Site Ubuntued... parou?!

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 11 de Dezembro de 2014, 10:27

tópico anterior - próximo tópico

Xterminator

Citação de: Anderson_Coelho online 14 de Dezembro de 2014, 12:57
Numa boa, eu acho essa "briga" boba.

O pessoal tem que decidir o que quer. Um sistema prepado para que um usuário novato não tenha tantas dificuldades, ou um sistema que preze mais pelo que o Linux é na raiz, onde cada um vai fuçar o sistema e deixar do jeito que quiser. Sinceramente, tem espaço para todo mundo, e seria uma catástrofe se o foco fosse mantido apenas em uma distribuição, já que na minha opinião, isso vai contra o que o Linux é: liberdade. E também essa questão de que Debian é superior ao Ubuntu, ou Arch maior que Manjaro, é tudo relativo. Para mim não compensa nem cair nessa.

Agora convenhamos, a Canonical quer popularizar o Ubuntu, então eles estão indo pela facilidade de uso e instalação. Ou seja, é para o Ubuntu rodar em tudo que é hardware, mas acaba que não roda bem em nada (digo isso porque tem distros que são bem mais rápidas e leves, mas que costuma alguma coisa não funcionar de bem logo "de cara", como wifi). Aí vai de cada um escolher.

Concordo plenamente contigo, não tenho nanda contra o Ubuntu ou a Canonical, só acho que a forma como está sendo feita esta popularização
não está sendo justa, Hoje vejo usuários que não sabem por exemplo o que é o LibreOffice ou OpenOffice  sejá lá qual for, já ví citarem como Ubuntu Write, Kernel Ubuntu etc... etc..
ou seja, vamos popularizar sim, mas vamos dar os créditos a quem merece, e acho mais ridículo ainda algumas pessoas citarem alguns problemas relativos ao Ubuntu como sendo problema do GNOME
é ridículo, estes dias eu rodei o Ubuntu 14.10 no gnome-boxes e notei que tem programas misturados de diversas versões do GNOME, clique no about do Terminal, Gedit, Nautilus e veja as versões que são mostradas,
não sei a quantas anda o Ubuntu Gnome então não posso dizer se eles mantiveram bibliotecas por questões de compatibilidade, mas muitas vezes problemas ridículos que já foram resolvidos
permanecem devido a bibliotecas e programas desatualizados.

MatheusWillder

Eu também estou deixando o fórum de lado, mas não é por falta de interesse e sim por alguns problemas pessoais. Mas já havia falado aqui sobre essa falta de interesse que está ocorrendo com o pessoal em todo o mundo livre.

O Ubuntued é (mais) um dos grandes que se vão.

Uma pena.  :'(

niquelnausea

Citação de: davidpt online 14 de Dezembro de 2014, 10:39
Explique-me uma coisa, o kde é o ambiente gráfio? OLhe instalei o debian para exprimentar se não me engano na sexta. É muito rápido, a internet também é rapida. O problema que encontrei foi no ambiente gráfio.

Não consegui colocar pastas no ambiente de trabalho, nem ficheiros. Aquilo nem tem ua barra lateral para colocar os programas. Não encontrei o centro de aplicações. A instalação do próprio sistema não é nada fácil.

É verdade que o mint é o windows xp do linux, pessoalmente não me cativa, pelo menos por enquanto.

Deixe-me deixar uma coisa clara, eu sou um novato neste mundo nem sequer ainda tive tempo para ler o manual do linux. A seu tempo quero me dedicar e quero aprender a usar o terminal em condições, conhecer as potencialidades de cada distribuição etc. As minhas opiniões valem só pela visão superficial que construo ao ler e testar aqui e ali. Não leve a mal as minhas palavras não tenho nada contra a alguém que migra do ubuntu para o debian - apesar que no windows fica tudo na mesma empresa (do w7 para o w8) no linux muda de equipas.

E para as almas que pensam que o ubuntu é assim tão inferior vejam este artigo (e o video) onde mostra engenheiros da nasa a usar o ubuntu aliás penso que a NASA adotou o ubuntu - http://pplware.sapo.pt/linux/agncia-espacial-europeia-confia-no-suse-a-nasa-no-ubuntu/

Se me puder exclarecer sobre as dúvidas que tenho do debian agradeço. Até já.

kde é um ambiente gráfico (se colocar um kernel assim como o gnome vira uma distro ;D).
os problemas que você citou, são características do gnome (o unity roda sobre o gnome), caso queira testar novos ambientes, sugiro o kde, gnome, xfce, lxde, openbox, lxqt, e por ai vai..... o instalador do sistema é simples, intuitivo e muito flexível, percebera que apos alguns testes e pesquisas, entendera cada etapa.

não existe sistema melhor ou pior, citei o arch como exemplo, acho mais customizável e simples (filosofia kiss), mas essa é estritamente minha opinião, não reflete uma realidade ou verdade absoluta. se alguém pedir minha sugestão, seria "vai de manjaro".
o ubuntu não é inferior a nada, apenas não atende a certas necessidades e/ou gostos de alguns usuários. ate mesmo o janelas me atende melhor em alguns aspectos.

Ro301

Citação de: Xterminator online 14 de Dezembro de 2014, 12:43
Caro @davidpt, creio que você ainda não está pensando fora da caixinha você saiu de uma e entrou em outra, não é porque você não conseguiu fazer algumas coisas que elas não existam, basta procurar
e verá que todas as suas questões seriam esclarecidas primeiro esqueça o que é Ubuntu, Debian, etc... etc... foque no ambiente gráfico que utiliza, se soubermos qual está a utilizar no Debian
com certeza ficaria mais fácil, tudo que você acabou de dizer são argumentos vagos, mostrando que você não utiliza Linux e sim Ubuntu o que são coisas totalmente diferentes e quanto as facilidades
posso lhe garantir que, não, o ubuntu não é a distro mais acessível a novos usuários, pelo menos no meu ponto de vista.

PS: Quanto ao Ubuntued, creio que suas dúvidas relativas a ele seriam melhor esclarecidas lá, aliás se ler algumas discussões no próprio fórum, verá porque as pessoas estão mudando de distribuição,
isto não quer dizer que o site deixará de existir, note que todo trabalho voluntário exige muito, e as pessoas tem vida.

Vocẽ começou muito bem e alertou-me para alguns aspetos que concordo prefeitamente consigo mas depois caiu no mesmo que me acusa - de ser muito vago.

Se me quiser explicar melhor fico-lhe grato.

Ro301

Citação de: niquelnausea online 14 de Dezembro de 2014, 18:50
Citação de: davidpt online 14 de Dezembro de 2014, 10:39
Explique-me uma coisa, o kde é o ambiente gráfio? OLhe instalei o debian para exprimentar se não me engano na sexta. É muito rápido, a internet também é rapida. O problema que encontrei foi no ambiente gráfio.

Não consegui colocar pastas no ambiente de trabalho, nem ficheiros. Aquilo nem tem ua barra lateral para colocar os programas. Não encontrei o centro de aplicações. A instalação do próprio sistema não é nada fácil.

É verdade que o mint é o windows xp do linux, pessoalmente não me cativa, pelo menos por enquanto.

Deixe-me deixar uma coisa clara, eu sou um novato neste mundo nem sequer ainda tive tempo para ler o manual do linux. A seu tempo quero me dedicar e quero aprender a usar o terminal em condições, conhecer as potencialidades de cada distribuição etc. As minhas opiniões valem só pela visão superficial que construo ao ler e testar aqui e ali. Não leve a mal as minhas palavras não tenho nada contra a alguém que migra do ubuntu para o debian - apesar que no windows fica tudo na mesma empresa (do w7 para o w8) no linux muda de equipas.

E para as almas que pensam que o ubuntu é assim tão inferior vejam este artigo (e o video) onde mostra engenheiros da nasa a usar o ubuntu aliás penso que a NASA adotou o ubuntu - http://pplware.sapo.pt/linux/agncia-espacial-europeia-confia-no-suse-a-nasa-no-ubuntu/

Se me puder exclarecer sobre as dúvidas que tenho do debian agradeço. Até já.

kde é um ambiente gráfico (se colocar um kernel assim como o gnome vira uma distro ;D).
os problemas que você citou, são características do gnome (o unity roda sobre o gnome), caso queira testar novos ambientes, sugiro o kde, gnome, xfce, lxde, openbox, lxqt, e por ai vai..... o instalador do sistema é simples, intuitivo e muito flexível, percebera que apos alguns testes e pesquisas, entendera cada etapa.

não existe sistema melhor ou pior, citei o arch como exemplo, acho mais customizável e simples (filosofia kiss), mas essa é estritamente minha opinião, não reflete uma realidade ou verdade absoluta. se alguém pedir minha sugestão, seria "vai de manjaro".
o ubuntu não é inferior a nada, apenas não atende a certas necessidades e/ou gostos de alguns usuários. ate mesmo o janelas me atende melhor em alguns aspectos.

Mas porquê que o manjaro é recomendado e o ubuntu não? Olhe já tive o manjaro instalado e não achei nada de especial. Explique-me porque não sei mesmo...

Como disse tentei usar o debian e não consegui fazer funções básicas. Se não me explicarem porque merece apena investir mais tempo nele ou noutro eu não saberei o que vocês sabem e não querem dizer...

Xterminator

Citação de: davidpt online 14 de Dezembro de 2014, 21:49
Citação de: Xterminator online 14 de Dezembro de 2014, 12:43
Caro @davidpt, creio que você ainda não está pensando fora da caixinha você saiu de uma e entrou em outra, não é porque você não conseguiu fazer algumas coisas que elas não existam, basta procurar
e verá que todas as suas questões seriam esclarecidas primeiro esqueça o que é Ubuntu, Debian, etc... etc... foque no ambiente gráfico que utiliza, se soubermos qual está a utilizar no Debian
com certeza ficaria mais fácil, tudo que você acabou de dizer são argumentos vagos, mostrando que você não utiliza Linux e sim Ubuntu o que são coisas totalmente diferentes e quanto as facilidades
posso lhe garantir que, não, o ubuntu não é a distro mais acessível a novos usuários, pelo menos no meu ponto de vista.

PS: Quanto ao Ubuntued, creio que suas dúvidas relativas a ele seriam melhor esclarecidas lá, aliás se ler algumas discussões no próprio fórum, verá porque as pessoas estão mudando de distribuição,
isto não quer dizer que o site deixará de existir, note que todo trabalho voluntário exige muito, e as pessoas tem vida.

Vocẽ começou muito bem e alertou-me para alguns aspetos que concordo prefeitamente consigo mas depois caiu no mesmo que me acusa - de ser muito vago.

Se me quiser explicar melhor fico-lhe grato.
Sim, vago existem n ambientes no caso do gnome-shell aqui estão os ícones na área de trabalho.
https://www.youtube.com/watch?v=AaayDlk2SLA&list=UUgQcT0y00v6_f_p1W4V3jgA

jkmsjq

Citação de: davidpt online 14 de Dezembro de 2014, 10:27
Citação de: jkmsjq online 13 de Dezembro de 2014, 21:33
Sinceramente davidpt, se um usuário ao utilizar o GNU/Linux (qualquer distro que seja) e não consegue desenvolver sua autonomia e, consequentemente, vivenciar a liberdade, é melhor retornar para o mainstream...!!!

Não percebi, o que é o mainstream?

Igual a Windows.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Ro301

Citação de: jkmsjq online 14 de Dezembro de 2014, 22:43
Citação de: davidpt online 14 de Dezembro de 2014, 10:27
Citação de: jkmsjq online 13 de Dezembro de 2014, 21:33
Sinceramente davidpt, se um usuário ao utilizar o GNU/Linux (qualquer distro que seja) e não consegue desenvolver sua autonomia e, consequentemente, vivenciar a liberdade, é melhor retornar para o mainstream...!!!

Não percebi, o que é o mainstream?

Igual a Windows.

Ah então você está a querer dizer que eu tenho de desenvolver a minha autonomia, ou seja, perguntar menos e pesquisar mais, tentar encontrar as respostas por mim...

Bem, eu levo todas as criticas construtivas com o coração muito aberto, só aquelas que são com intensão de nos humilhar é que não lhes dou importância. Neste caso penso que é construtivo porque realmente dou-lhe razão. Tenho de ser mais autonomo sim senhor. Ás vezes temos de ouvir isso muitas vezes para dar o clique. Obrigado.

Ando-me a organizar melhor para ver se consigo ter tempo para ler de verdade sobre linux. Há muito para ler e aprender. Já andei a pesquisar no mercado, existe bons livros. Após aprender sobre linux logo entro no assunto das diferentes distros etc.

Gostava só de entender melhor o que se passa com o ubuntu, porquê que as pessoas andam a migrar? Qual a vantagem do debian, do manjaro, do arch, etc. Se souber ou se alguém souber e não quiser publicar publicamente a resposta envie-me mensagem privada sf.

Obrigado.

jkmsjq

Citação de: davidpt online 15 de Dezembro de 2014, 09:58
[...]
Ah então você está a querer dizer que eu tenho de desenvolver a minha autonomia, ou seja, perguntar menos e pesquisar mais, tentar encontrar as respostas por mim...
[...]

Não necessariamente neste sentido!

Mas de usar a tua liberdade de escolher aquilo que melhor lhe convém. Não ficar preso a algo somente porque é padrão, ou seja, "mainstream".

Se o Ubuntu lhe atende 100%, use-o. Caso não, procure outro que o faça de forma melhor e mais eficiente!

Percebe o que quero dizer...?!?!?

Felix

Péra... me perdi... qual era o assunto do tópico mesmo?

niquelnausea

resumo da novela: use o que lhe agradar, não existe "melhor", o google é seu amigo, evite discussões como esta, não trazem grandes avanços e apenas geram polemica.

Ro301

Citação de: niquelnausea online 15 de Dezembro de 2014, 13:28
resumo da novela: use o que lhe agradar, não existe "melhor", o google é seu amigo, evite discussões como esta, não trazem grandes avanços e apenas geram polemica.

Que polémica? Estamos a conversar. Polémica é algo subreal. Que mal tem perguntar, tirar dúvidas? Estou a ofender alguém?

Li noutro site sobre o ubuntu e a sua fome de lançar em cada 6 meses uma atualização. Penso que tem vários problemas porque o ubuntu usa pacotes antigos, bem uma confusão. Penso que tudo o que foi feito com o ubuntu foi para o tornar comercialmente viavel afinal de contas é no suporte que a empresa vai buscar dinheiro.

Em relação ao debian. Realmente têm razão. Perdi algum tempo a olhar melhor para ele e tem lá tudo. É muito fácil de usar e rápido. Claro que algumas personalizações já deviam vir de raiz para as pessoas que não querem perder algum tempo e não sabem. Como por exemplo, tive de ativar a opção de aceitar pastas, ficheiros etc no ambiente de trabalho.

Por agora fico-me com o ubuntu. Apesar da "polémica" que anda em torno dele é aquele que me identifico mais até agora e serve bem todas as minhas necessidades.

O ambiente gráfico do debian é muito mais simples mas penso que o do ubuntu é mais user-friend. Só tem alguns probremas, os icons são muito pequenos (fechar e aumentar, etc). Mas gosto do ubuntu.

Ro301

Citação de: Felix online 15 de Dezembro de 2014, 12:17
Péra... me perdi... qual era o assunto do tópico mesmo?

O assunto mantem-se. Só questionei porque algumas pessoas que escrevem no site que está parado mudaram o foco das suas intensões para outras distribuições e eu quis tentar perceber porquê. Se fores a ver está tudo interligado porque foi esse o motivo que os levou a deixar de escrever.

BrunoPT

CitarGostava só de entender melhor o que se passa com o ubuntu, porquê que as pessoas andam a migrar? Qual a vantagem do debian, do manjaro, do arch, etc. Se souber ou se alguém souber e não quiser publicar publicamente a resposta envie-me mensagem privada sf.

Eu comecei com o Caixa Mágica 12 porque achei que era o melhor para iniciantes.
Mudei para o Ubuntu 10.04 porque tinha mais suporte e também por alguma curiosidade.
Mais tarde mudei para o Debian devido aos seguintes motivos:
-Rolling Release (Não preciso de reinstalar o sistema cada vez que saí uma nova versão. vai sempre sendo actualizado);
-Sem "bloatware" (Depois de instalado ficamos com um sistema limpo, depois de instalar ficamos apenas com um sistema em modo consola e vamos instalando o que queremos e só aquilo que queremos);

Depois de algum tempo com o Debian comecei a ficar frustrado devido ás versões dos softwares nos repositórios serem muito antigas e foi aí que conheci o Arch, desde aí nunca mais mudei. Assim como o Debian é Rolling Release e sem "bloatware" mas com repositórios sempre actualizados e com o Arch User Repository.

Resumidamente estes foram os principais motivos que me levaram a mudar de distro principal ao longo do tempo. À medida que vais aprendendo mais vais encontrar outras distribuições que melhor satisfazem as tuas necessidades, é essa a vantagem de teres tantas distribuições em Linux.

jkmsjq

Citação de: BrunoPT online 16 de Dezembro de 2014, 13:37
[...] foi aí que conheci o Arch, desde aí nunca mais mudei. [...] com repositórios sempre actualizados e com o Arch User Repository.
[...]

Para quem desejar utilizar uma variável do Arch, só que mais amigável, tem o Manjaro...  ;) ;)