Master Collection Adobe vale a pena usá-la no linux?

Iniciado por fabriciobe, 08 de Novembro de 2014, 10:41

tópico anterior - próximo tópico

fabriciobe

Galera sou novo no linux e estou usando o ubuntu 14.04 (gnome-session-fallback) e estou gostando muito, mas tenho uma dúvida gostaria de usar os programas adobe no linux (photoshop,premiere,illustrator etc.) mas eis a questão tem como fazer isso e se tiver vale realmente a pena? Sei que existem outros programas para linux com as mesmas funções mas eu não conheço.
Queria também usar o sony vegas, mas não sei como instala-lo no linux, se tiver um similar com as mesmas funções postem aqui obriado ;D

flaviovivorio

Olá, fabriciobe! Seja muito bem-vindo ao mundo do software livre! Fico feliz que esteja gostando muito de utilizar o Ubuntu em seu computador.
Compreendo seus problemas de encontrar compatibilidade de seus softwares favoritos e/ou essenciais no Ubuntu. Há uma forma de emular o uso do Adobe Photoshop CS5+ no Ubuntu. Pra isso você precisa de uma versão do Adobe Photoshop CS5, 6 ou superior. Abra a Central de Programas do Ubuntu e busque por Wine, instale o software clicando em instalar e dando permissões de administrador entrando com sua senha de root. Em seguida, busque por PlayOnLinux, instale-o da mesma forma. Em seguida, acesse o PlayOnLinux pelo menu do seu gnome-session-fallback da seguinte forma: Menu>Jogos>PlayOnLinux (sim ele fica na sessão 'Jogos'). Lembrando que você pode chamá-lo via terminal, digitando 'playonlinux' e teclando ENTER.

Ao acessar  PlayOnLinux, acesse: Instalar>Gráficos>Adobe Photoshop CS6, em seguida siga o passo-a-passo intuitivo que lembra uma instalação do Windows, e voilá! Seu Photoshop está instalado e pronto para ser utilizado. Mas atenção: é extremamente importante que você utilize interfaces gráficas robustas o suficiente para fazê-lo funcionar corretamente. Utilizando o Photoshop no Ubuntu requer Unity, Gnome ou KDE, não utilize XFCE, LXDE ou qualquer outra interface que utilize o OpenBox como gerenciador de janelas (Window Manager).

O PlayOnLinux, como você pode perceber não possui (ainda) a capacidade de executar qualquer outra aplicação do Adobe Creative Studio, a não ser as aplicações Adobe Photoshop CS4, CS5 e CS6.

Recomendo a você:

Para substituir o Illustrator:

Inkscape
Krita
LibreOffice DRAW
Xara Xtreme

Para substituir (ou usar junto com o Photoshop)
GIMP
Cinepaint
Kolourpaint

TODOS estes softwares citados acima podem ser encontrados na Ubuntu Software Center ou nos respectivos sites do projetos. Por favor, não hesite em se comunicar por aqui sempre que desejar ou tiver algum problema. E, a propósito, seja muito bem-vindo ao Mundo Open Source.

Abraços.

flaviovivorio

Apenas uma coisa a acrescentar: este tópico deveria estar na área de iniciantes. Peço que algum moderador mova-o para esta área.

Grato.