VM ou Nativo?

Iniciado por HenCorp, 02 de Dezembro de 2014, 16:48

tópico anterior - próximo tópico

HenCorp

Boa Tarde a todos!

Após anos trabalhando no setor de suporte de campo em Windows, estou iniciando meus estudos em Linux para quem sabe futuramente entar para o ramo de Segurança da Informação focando em ataques.

Minha duvida de inicio é: Já tenho uma certa visão de o que é o Linux e de uso também, porém quero "sentir" que realmente conhece um pouco desta plataforma, para isso vou subir o Linux ai venho a duvida; Já inicio com a versão Server? (Vou comprar alguns livros para ser mais pratico o estudo, pretendo instalar de tudo nele), A experiencia de uso com VM seria a mesma que instalado localmente?, Quais seriam pontos criticos de administração em linux que é interessante estudar/ler?

De inicio serão só estas 3 perguntas, obrigado desde já!

PS: Já tive experiencia com Samba, Squid e Iptables... porém não subi nada do zero, só peguei o ambiente já criado e com problemas...

Aaahh e uma ultima... rs
Após longo tempo trabalhando no ramo, acabamos perdendo aquela visão de Usuário, com isso vejo uma certa dificuldade em utilizar o Linux.... o que vocês me aconselham a fazer para ter aquela "emoção" durante o uso, rs....

agente100gelo

Sempre acho que a melhor forma de aprender é criando desafios:

ex: vou montar um servidor web com Ruby on rails para ser acessado através do meu roteador de qualquer parte do mundo.Mesmo que você não tenha a menor ideia de onde começar.

Você poderia começar numa versão texto e talvez instalar uma interface gráfica mínima. Pode ser numa máquina virtual mesmo já que você pode utilizar o sistema real para pesquisar como fazer as tarefas que necessita.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

jkmsjq

Uma sugestão.

A depender do hardware que você possua na sua máquina, pode ser que uma VM fique pesada de ser utilizada de uma forma mínimamente decente. Por este motivo, você também pode experimentar utilizar a distro em dual boot. Terá o Windows instalado na sua máquina e o Ubuntu também. Mas sem um interferir no outro.

Pense nesta possibilidade!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

HenCorp

Citação de: agente100gelo online 02 de Dezembro de 2014, 19:42
Sempre acho que a melhor forma de aprender é criando desafios:

ex: vou montar um servidor web com Ruby on rails para ser acessado através do meu roteador de qualquer parte do mundo.Mesmo que você não tenha a menor ideia de onde começar.

Você poderia começar numa versão texto e talvez instalar uma interface gráfica mínima. Pode ser numa máquina virtual mesmo já que você pode utilizar o sistema real para pesquisar como fazer as tarefas que necessita.

Obrigado pela dica! Sempre tive um bloqueio nesta parte do estudo, eu acabo pensando, pensando e não chego a objetivo nenhum, isso ocorreu muito quando estava estudando Windows Server 2008 para entender a estrutura de um dominio.
   Estou subindo minha VM neste momento, vou pegar o Server, caso tenha mais desafios em mente fico muito grato, na parte de redes ajudaria muito.

Citação de: jkmsjq online 02 de Dezembro de 2014, 20:31
Uma sugestão.

A depender do hardware que você possua na sua máquina, pode ser que uma VM fique pesada de ser utilizada de uma forma mínimamente decente. Por este motivo, você também pode experimentar utilizar a distro em dual boot. Terá o Windows instalado na sua máquina e o Ubuntu também. Mas sem um interferir no outro.

Pense nesta possibilidade!

Opa, quanto isso minha maquina aguenta bem... i7 3ºg, 6gb 750HD... pensei em criar uma pequena rede através de VMs mescando Windows com Linux...

Muito obrigado pela ajuda inicial, adoraria receber mais opiniões....  Como andam os objetivos da galera ?

ThiagoNalli

Faz um bom tempo que não trabalho profissionalmente com Linux (mais de 7 Anos). Estou voltando a estudar o Sistema pois mudou muitas coisas.
Porem, o que sempre me "barra" é a questão "o que fazer?". A ideia do agente100gelo ajuda muito, ou seja, lançar algo para fazer, com isso temos uma luz do que ir atrás, pois apenas subir uma VM e ficar olhando para ela, sem a minima ideia do que podemos fazer, atrasa tudo.
Thiago
Tentando sumir com meus bits espalhados pela rede.

HenCorp

Opa já comecei na duvida por aqui... rs

Como eu configuro o teclado para utilizar a "barra"  e o "interrogação" que estão abaixo do Q e W ... meu teclado esta configurado em Portguês Brasil, as demais teclas estão corretas.  No mapa do teclado aparece normal, porém não funciona.  Para funcionar deveria ser o CTRL + ALT e Q ou W

Isso iria ocorrer se tivesse instalado direto no HD também<interrogação>

HenCorp

Descobri, postei novamente até para deixar como solução..

É utilizando o ALT GR (alt do lado direito)