Degravação/transcrição de audio no Ubuntu?

Iniciado por Feitosa, 23 de Dezembro de 2014, 02:39

tópico anterior - próximo tópico

Feitosa

Saudações,

Faço entrevistas na minha pesquisa da pós-graduação, só que transcrevê-las usando o Totem acaba sendo um trabalho imenso... Sei que no windows existem softwares que fazem a transcrição (que, claro, não fica perfeita) e que ajudam na hora de transcrever (p.ex. reduzindo a velocidade), minhas dúvidas são:

1 - Existe algum software que faça degravação/transcrição do áudio no Ubuntu?

2 - Qual um bom reprodutor de áudio pra quem quer transcrever (por exemplo: que facilite na redução da velocidade de reprodução).

Desde já, muito obrigado!

jkmsjq

Existe um aplicativo denominado Ocenaudio, baseado no Audacity que faz algo semelhante ao que vocẽ deseja. Leia:

Multiseleção para edições delicadas

Visando acelerar edições complexas em arquivos de áudio, o ocenaudio introduz o recurso de multiseleção. Com essa fantástica ferramenta, é possível selecionar simultaneamente diferentes trechos de um arquivo de áudio para ouvi-los, editá-los e até mesmo transformá-los utilizando qualquer efeito.

Por exemplo, se você quiser normalizar apenas os trechos de uma entrevista em que o entrevistado está falando, basta selecioná-los e em apenas um clique você terá um resultado homogêneo.

E tem também o próprio Audacity:

sudo apt-get update && sudo apt-get install audacity
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

sigur

Eu acho que o que ele quer é um programa que ouça o áudio e escreva o conteúdo em texto.

edjen

Transcriber é o nome do programa, repositórios do Ubuntu

Dá uma olhada nesse link onde o pessoal usa ele:

http://portal.camaranh.rs.gov.br/noticias/1323

Reprodutor de Mídias VLC

Você pode reduzir a velocidade de reprodução do áudio ou vídeo em Reprodução -> Velocidade no Menu

Criando um "ditado"

Outro com essa função é o "playitslowly", esse não usei.

Além desses pode-se usar também um editor de legendas como o Aegisub que permite carregar arquivos de áudio separados.

Espero ter ajudado. Boa sorte !
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Feitosa

Muito obrigado, pessoal, vou testar cada um dos programas e, se tudo der certo, em breve incluo o [Resolvido]

:) :)