Acessar Servidor Linux via Samba

Iniciado por Hélio Barbosa, 18 de Abril de 2006, 13:20

tópico anterior - próximo tópico

Hélio Barbosa

Olá,
Resolvi instalar o Ubuntu na minha máquina do serviço. Achei legalzinho  e tal.
Porém estou precisando acessar uns arquivos que estão disponíveis em um servidor linux.

No Windows eu apenas mapeava com o ip e a pasta com que eu tinha direito:
\\192.168.zzz.xxx\helio
Digitava login e senha e beleza. Conectava com acesso de leitura e escrita.

No ubuntu, eu tentei acessar pelo menu Locais/Conectar ao Servidor:
Tipo de conexao: Compartilhamento Windows (Escolhi esse, pois acho que esteja compartilhado como servidor samba, pois acesso pelo windows)
Servidor: 192.168.zzz.xxx
Pasta: helio
Nome usuário:helio

Ok. É criado uma pasta na minha área de trabalho onde eu clico duas vezes e é me mostrada os meus arquivos porém, quando abro algum arquivo, o botão Salvar fica desabilitado.

Também tentei usar em "Tipo de Conexao" a opção ssh, pois se eu for no terminal e digitar "ssh 192.168.zzz.xxx" login e senha eu consigo acessar meus arquivos com acesso a leitura e escrita. Mas pelo Locais/Conectar ao Servidor/Tipo de Conexao=SSH sempre aparece uma janela pedindo login, dominio e senha, mas nunca consigo acessar. Será que é por causa deste campo chamado Domínio?

Alguém tem alguma idéia para meu problema?

Abraçus,
Hélio

temp.

Se você quer acessar um servidor linux então creio que seja melhor usar o ssh. Certifique-se que no servidor está instalado o ssh server. Se sim, é só digitar:

$ ssh user@xxx.xxx.x.x:/yyy/

onde x = ip, y = pasta que vc quer acessar, user é um usuário do servidor. Depois disso vc digita a senha e usa como se o computador fosse seu xD Só não dá pra mexer em aplicações X.

Comigo funciona.

Hélio Barbosa

>Se você quer acessar um servidor linux então creio que seja melhor usar o ssh. Certifique-se que no servidor está instalado o ssh server. Se sim, é só digitar:

>$ ssh user@xxx.xxx.x.x:/yyy/

>onde x = ip, y = pasta que vc quer acessar, user é um usuário do servidor. Depois disso vc digita a senha e usa como se o computador fosse seu xD Só não >dá pra mexer em aplicações X.

Obrigado pelo retorno.

Tudo bem, até ai eu consigo. Mas não há como eu mapear como se fosse uma pasta, onde eu possa ter acesso local. Desta maneira é como se eu estivesse lá na máquina remota. Se eu quisesse usar um comando tipo gedit, eu não consigo...

Abraçus,
Hélio

temp.

Não sei se entendi bem. Você quer ter acesso remoto à máquina? Como eu disse, não dá para usar programas do X no ssh, então não da pra abrir o gedit. Mas eu faço tudo em texto mesmo. Se quiser boto aqui o comando pra copiar um arquivo pro seu computador.
Se você ainda não domina bem os comandos em modo texto você pode ler o guia foca.

Caso eu esteja confundindo tudo, explica melhor aí pra eu entender xD

Hélio Barbosa

Então. Entendi sim o que vc quis dizer.
O que eu quero é algo que tenho no windows:
Existe uma pasta em algum computador da rede (exemplo: \\joao\pasta_do_helio ) onde eu consigo mapea-la e ela vira uma Unidade no meu computador, como se fosse um CD-Rom, um disquete ou até mesmo um Disco Rigido onde eu acesso como D:, F: Z:, entendeu?

Mexendo mais um pouco no menu Locais/Conectar ao Servidor/ eu consegui conectar via ssh a minha pasta no servidor que tem o ip 192.168.zzz.xxx  . Dai foi criada uma pasta no meu Desktop onde eu acesso normamente aos meu arquivos. Porém ainda estou com dificuldades de acessar os arquivos de modo "escrita". Abro um arquivo qualquer e o botão Salvar do programa fica Desabilitado. Quer dizer, não consigo alterar o arquivo, só visualizar.

Abraçus,
Hélio

Ariart

Caro colega,

O que voce precisa é instalar os pacotes acima, mas creio que eles já estão rodando em sua máquina..

Exemplo 1 : abra o Konqueror e digite:  smb://IP/compartilhamento

Exemplo 2:

# mkdir /meuwindows
# mount -t smbfs -o username=joão,password=xalala \\ip\compartilhamento \meuwindows

Era isso...

rafasnn

Ariart,

não consegui montar a partição como indicou, gostaria de acessar os arquivos que estão no servidor linux como músicas, eu até visualizo no samba, mas quando vou abrir ele primeiro copia o arquivo e depois executa
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB