Como posso realizar o aumento da memória swap?

Iniciado por Wallchs, 26 de Fevereiro de 2015, 21:10

tópico anterior - próximo tópico

Wallchs

É possível realizar o aumento da memória swap, se sim como eu posso fazer isso?  Eu uso o Ubuntu 14.04.

Valeu abraço!

irtigor

Redimensione a partição de swap (no gparted ou outro), pegue o uuid dessa partição (o blkid é um que pode mostrar), e altere o fstab (mude o uuid da antiga partição de swap, pro novo no arquivo /etc/fstab).

sigur

Citação de: irtigor online 27 de Fevereiro de 2015, 09:31
Redimensione a partição de swap (no gparted ou outro), pegue o uuid dessa partição (o blkid é um que pode mostrar), e altere o fstab (mude o uuid da antiga partição de swap, pro novo no arquivo /etc/fstab).

Redimensionar uma partição altera o uuid? Não sabia.

Tota

Citação de: Wallchs online 26 de Fevereiro de 2015, 21:10
É possível realizar o aumento da memória swap, se sim como eu posso fazer isso?  Eu uso o Ubuntu 14.04.

Sim, é possível.

Para fazer off line:

Inice a maquina com um live dvd/pendrive do Ubuntu 14.04

Desmonte o seu hd

Abra o gparted e redimensione a partição swap removendo espaço de alguma partição contígua

Para fazer online

inicie a maquina normalmente

entre em terminal e digite

sudo swapoff

coloque sua senha e digite <enter>

Depois de desligado o swap, abra o gparted e redimensione a partiçãop de swap usando espaço de uma partição contígua.

Terminado o processo de redimensionamento, entre novamente em terminal e digite sudo swapon

Ao final, siga a dica do irtigor, e verifique o blkid e o fstab para ver se correspondem.

Lembrando que sempre que se faz redimensionamento, backup prévio é obrigatório - faça por sua conta e risco

irtigor

Citação de: sigur online 27 de Fevereiro de 2015, 11:09
Citação de: irtigor online 27 de Fevereiro de 2015, 09:31

Redimensionar uma partição altera o uuid? Não sabia.

Depende, o uuid é atribuído na hora que a partição é criada. Como o sistema de arquivo swap não é pra armazenamento permanente, eu nem sei se é possível redimensionar de verdade, se envolver reformatar (mkswap) o UUID muda, caso contrário, depende do programa usado porque o uuid pode mudar (é necessário pra poder evitar colisões com partições copiadas).

Wallchs

Irtigo!
Eu não entendi seu exemplo eu sou um pouco leigo, você poderia me esplicar melhor? Eu pretendo fazer do modo online mesmo como o amigo acima mencionou.
Abraço

irtigor

Não tem muito o que falar sobre o processo, se não está familiarizado com os nomes, pra maioria existem artigos na Wikipédia, fora os manuais e a documentação do Ubuntu, mas se tiver uma pergunta mais especifica, pode ser que eu possa responder. O que falhei em mencionar é que as partições que vai alterar precisam estar desmontadas, então dependendo de como elas estão, vai ter que usar um livecd/dvd ou live pendrive.

maurov

Acho que dá para aproveitar o tópico.
Porque não aparece o swap no gparted? Desejo aumentá-lo.

~$ swapon -s

Filename Type Size Used Priority
/dev/mapper/ubuntu--vg-swap_1           partition 2097148 324300 -1

~$ free -m

total       usado      livre    compart.  buffers     em cache
Mem:          1244        663        581          0         19        201
-/+ buffers/cache:        443        801
Swap:         2047        312       1735

Mas no gparted só aparece:

partição   |   sist arq  |  ponto de mont |  tamanho |  usado    |     livre  |    flags
/dev/sda5 |  lvm2pv  |  ubuntu-vg       |  148.81GB |  148.81GB |  0,00GB |  lvm

irtigor

maurov

De onde sairia este espaço que será transformado em swap area?
Também gostaria de saber se tem algum arquivo que deva ser backpeado caso dê erro no processo.

A partir do link fornecido, trago o passo-a-passo para apreciação:

Para ver o nome dos Logical Volumes
Citar~$ sudo lvs

LV     VG              Attr          LSize    Pool Origin Data%   Move Log Copy%    Convert
 root   ubuntu-vg    -wi-ao---   146,81g                                          
 swap_1 ubuntu-vg -wi-ao---    2,00g

Para desligar o swap:

Citar~$ swapoff /dev/ubuntu-vg/swap_1

Para redimensionar a partição adicionando 3GB:

Citar$ lvresize -L+3G /dev/ubuntu-vg/swap_1

Formatando a partição para trabalhar como swap:

Citar$ mkswap /dev/ubuntu-vg/swap_1

Ligando de novo o swap:

Citar~$ swapon /dev/ubuntu-vg/swap_1

Verificando como ficou:

Citar~$ free -m

druidaobelix

CitarTambém gostaria de saber se tem algum arquivo que deva ser backpeado caso dê erro no processo.

É absolutamente inadequado reparticionar um disco sem ANTES fazer um backup dos arquivos pessoais.

E quando o tipo usado é LVM, então pior ainda!!

O manual desse programa que faz o reparticionamento literalmente diz assim:

"Be careful when reducing a logical volume's size, because data in the reduced part is lost!!! "

Use o que tiver à mão para fazer backup, mas faça.
Use um pendrive, um dvdroom, outro computador em rede e até mesmo os serviços online (in cloud; nas nuvens) do tipo Driver do Google, OneDrive da Microsoft, Adrive e vários outros disponíveis, mas faça o backup.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

CitarDe onde sairia este espaço que será transformado em swap area?

Faltou dizer: evidentemente irá sair do outro volume [ root   ubuntu-vg    -wi-ao---   146,81g ], o que aumentar em swap irá reduzir nesse.

Aparentemente existem duas questões a serem verificadas sobre isso.

1) O uso do filesystem do tipo LVM à primeira vista não parece ser adequado ao seu caso, isto é, não é ao menos aparentemente a situação típica em que se faz uso disso. Pelo visto você só tem um disco e ainda pequeno, então a menos que realmente pretenda incorporar outros discos ao sistema não há razão razoável para manter LVM. Um sistema LVM cai bem, por exemplo, num servidor de uso profissional, que é uma outra arquitetura de trabalho, não sei se é o seu caso. Em condições normais não se usa isso, só complica, não ajuda em nada;

2) A relação memória ram versus swap parece ser boa no caso do seu sistema, isso significa que a menos que tenha um motivo sólido, não há razão para aumentar o espaço swap, pois o que existe hoje é, em tese, mais que suficiente para um uso ordinário.

www.arredondar.org.br

druidaobelix

O terceiro comando apresentado no post #9 está errado:

$ lvresize -L+3G /dev/ubuntu-vg/swap1

Faltou um underline separando swap1 que deve ser swap_1

Deve observer estritamente o que lvs reportou, portanto:

$ lvresize -L+3G /dev/ubuntu-vg/swap_1

www.arredondar.org.br

maurov

Corrigi o erro de digitação onde faltava o underline.

Na instalação do Ubuntu 14.04 é perguntado se deseja implementar o LVM. Não sabendo se tem alguma contra-indicação, deixei a opção instalar LVM. Não lembro se esta era a opção default, mas não tinha nenhuma informação do tipo "isto permitirá concatenar vários discos num filesystem".

Ainda sobre o backup. Tenho o deja-dup instalado e backupeando regularmente as minhas pastas pessoais. Caso algum destes arquivos seja atingido no redimensionamento do swap-area, o sistema avisa algo ou terei que abrir um a um (missão impossível)? E, pode algum arquivo do sistema em si ser atingido?

[Editado]
Por último, a relação swap x disco parece estar num percentual indicado, calculado pelo default do instalador. Como às vezes a máquina fica lenta pensei que poderia melhorar a memória aumentando a área de swap, mas acompanhando pelo system-load-indicator, vi que o swap não fica cheio. Acho que não é por aí que vou conseguir melhorar esta máquina.