Resolvido - [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10

Iniciado por eazymode, 02 de Março de 2015, 14:26

tópico anterior - próximo tópico

druidaobelix

Tentando subir o live-iso do Ubuntu para poder instalar.

Novamente supondo que o dvdroom esteja conferido e correto, então é tentar subir o sistema pelo live-iso, ainda que com a resolução errada, pois que se atingir o desktop do live-iso, mesmo que torto, isso não impede a instalação, ainda é a forma mais fácil e rápida e não há problema que depois ele não inicie não indo até o ambiente gráfico e vá para uma tela preta, pois de qualquer forma através da instalação no disco rígido você terá obtido um prompt onde é possível corrigir a placa de vídeo. O sistema estará instalado, então é possível atingir um prompt por vários modos, por exemplo, usando o Recovery Mode (Modo de Recuperação), dentre outras possibilidades.

Então vamos lá:

Faça o boot pelo live-dvdroom e naquela tela inicial que você postou use a tecla F6 (Other Options),  abre-se um quadro com algumas opções padrões e na parte inferior uma linha de comando do boot. Use a tecla Esc para tirar o quadro da frente e ficar somente com a linha de boot, que é o que interessa.

Use as teclas posicionais <-  e  -> (seta direita e seta esquerda) para antes do boot editar a linha de boot, usando tais setas posicionais para se deslocar por sobre aquela linha (sempre mantendo ativa no menu o Try Ubuntu without installing).

Isso vai permitir editar (alterar) a linha de inicialização do boot do dvdroom (=cmdline = command line do boot,  que é o nome usado para essa linha de boot).

Com a tecla de Backspace apague as palavras quiet e splash ( isso vai permitir você ver o boot acontecer e onde irá parar, se o caso) e acrescente vga=791, pois às vezes isso funciona, dependendo da placa de vídeo instalada.

Normalmente aquela linha é algo parecido com isso:

Boot Options file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed boot=casper only-ubiquity initrad=/casper/initrad.lz quiet splash - -

Deve ficar algo assim:

Boot Options file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed boot=casper only-ubiquity initrad=/casper/initrad.lz vga=791 - -

A seguir tecle [Enter] para iniciar o boot e ver se o sistema consegue subir e atingir algum ambiente gráfico.

Se isso não permitir atingir um ambiente gráfico, reinicie o sistema e da mesma forma tente a opção xforcevesa

Boot Options file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed boot=casper only-ubiquity initrad=/casper/initrad.lz xforcevesa - -

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

#16
Antes de mais nada um paretenses e uma curiosidade que eventualmente pode ser útil: O Linux Mint é baseado no Ubuntu, ou seja, é um derivado direto do Ubuntu, que faz toda a base dele.

Curiosamente, segundo suas informações, está conseguindo ambiente gráfico no live-iso do Mint, isto é, a placa de vídeo lá está sendo reconhecida.

É interessante, então, vermos qual driver de vídeo está sendo utilizado no Mint.

No Mint, subindo o sistema pelo live-iso, abra um terminal e faça:

sudo lshw -c display

cole o resultado do comando aqui.

Execute ainda o seguinte comando e igualmente cole aqui o resultado:

cat /proc/cmdline

Vamos ver como é que está subindo e se isso pode auxiliar em algum raciocínio.



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

#17
Usando um instalador em modo texto - Ubuntu mini.iso

Dando seguimento, se as opções de parâmetros no boot do post #15 não funcionarem então baixe o Ubuntu mini.iso 64-bit ( Ubuntu 14.04 "Trusty Tahr" Minimal CD ) e faça um live-iso com ele, talvez seja o caso de iniciar pela versão 14.04, que é uma LTS e, portanto, possui suporte de longo prazo, além do que é muito mais estável. A versão 14.10 é novidadeira, contém experimentos feitos no Ubuntu para que componha a próxima versão LTS, então, é mais propensa a erros.

http://archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/trusty/main/installer-amd64/current/images/netboot/mini.iso

O mini.iso possui um instalador em modo somente texto, vai instalar o básico do sistema e depois baixar da internet todo o restante do sistema, tudo em modo texto.

É preferível que o particionamento do disco rígido já esteja feito e você saiba examente qual partição usar, porque o particionador do mini.iso é meio tosco.

Você pode usar a partição já utilizada pelo Mint como também, querendo, pode manter os três sistemas operacionais em multi-boot (ou quantos mais quiser), situação em que será necessária uma partição para o Ubuntu, lembrando que no UEFI não mais existe a limitação de partições primárias e lógicas, todas são idênticas e podem ser criadas num número enorme, (mas não sei como fica isso se usar o modo legacy) enfim, deixe previamente preparada a partição que irá receber o Ubuntu, o que irá te facilitar o processo de instalação.

Importante: o mini não possui os arquivos apropriados para a inicialização do computador no modo UEFI, então isso quer dizer que, nesse caso, será mesmo necessário usar o modo legacy (BIOS mode).


Inicie o boot pelo CD mini.iso e digite:

cli

(cli = command line install) no prompt, seguindo as instruções do instalador de modo texto.

Após a base do sistema estar instalada, faça o login e digite:

sudo tasksel

e então faça a seleção do sistema a ser instalado.

Terminada a instalação, reinicie o sistema, muito possivelmente continuará dando tela preta, porém com o sistema já instalado será então a vez de corrigir isso.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

eazymode

Galera,

Agradeço a atenção e ajuda que todos me deram, em especial ao amigo druidaobelix e galactus.

Depois de checar se o problema não estava na .iso, pois já havia conseguido subir o modo gráfico do Mint, só sobrou a opção que minha placa de video não era compatível ainda com o sistema, então para conseguir fazer a instalação eu tive que remover ela do computador e depois seguir os tutoriais que foram me passados por aqui. Deu bastante trabalho, mas não teria conseguido sem vocês.

Obrigado novamente!

[]'s
Natan


druidaobelix

#19
É uma solução inteligente, embora pouco ortodoxa, mais ou menos na linha do que o /galactus/ já havia assinalado no post #9, obtido do Phoronix.

Pelo que superficialmente vi essa ASRock z77 pro3 lga 1155 intel z77 possui vídeo onboard Intel ( HD Graphics 2500/4000 com Intel CPU Ivy Bridge), isso quer dizer que funciona sem a placa NVidia, então é mesmo isso que você fez, retira a NVidia problemática (ou desabilita no setup, sei lá, não conheço a placa), instala o Ubuntu usando o vídeo padrão da Intel, o que não deve ser problema, reinstala (ou habilita) a NVidia e então passa a configurá-la, o que é simples de fazer com o sistema já instalado.

A solução é melhor (e obviamente mais rápida) que o caminho da instalação por modo texto via mini.iso em razão da arquitetura UEFI do firmware, já que o mini.iso só no BIOS mode. Nos dois casos chegaria ao mesmo resultado, mas essa saída não ortodoxa adotada me pareceu melhor. Parabéns pela boa iniciativa.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.