UEFI - Instalação do Ubuntu em Ultrabook LG

Iniciado por Luiz Rezende, 09 de Setembro de 2014, 14:52

tópico anterior - próximo tópico

Luiz Rezende

Estou tentando instalar o Ubuntu num ultrabook LG e não estou conseguindo.

Estou com problemas para desabilitar essa praga de UEFI Secure Boot. No boot, a opção onde eu deveria entrar para desabilitar a UEFI Secure Boot está opaca (travada). Ou seja, com as setas do teclado eu consigo acessar todas as áreas do boot, mas na tela onde aparece a UEFI Secure Boot "Enabled" a seta do teclado não vai até ali de jeito nenhum.

Já revirei dezenas de tópicos aqui do fórum sobre o assunto e parece que ninguém teve esse problema dessa área do boot estar inacessível.

Até no Youtube tem um monte de tutoriais, mas todos eles mostram facilmente o cara entrando lá no boot e trocando a opção "Enabled" por "Disabled".

No meu caso, isso eu já sei, a questão é a opção travada no meu boot. Alguém já passou por isso e tem alguma dica?

Cleiton Nunes

Pelo o que sei, apenas a versão 64bits do ubuntu tem suporte para uefi, é esta versão que você está tentando instalar?
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Sergio Benjamim

Não precisa desabilitar o secure boot para instalar o ubuntu.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Luiz Rezende

Sim, mas com o UEFI habilitado eu não consigo mexer nas partições não é isso? Ou eu estou enganado?

Pergunto porque minha intenção não é usar o Ubuntu em dualboot. Eu quero o Ubuntu sozinho e me livrar do Windows - que inclusive é original. Mas no HD existe uma partição de instalação do Windows, acessada por uma ferramenta de recuperação da LG, que veio no ultrabook. Se ocorrer algum dano no sistema é possível reinstalar o Windows a partir dessa partição.

Essa partição parece que há algum tipo de proteção que acredito ser essa tal de UEFI. Vou tentar ver aqui, qualquer coisa eu retorno.

Sergio Benjamim

Citação de: Luiz Rezende online 11 de Setembro de 2014, 12:42
Sim, mas com o UEFI habilitado eu não consigo mexer nas partições não é isso? Ou eu estou enganado?

Pergunto porque minha intenção não é usar o Ubuntu em dualboot. Eu quero o Ubuntu sozinho e me livrar do Windows - que inclusive é original. Mas no HD existe uma partição de instalação do Windows, acessada por uma ferramenta de recuperação da LG, que veio no ultrabook. Se ocorrer algum dano no sistema é possível reinstalar o Windows a partir dessa partição.

Essa partição parece que há algum tipo de proteção que acredito ser essa tal de UEFI. Vou tentar ver aqui, qualquer coisa eu retorno.

Não, nada a ver.

Acho que você está misturando os conceitos de Secure Boot com UEFI. Secure Boot é um recurso de segurança do UEFI, são duas coisas distintas.

Não ficou muito claro o problema que você está tendo. O Ubuntu está dando boot ou não pelo DVD ou pen drive?

"com as setas do teclado eu consigo acessar todas as áreas do boot" --> está confuso, o que seria "todas as áreas do boot" ?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Luiz Rezende

CitarNão, nada a ver.

Acho que você está misturando os conceitos de Secure Boot com UEFI. Secure Boot é um recurso de segurança do UEFI, são duas coisas distintas.

Não ficou muito claro o problema que você está tendo. O Ubuntu está dando boot ou não pelo DVD ou pen drive?

"com as setas do teclado eu consigo acessar todas as áreas do boot" --> está confuso, o que seria "todas as áreas do boot" ?

Desculpe, me expressei mal. Não é boot que eu quis dizer. É setup - aquela área que aparece quando apertamos DEL ou F2 no teclado durante a inicialização. Com as setas do teclado consigo acessar todas as áreas do setup. Entretanto, há uma área desabilitada que não sei como ativá-la, exatamente onde tem esse tem essa joça de UEFI.

Eu não sei se estou misturando os conceitos, o que sei é que essas drogas de notebooks novos tem alguma porcaria de recurso que impede a remoção do Windows. O Ubuntu dá boot e funciona beleza no modo live-DVD. Mas nem adianta tentar instalar que não vai.

Parece que o Windows fica numa partição protegida e "intocável" que nada consegue remover ele de lá. Tem uma pancada de tutorial falando sobre esse assunto. Mas os notebooks da LG parece que o Setup tem algum macete diferente. Enfim, não sei como resolver. Nunca imaginei que eu fosse ser obrigado a conviver com o Windows na "marra".

kl363r

Citação de: Luiz Rezende online 09 de Setembro de 2014, 14:52
Estou tentando instalar o Ubuntu num ultrabook LG e não estou conseguindo.

Estou com problemas para desabilitar essa praga de UEFI Secure Boot. No boot, a opção onde eu deveria entrar para desabilitar a UEFI Secure Boot está opaca (travada). Ou seja, com as setas do teclado eu consigo acessar todas as áreas do boot, mas na tela onde aparece a UEFI Secure Boot "Enabled" a seta do teclado não vai até ali de jeito nenhum.

Já revirei dezenas de tópicos aqui do fórum sobre o assunto e parece que ninguém teve esse problema dessa área do boot estar inacessível.

Até no Youtube tem um monte de tutoriais, mas todos eles mostram facilmente o cara entrando lá no boot e trocando a opção "Enabled" por "Disabled".

No meu caso, isso eu já sei, a questão é a opção travada no meu boot. Alguém já passou por isso e tem alguma dica?

Vamos lá... quando vc inicializa o sistema com o cd ou pen drive o ubuntu da boot? Meu note para inicializar através de um pen drive / cd, etc tem que manter a tecla f11 precionada durante a apresentação do logo de inicialização do fabricante. É possivel que o seu seja semelhante.
Vc já dividiu seu HD em duas partes pelo windows?? Por lá e possivel redimencionar seu HD deixando um espaço para ser formatado pelo linux.
Vc está encanado com o secure boot ou o UFEI ?

Luiz Rezende

CitarVamos lá... quando vc inicializa o sistema com o cd ou pen drive o ubuntu da boot?
Sim, com o CD o Ubuntu inicializa normalmente.

CitarMeu note para inicializar através de um pen drive / cd, etc tem que manter a tecla f11 precionada durante a apresentação do logo de inicialização do fabricante. É possivel que o seu seja semelhante.
Geralmente eu mudo a ordem das unidades para boot. Não sei se há outro jeito mais fácil, mas é assim que estou acostumado.

CitarVc já dividiu seu HD em duas partes pelo windows??
O HD já se encontra dividido de fábrica. Uma partição de uso para o sistema operacional, programas e arquivos; uma partição pequena que acredito que sirva como uma espécie de swap sem vergonha do Windows; e uma terceira partição que parece que armazena os arquivos de instalação do Windows. Tipo, se acontecer algum problema muito grave, é possível reinstalar o Windows por intermédio dessa partição.

CitarPor lá e possivel redimencionar seu HD deixando um espaço para ser formatado pelo linux.
Não cheguei a pensar em tentar usar o próprio Windows para alterar as partições. Mas acho que pode ser uma boa ideia. Vou tentar fazer isso e posto o resultado. Se eu não conseguir, vou ver se consigo tirar prints das telas e postar aqui.

CitarVc está encanado com o secure boot ou o UFEI ?
Desculpe, mas não entendi. De qualquer forma, vou tentar a opção acima. Obrigado pela ajuda!

xluisfernando

O Windows 8 usa um sistema avançado de gerenciamento de energia, chamado fast startup, que faz um desligamento hibrido, no qual o HD não é completamente desligado e fica meio que pré-montado na partição de boot do Windows, permitindo que o sistema inicie em segundos.

Contudo, com esse sistema ativado, mesmo iniciando uma sessão live-usb, o disco é visto como indisponível e se tentar redimensionar vai acabar apagando a partição do windows.

Assim, http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115894.0.html
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

beagle

Pra acessar o windows 8 no live cd, tu tem que desligar o windows 8 na linha de comando com shutdown /s que entao ele ira desligar completamente. ou desabilitar isso no windows.
Acesse meu blog! https://macyoshiblog.wordpress.com/
Muitas novidades sobre windows, linux, macos e android!

Arthur Bernardes

Abra o CMD como administrador e execute: powercfg -h off