Falha no som pelo HDMI

Iniciado por alissongamer, 14 de Agosto de 2014, 09:07

tópico anterior - próximo tópico

alissongamer

Pessoal estou começando a usar o Ubuntu, e estou cada dia aprendendo mais, mas tem um erro que ainda não consegui resolver.
Eu baixei e instalei o driver da minha placa de vídeo AMD R9 290, mas tanto na versão do ubuntu 13 quanto na mais recente ocorre um defeito no som pelo HDMI, o som fica engasgando e chiando. Testei pelo headset e funcionou normal. Aí fiz uma instalação limpa do Ubuntu 14.4 testei assistir um vídeo sem instalar driver nenhum, e o som ainda dava defeito, mas só que menos, pois alguns vídeos funcionava, mas depois que instalei o driver mais recente da AMD os defeitos pioraram novamente.
Existe alguma solução ou é erro no driver Catalyst?

Renan Rischiotto

Olá!

Que plaquinha boa heim hehehe

Então, quando você conecta o cabo HDMI você reinicia o sistema?

Abraços!

alissongamer

Na verdade eu sempre uso pelo HDMI, tanto pra imagem quanto pelo som, ou seja, eu já inicio o Ubuntu como HDMI conectado

Renan Rischiotto

Seu sistema está atualizado?

Qual kernel está usando?

alissongamer

Eu estou com o Ubuntu 14.4 e o Kernel é o 3.13.0-34-generic

Tota

Citação de: alissongamer online 14 de Agosto de 2014, 09:07
Eu baixei e instalei o driver da minha placa de vídeo AMD R9 290, mas tanto na versão do ubuntu 13 quanto na mais recente ocorre um defeito no som pelo HDMI, o som fica engasgando e chiando. Testei pelo headset e funcionou normal. Aí fiz uma instalação limpa do Ubuntu 14.4 testei assistir um vídeo sem instalar driver nenhum, e o som ainda dava defeito, mas só que menos, pois alguns vídeos funcionava, mas depois que instalei o driver mais recente da AMD os defeitos pioraram novamente.
Existe alguma solução ou é erro no driver Catalyst?

Ola

pelo que eu entendo, o som é controlado por drivers de som, e o vídeo por drivers de video.

Assim, o driver Catalyst só gerencia vídeo, não tendo nada a ver com som.

O responsável pelo gerenciamento de som no Ubuntu é o Pulse áudio.

Instale os pacotes

paman
paprefs
pavucontrol

ajuste o som por eles.

kalix

em configurações de som na aba Saída aparece algo indicando HDMI Audio interno voce seleciona essa opção ao ligar o cabo hdmi?