Investigação - Será Ubuntu?

Iniciado por Ro301, 14 de Setembro de 2014, 09:39

tópico anterior - próximo tópico

Cleiton Nunes

Extendendo a conversa, deêm uma bizoiada neste vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=Co4i_d47e1I
Aproveitem e xingem muito os caras lá para tirarem esse exagero de animações.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Ro301

Em relação ao que foi dito sobre o GIMP trago algumas noticias:

Do que andei a pesquisar realmente o GIMP não tem o recurso CMYK. Porém já se escreveu muito sobre esse ponto classificando como negativo. Deixo-vos uma citação de um respeitado site brasileiro que aborda o assunto da seguinte maneira:

"Como pontos negativos, vale ressaltar a lentidão na hora de abrir o programa e a falta de suporte ao sistema de cor CMYK. " - http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/gimp.html

Com tantas criticas pode ser que os desenvolvedores apostem no formato CMYK.
O artigo só aponta dois pontos negativos ao software. A falta de CMYK e a lentidão ao abrir o GIMP. Uma lentidão de 5 segundos. Se isso é um ponto negativo, que venham mais. O GIMP é quase perfeito. Só lhe falta mesmo o formato CMYK :)

No mesmo artigo ainda aprendi uma função nova sobre o GIMP que passo a partilhar: Quem quiser que o GIMP integre as duas boxes (paletes), ou seja deixam de flutuar e ficam integrandes ao software como acontece no photoshop deve seguir estes passos : Windows>Single-windows

Mais novidades sobre a nova versão do GIMP aqui - http://www.gimpbrasil.org/2012/05/conheca-as-principais-novidades-do-gimp.html

jkmsjq

Citação de: davidpt online 17 de Setembro de 2014, 17:26
[...]
O Inskape tem CMYK?

O scribus é mais para a criação de revistas, publicações. Já agora confirme-me se ele tem CMYK, sf.

[...}

Para primeira pergunta: nativamente não. Pelos mesmos motivos do GIMP.

Para a segunda pergunta: sim. Mas precisa configurar.

No que tange ao seu último comentário, no GNU/Linux segue uma linha de fluxo de trabalho semelhante ao da Adobe: cada serviço no seu aplicativo correto. Ou seja:

Textos produzidos no processador de textos;
Imagens em bitmap no GIMP;
Desenhos vetoriais no Inkscape;
Fechamento do arquivo no Scribus.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Ro301

Citação de: Cleiton Nunes online 17 de Setembro de 2014, 17:50
Extendendo a conversa, deêm uma bizoiada neste vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=Co4i_d47e1I
Aproveitem e xingem muito os caras lá para tirarem esse exagero de animações.

Gostei do video. Aqui está um bom exemplo de profissionalismo ao mais alto nivel com software livre.

Ro301

Citação de: jkmsjq online 17 de Setembro de 2014, 18:03
Citação de: davidpt online 17 de Setembro de 2014, 17:26
[...]
O Inskape tem CMYK?

O scribus é mais para a criação de revistas, publicações. Já agora confirme-me se ele tem CMYK, sf.

[...}

Para primeira pergunta: nativamente não. Pelos mesmos motivos do GIMP.

Para a segunda pergunta: sim. Mas precisa configurar.

No que tange ao seu último comentário, no GNU/Linux segue uma linha de fluxo de trabalho semelhante ao da Adobe: cada serviço no seu aplicativo correto. Ou seja:

Textos produzidos no processador de textos;
Imagens em bitmap no GIMP;
Desenhos vetoriais no Inkscape;
Fechamento do arquivo no Scribus.

Outro grande choque. Não faz sentido que o Inskape não tenha a opção CMYK. Se ele trabalha com vetores como é obvio as pessoas e empresas querem imprimir. Sabes como fazer com o o Inskape aceite o formato CMYK? Sem pesquisares, se te lembrares. Afinal este tópico não eram para estes assuntos.

Ainda bem que soube destes promenores agora...

MatheusWillder

Citação de: davidpt online 16 de Setembro de 2014, 17:54
[...] Isto porque o pessoal que usa linux prefere software free. [...]

Pessoalmente, nunca gostei dessa cultura do "tem de ser free", já criei tópico aqui sobre isso e o pessoal desceu a lenha em mim. Meu pensamento é que o software tem de ser bom, por que vou usar o Gimp se o Photoshop me atende melhor?

Nota: é apenas um exemplo, o Gimp me atende perfeitamente bem. :)

Cleiton Nunes

Citação de: MatheusWillder online 17 de Setembro de 2014, 20:27

Pessoalmente, nunca gostei dessa cultura do "tem de ser free", já criei tópico aqui sobre isso e o pessoal desceu a lenha em mim. Meu pensamento é que o software tem de ser bom, por que vou usar o Gimp se o Photoshop me atende melhor?

Pra um software ser bom ele não precisa ser livre, se você quer um software bom então precisa que ele seja bom dãa, e se quer usar software livre então ele TEM que ser livre usadhauehahe, mesmo que não seja "bom" (o que é relativo), entendeu o que eu quis dizer? XD, são coisas diferentes.
No caso se você segue esta filosofia digamos 'hacker' de liberdade, você vai defender sempre o que é livre, não necessáriamente o que é "bom".
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

MatheusWillder

Citação de: Cleiton Nunes online 17 de Setembro de 2014, 20:44
Pra um software ser bom ele não precisa ser livre, se você quer um software bom então precisa que ele seja bom dãa, e se quer usar software livre então ele TEM que ser livre usadhauehahe, mesmo que não seja "bom" (o que é relativo), entendeu o que eu quis dizer? XD, são coisas diferentes.
No caso se você segue esta filosofia digamos 'hacker' de liberdade, você vai defender sempre o que é livre, não necessáriamente o que é "bom".

Penso não ter me expressado direito ou você não compreendeu mesmo o que eu quis dizer, eu quis dizer que não ligo se o software é proprietário ou livre, não vou usar esse critério para usá-lo, e sim o critério de qual me atende melhor.

Ro301

Citação de: MatheusWillder online 17 de Setembro de 2014, 20:27
Citação de: davidpt online 16 de Setembro de 2014, 17:54
[...] Isto porque o pessoal que usa linux prefere software free. [...]

Ninguém disse que o software tem de ser free. O que acontece é que as pessoas que usam o linux (algumas) é pelo conceito que ele representa. Pessoas como nós que trabalham arduamente para deixar um legado. Essas pessoas deixam o código aberto. Por exemplo, o windows pode ter código espião (é o mais provavel). Além disso, o software pago (algum) é muito caro.

Só compensa para um número reduzido de pessoas usar o photoshop. Não conheço caracteristicas especiais que ele tem mas acredito que atende um número muito pequeno. Agora se estás à procura de status etc opta por ele.

Por exemplo, gosto da Apple. Penso no futuro adquirir um macbook air. Pelas suas caracteristicas mas também pelo design do próprio equipamento e por tudo o que representa. Ele é pago porém acredito que na altura certa cumpre bem as minhas necessidades ao contrário de outro pc. Não instalo no mac o linux porque gosto do sistema operativo da apple. Mas se fosse um pc com windows desistalava e instalava o linux.

Para mim não compensa nem faz sentido usar um pc em dual boot. Só se não existir software para o linux. Por exemplo, conheço pessoas que trabalham na área automóvel e eles têm necessidade de usar o XP porque os softwares que analisam os carros só são compativeis com o xp. Já tentaram correr com o wine mas não dá.

Até agora não encontro nada que o linux não faça mas há excepções. Não nos esqueçamos que a microsoft é uma empresa que investe muito em fechar o mercado. Não é por acaso que só à softwares compativeis com o windows. É por estas razões que prefiro o software livre.

Isso não implica que não devemos pagar por ele. Já fiz donativos de acordo com aquilo que posso dar.

O Mac também tem sistema operativo fechado e claro que sei que pode conter ferramentas que violem a minha privacidade. Além de quê os pc's estão cada vez mais celados para ninguém os abrir e ver como as coias são feitas. Isso faz com que o conhecimento fique nas mãos de poucos.

Aprendi a valorizar o software livre. Não por ser gratuito, principalmente por ser transparênte, construido por pessoas como nós, com sonhos e vontade de aprender.

Cleiton Nunes

Citação de: MatheusWillder online 17 de Setembro de 2014, 20:49
Citação de: Cleiton Nunes online 17 de Setembro de 2014, 20:44

Penso não ter me expressado direito ou você não compreendeu mesmo o que eu quis dizer, eu quis dizer que não ligo se o software é proprietário ou livre, não vou usar esse critério para usá-lo, e sim o critério de qual me atende melhor.

Eu te entendi perfeitamente. Mas digamos que você seja um "cara do software livre", você não vai defender o uso do photoshop por exemplo, mesmo que ele seja melhor. Você vai defender o Gimp porque ele é livre e ponto final. Pra VOCÊ o que importa é a qualidade e somente isso, mas para eles o que importa é que o programa seja livre, por isso essa falta de compreensão, são questões diferentes.

MatheusWillder

Citação de: Cleiton Nunes online 17 de Setembro de 2014, 20:57
Eu te entendi perfeitamente. Mas digamos que você seja um "cara do software livre", você não vai defender o uso do photoshop por exemplo mesmo que ele seja melhor. Você vai defender o Gimp porque ele é livre e ponto final. Pra VOCÊ o que importa é a qualidade e somente isso, mas para eles o que importa é que o programa seja livre, por isso essa falta de compreensão, são questões diferentes.

Eu sei, meus pontos de vista em geral não combinam com o resto dos usuários do fórum (com apenas uma ou outra exceção) então por isso fico na minha.

Apenas fiz a observação de que o uso do software livre não é unânime entre os usuários do Ubuntu (ou de outras distros), supondo que o que o vídeo do tópico mostrasse fosse uma área de trabalho com Ubuntu, o dono poderia apenas se dar melhor com o Photoshop ao invés do Gimp.

Cleiton Nunes

Citação de: davidpt online 17 de Setembro de 2014, 20:53

Aprendi a valorizar o software livre. Não por ser gratuito, principalmente por ser transparênte, construido por pessoas como nós, com sonhos e vontade de aprender.

Você entendeu. Não é um shop grátis, né? É uma questão mais ampla, de direito a ter conhecimento, ter privacidade, pode modificar por aquilo que pagou... etc

Cleiton Nunes

Citação de: MatheusWillder online 17 de Setembro de 2014, 21:08
Citação de: Cleiton Nunes online 17 de Setembro de 2014, 20:57
Eu te entendi perfeitamente. Mas digamos que você seja um "cara do software livre", você não vai defender o uso do photoshop por exemplo mesmo que ele seja melhor. Você vai defender o Gimp porque ele é livre e ponto final. Pra VOCÊ o que importa é a qualidade e somente isso, mas para eles o que importa é que o programa seja livre, por isso essa falta de compreensão, são questões diferentes.

Eu sei, meus pontos de vista em geral não combinam com o resto dos usuários do fórum (com apenas uma ou outra exceção) então por isso fico na minha.

Apenas fiz a observação de que o uso do software livre não é unânime entre os usuários do Ubuntu (ou de outras distros), supondo que o que o vídeo do tópico mostrasse fosse uma área de trabalho com Ubuntu, o dono poderia apenas se dar melhor com o Photoshop ao invés do Gimp.

Não tem excessão aqui, poucos ligam pra essa cultura.