aplicativo para gravação de video (resolvido)

Iniciado por caissara, 14 de Dezembro de 2014, 09:37

tópico anterior - próximo tópico

caissara

Ola !!

Alguém sabe informa qual aplicativo ou se tem aplicativo  para gravar  vídeo através da webcam ?
"NA VIDA VOCÊ TEM  SEMPRE TRÊS OPÇÕES. OU SE CORROMPE, OU SE OMITE, OU USA LINUX"

druidaobelix

Não estou muito up-to-date com essa funcionalidade, então o que menciono aqui é apenas para te dar uma orientação inicial sobre o que pesquisar.

Abaixo alguns softwares que podem ser utilizados para obter vídeo a partir da sua webcam, possivelmente existem outros sobre os quais não estou informado e atualizado, pois não tenho interesse imediato no assunto.

Cheese

sudo apt-get install cheese

Deve ter um botão lá algo como "Start recording" (iniciar gravação)

VLC

Deve ter algo como "stream/save" nas opções Avançadas

FFmpeg

sudo apt-get install ffmpeg

Embora seja o mais difícil de usar, é o campeão dos campeões, faz tudo o que se possa pensar. Quase precisa fazer um curso para aprender a usar, porém depois que aprende não há limites.

Um exemplo de uso:

ffmpeg -f oss -i /dev/dsp -f video4linux2 -s 320x240 -i /dev/video0 out.mpg

Ou ainda:

avconv -f oss -i /dev/dsp -f video4linux2 -s 320x240 -i /dev/video0 out.mpg

Claro que não é para agora, comece com coisas mais fáceis, mas se um dia quiser se aprofundar de verdade no assunto, então é ele que precisa aprender a usar.

MPlayer

Para gravar video a partir da linha de comando:

mplayer tv:// -tv driver=v4l2:width=640:height=480:device=/dev/video0

MEncoder

Um exemplo de uso para gravar no formato avi:

sem áudio:

mencoder tv:// -tv driver=v4l2:width=320:height=240:device=/dev/video0 -ovc lavc -o webcam.avi

com áudio:

mencoder tv:// -tv driver=v4l2:width=320:height=240:device=/dev/video0:forceaudio:adevice=/dev/dsp1 -ovc lavc -oac mp3lame -lameopts cbr:br=64:mode=3 -o webcam.avi

Para instalar:

sudo apt-get install mplayer mencoder

Creio que o Skype também tem uma função de gravar vídeo, mas não tenho muita certeza, precisa olhar.

------------------

Não verificado, mas quase que certamente todos esses softwares podem ser instalados a partir da CPUbuntu, isto é , da Central de Programas do Ubuntu, que é o melhor meio de instalar, além do que tem uma descrição de cada um deles e eventualmente plugins que possam ser úteis.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.