Particionando o HD para Duas Distribuições de Linux

Iniciado por lcom23, 24 de Outubro de 2014, 15:40

tópico anterior - próximo tópico

lcom23

Olá Pessoal !
Eu pretendo particionar o HD usando o GParted para que ele fique com o Windows, o Ubuntu e uma outra distro de Linux.
Como vou instalar o Ubuntu 14.10 que acabei de baixar, vou aproveitar e particionar o HD, para deixar pronto para instalar o Ubuntu 14.10 e deixar um Espaço para a segunda Distro de Linux, e também criar uma partição /home compartilhada para as duas distros.
O HD tem 250 GB, e a tabela de partição é msdos. Sendo que pretendo criar ña partição extendida de 235 GB, 4 partições lógicas. Que ficaria assim dividido.
-Partição /raiz da Primeira Distribuição de 30 GB
-Partição /raiz da Segunda Distribuição de 30 GB
-Partição /home de 173 GB que seria compartilhada pelas duas distribuições
-Partição Swap de 2 GB
Então tenho algumas dúvidas.
1- Saber se é recomendado deixar uma Partição /home que seria compartilhada para as duas distribuições de Linux?
2- Saber se os tamanhos das partições /raiz estão de bom tamanho, ou seria preciso aumentar a quantidade de espaço?
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Sergio Benjamim

Pode usar a mesma /home para as duas distros, só tem que lembrar de usar usuários diferentes para cada um.

A raiz de 10 à 40 GB está de bom tamanho.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

lcom23

#2
Ok Sergio, criando uma só partição /home, vou ganhar mais espaço na partição extendida, agora mais uma dúvida, no caso teria que criar usuários root diferentes para cada distro seria isso?
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Anderson_Coelho

Não se esqueça que durante a instalação da segunda distro, marque para usar a mesma partição /home, mas não formate-a.

Em relação aos usuários, será criada uma pasta dentro da /home para cada distro. Por isso os nomes dos usuários de cada uma precisam ser diferentes, pois caso contrário seriam duas pastas com o mesmo nome. Não se preocupe com root, no máximo, talvez você precise alterar permissões da /home/usuario caso queira acessar a pasta de uma distro enquanto estiver usando outra.

Sugestão: você pode apontar as pastas Vídeo, Músicas, Downloads, etc, em um mesmo local (nas duas distros), para que as duas usem o mesmo espaço também. Não tenho certeza se será preciso alterar permissões. Lembre que se quiser isso, não use criptografia da pasta pessoal durante a instalação.

druidaobelix

E uma outra opção é simplesmente fazer isso:

sda1 - Windows - ntfs
sda2 - sistema de arquivos - ntfs - arquivos pessoais (todos)
sda3 - Distro Linux 1 - raiz e home da distro 1 (aqui fica o grub controle) - ext4
sda4 - Estendida
sda5 - Distro Linux 2 - raiz e home da distro 2 - ext4 (geralmente para testes)
sda6 - swap

Vantagem: uma partição exclusiva para aquilo que é de fato arquivo pessoal e evita confusão de formatar por engano, instalar por engano, etc, perdendo num descuido ou desatenção os documentos pessoais;

Desvantagem: algumas vezes irá requerer que um documento criado no ambiente de qualquer um dos S.O. instalados seja manualmente transferido para a partição de arquivos pessoais, mas nada que não possa ser razoavelmente automatizado por um bom sistema de links e ainda por um script de transferência automática.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

lcom23

Gostaria de agradecer a todos que responderam a esse tópico, ao Sergio, Anderson e Druida, as dicas foram muito úteis para mim, e acredito que será útil também para alguém que tenha dúvidas na questão de particionamento de um HD.
Como vou particionar o HD usando o GParted pela primeira vez, vou usar a opção que o DruidaObelix indicou, porque foi a maneira mais fácil que eu entendi, mas com certeza nas próximas instalações vou deixar uma partição /home para duas distros.
Obrigado.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

druidaobelix

Então, /lcom23/, feito o particionamento, comece por instalar o Windows em sda1, pois ele irá gravar a MBR e sobrescrever o que tiver lá, então ele deve ser o primeiro da lista de instalação.

Depois, se quiser, instalar a distro do dia-a-dia, de uso real em sda3. Quando o instalador perguntar onde quer instalar o bootloader (o grub), diga que é para instalar na MBR de sda. É aqui que vai ficar o controle real do bootloader do disco como um todo, você sempre irá atualizar o grub rodando sudo update-grub.

Por último, quando foi instalar a segunda distro (supostamente para experiências, testes, etc), em sda5, quando o instalador perguntar onde instalar o o bootloader (o grub), diga que é para instalar no próprio sda5. Depois de instalado (e nas quantas vezes por experiência você instalar aqui uma nova distro), volte sempre no sistema instalado em sda3 e por lá faça a atualização do menu do grub, rodando o sudo update-grub.

Depois que tiver tudo instalado é possível ir fazendo algumas incrementações que facilitam o uso cotidiano para o gerenciamento de arquivos.
A partição sda2, com sistema de arquivos ntfs, vai aparecer no Windows como sendo o disco D, onde estarão seus arquivos pessoais.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

lcom23

#7
Mais uma vez Druidaobelix, obrigado pelas dicas.

No HD já tinha o Windows e o Ubuntu 13.10 instalado, eu fiz uma instalação limpa para o Ubuntu 14.10, e usei o Gparted para particionar o HD, que ficou da seguinte maneira.
/dev/sda1 - ntfs
/dev/sda2 - ntfs
/dev/sda3 - extended
/dev/sda5 - ext4 - /raiz do Ubuntu
/dev/sda6 - ext4 - /home do Ubuntu
/dev/sda7 - Swap
/dev/sda8 - ext4

Sendo que eu ainda não instalei a outra distro de Linux, mas deixei o seu espaço já reservado em /dev/sda8
E instalei o Grub na MBR de /dev/sda.
Então quando for instalar  a segunda Distro de Linux, instalar o Grub  na /dev/sda8 seria isso?

Outra dúvida, quando for usar o comando
sudo update-grub  tem que ser como root?
E esse comando é para atualizar as instalações que estão no HD ?




>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

druidaobelix

CitarEntão quando for instalar  a segunda Distro de Linux, instalar o Grub  na /dev/sda8 seria isso?

Isso, esse "segundo" Grub instalado, no caso, na própria sda8, é um 'falso' grub, pois ele na verdade não atualiza nada no menu do grub e no gerenciamento verdadeiro do bootloader do disco como um todo. O controle real está e continuará sendo feito, no seu caso, lá no sda5. Assim, sempre que você instalar uma nova distro em sda8, no processo de instalação dela mande sempre instalar o grub na própria partição sda8, nunca na MBR, depois de instalado você inicia o sistema pela sda5 e estando lá, agora sim, faz o sudo update-grub.

É fácil de entender, o disco como um todo só pode ter um único gerenciador de boot (menu do grub), ainda que você tenha 10 distribuições instaladas em 10 partições diferentes, pelo simples fato que a tela inicial do computador é única para quantas forem as distribuições instaladas.

Citarsudo update-grub  tem que ser como root?

O uso do "sudo" já o torna 'root' para aquele comando específico, isto é, um 'root' temporário, apenas para aquele comando, o que é uma maneira de facilitar a vida, pois por uma questão de segurança você não deve ficar o tempo todo na condição de 'root'. Como 'root' muitas bobagens podem ser feitas, então fique sempre como usuário normal (o seu username) e apenas quando realmente precisar se transforme em 'root' temporário usando o 'sudo' antes de um comando que o peça.

Em regra comandos importantes, que potencialmente podem fazer modificações importantes no sistema, pedem a condição de 'root'.


CitarE esse comando é para atualizar as instalações que estão no HD ?

O sudo update-grub serve, grosso modo, para atualizar as entradas no menu do grub, o menu inicial do sistema quando há mais de um sistema operacional instalado no(s) disco(s).

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

clodoaldops

Num hd de 235gb eu deixaria 200gb p/ ubuntu + 2 gb p/ swap + 33gb p/ testar outras distros
Ficaria assim:
sda1...ext4...30gb.../...ubuntu-lts
sda2...ext4...170gb.../home...ubuntu-lts
sda3...swap...2gb
sda4...ext4...33gb.../...outro-linux

Assim vc poderá testar varias distros na sda4, instalando / e /home na mesma partição e ainda mantendo seu ubuntu-lts configurado na sda1/sda2

lcom23

#10
Obrigado Druidaobelix mais uma vez pelas dicas e pelas respostas, sempre tive essa dúvida em relação a instalação do Grub de uma segunda distro de Linux.
E agradecer também ao Clodoaldo.
E agradecer a todos do fórum.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram