, deve demorar mais do que de costume, isso porque o liquorix não usa o mesmo processo de inicialização do Ubuntu. Se tudo correr bem você será brindado com sua tela de Login.  Entre no sistema e faça seus testes.

Se não funcionar, no boot selecione o kernel do Ubuntu mais recente que tenha instalado.  Entre no sistema e remova o kernel liquorix  pelo software center mesmo. Só procurar por liquorix.

jarbasdacosta

Meu amigo Galactus,

Agradeço demais a você.

Pelo terminal deu esse problema:
root@jarbas-RF411:/home/jarbas/Downloads# dpkg -i *3.16-5.dmz*.deb
(Lendo banco de dados ... 257499 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Preparing to unpack linux-headers-3.16-5.dmz.1-liquorix-amd64_3.16-10mcr120+1_amd64.deb ...
Unpacking linux-headers-3.16-5.dmz.1-liquorix-amd64 (3.16-10mcr120+1) over (3.16-10mcr120+1) ...
dpkg: acerca de linux-image-3.16-5.dmz.1-liquorix-amd64_3.16-10mcr120+1_amd64.deb contendo linux-image-3.16-5.dmz.1-liquorix-amd64:
linux-image-3.16-5.dmz.1-liquorix-amd64 quebra udev (<< 204-13~)
  udev (versão 204-5ubuntu20.10) está presente e instalado.

dpkg: error processing archive linux-image-3.16-5.dmz.1-liquorix-amd64_3.16-10mcr120+1_amd64.deb (--install):
instalando linux-image-3.16-5.dmz.1-liquorix-amd64 quebrará udev, e
a desconfiguração não é permitida (--auto-deconfigure poderá ajudar)
Configurando linux-headers-3.16-5.dmz.1-liquorix-amd64 (3.16-10mcr120+1) ...
Examining /etc/kernel/header_postinst.d.
run-parts: executing /etc/kernel/header_postinst.d/dkms 3.16-5.dmz.1-liquorix-amd64
Erros foram encontrados durante o processamento de:
linux-image-3.16-5.dmz.1-liquorix-amd64_3.16-10mcr120+1_amd64.deb

Pela central também falhou.

Tens alguma ideia do que seja?

galactus

Tente usar o repositório oficial do liquorix então. Parece que o pessoal do Mepis não gosta mais do udev!

Siga as instruções do link que passei acima, no caso este aqui:

http://liquorix.net/

Adicione o sources.list do liquorix, é o que eu uso no meu Kubuntu, corrigiram o problema com o 3.18 no 3.19.  Depois faz um

apt-get update

e depois

apt-get install liquorix-keyring.   

Daí escolha o kernel 64bits:

apt-get install linux-image-liquorix-amd64 linux-headers-liquorix-amd64

druidaobelix

Dá para instalar direto a versão 3.19 usando apenas a Central de Programas do Ubuntu, digite liquorix na caixa de pesquisa.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.