Como instalar pacotes ".tar.gz" ?

Iniciado por Max Belfort, 17 de Fevereiro de 2015, 13:08

tópico anterior - próximo tópico

Max Belfort

Olá amigos do fórum ubuntu,gostaria da ajuda de vocês para aprender de uma vez por todas
a instalar pacotes tar.gz,estou com essa dificuldade e preciso instalar alguns desses pacotes
de programas  aqui para continuar meu estudos.Agradeço desde de já!! ;D

irtigor

Qual a dificuldade? Já leu ou tentou instalar? O processo pode variar bastante de pacote pra pacote, porque tar.gz só significa que você tem alguma coisa que foi juntada com o tar e compactada com o gnuzip. Geralmente a informação (especifica) que precisa está nos arquivos baixados ou no site do desenvolvedor.

jcgarces

Botafogo de Coração

Max Belfort

Ainda não deu certo ,mais estou tentando ainda.

Sergio Benjamim

Citação de: Max Belfort online 17 de Fevereiro de 2015, 18:09
Ainda não deu certo ,mais estou tentando ainda.

"mas"

Qual o programa em específico você está tentando instalar?

Como o irtigor disse, o processo para instalar pode variar desde compilação do programa (make e make install) até simplesmente copiar e colar os binários em /usr/local
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Max Belfort

Olá amigo Sergio,bom o programa é o phpstorm é um editor de texto preciso dele para continuar treinando
HTML,porque sou estudante de sistemas para internet e preciso dele para treinar desenvolvimento para web.
O problema aqui é o seguinte; eu nunca gostei do Windows, e era usuário do linux ubuntu e gostava muito,
mais quando entrei para a faculdade,um professor pediu para que eu migrasse para o Windows ,desde de
então lá se foram quase 2 anos sem linux.Agora voltei para o linux ubuntu 14.04 e nunca mais volto para
o Windows! Mais como fiquei muito tempo sem usar o ubuntu,perdi a prática do terminal do linux,e agora
estou com essa dificuldade,até já encontrei o BluefishEditor que me parece muito bom,mais como ainda
não tenho prática com ele gostaria de instalar o phpstorm. Quando eu me adaptar com os editores do
ubuntu largo deveis tudo que era do Windows. Até mais!

Sergio Benjamim

Max, você viu que tem um arquivo chamado "Install-Linux-tar.txt" ? Bem sugestivo, não?

É só dar dois cliques em phpstorm.sh, dentro de bin/, que ele irá abrir.

Max Belfort

Certo Sergio,mais esse procedimento vai funcionar para todos os pacotes
que tem a extensão tar.gz? Mesmo que funcione gostaria muito de aprender
a fazer essa instalação via terminal.Agora estarei testando assim como você
me passou.Agradeço muito toda atenção! E volto para dizer se deu tudo certo.

Sergio Benjamim

Citação de: Max Belfort online 17 de Fevereiro de 2015, 22:36
Certo Sergio,mais esse procedimento vai funcionar para todos os pacotes
que tem a extensão tar.gz? Mesmo que funcione gostaria muito de aprender
a fazer essa instalação via terminal.Agora estarei testando assim como você
me passou.Agradeço muito toda atenção! E volto para dizer se deu tudo certo.

É lógico que não... Tem .tar.gz que na verdade é o código fonte do programa por exemplo e você tem que compilar. Como o irtigor disse, esse tipo de arquivo nada mais é do que um arquivo compactado. Não existe regra, você tem que ler os "README" de cada arquivo.

Cara, mandei uma mensagem pessoal para você, dê uma olhada.