Modificar tamanho da partição. - Resolvido

Iniciado por AlexCamargo, 26 de Setembro de 2006, 16:23

tópico anterior - próximo tópico

AlexCamargo

Olá, sou novato no ambiente Linux e escolhi o Ubuntu para começar. Só que durante a instalação eu acabei cometendo um erro e criei uma partição bem maior do que era pra ser. E agora? Tem jeito de "encolher" ela e distribuir o espaço para outra partição ou criar uma nova? Ou só particionando tudo de novo?
Agradeço qualquer ajuda!

AlexCamargo

Opa! Valeu pela dica, vou tentar usar ele. Não quero ter que começar a instalação tudo de novo...

Darcamo

Encolher é fácil, mas não sei se da para aumentar o tamanho de uma partição existente.

Obs.: lembre-se que só pode mexer nas partições com elas desmontadas então se for mexer na partição raiz roda o linux através de um LiveCD.

AlexCamargo

Eu consegui modificar o tamanho da partição e aparentemente não tem como deixar uma partição maior do que já é, a não ser que se exclua as partições e depois monte uma nova, não sei se tem outro jeito. Mas com a que eu criei eu já consigo me virar, só não consegui acessar ela. Aparece a mensagem dizendo que o sistema não conseguiu montar a partição. Eu tenho que fazer isso via terminal?

Darcamo

Depois que vc diminuiu o tamanho da partição que queria, vc criou uma nova com o espaço liberado?

AlexCamargo

Sim eu criei uma nova partição com o que sobrou. O estranho é que com o Ubuntu eu não consigo acessar as partições nem do WinXP, já usando um live CD eu consegui fazer isso.

Felix

Citação de: AlexCamargo online 30 de Setembro de 2006, 22:47
Sim eu criei uma nova partição com o que sobrou. O estranho é que com o Ubuntu eu não consigo acessar as partições nem do WinXP, já usando um live CD eu consegui fazer isso.

compare o /etc/fstab do Ubuntu e do Live CD e veja onde estão as diferenças....

AlexCamargo

Infelizmente não vou poder tentar isso, tive um outro problema com o SO e tive que desistalar tudo. Vou instalar novamente e depois se não funcionar eu sigo as dicas.
Mas com relação ao meu problema inicial consegui resolver, valeu pela força!

AlexCamargo

Usei o GParted como foi sugerido pelo Felix.O GParted é um Live CD, achei bem fácil trabalhar com ele, não tem segredos.