Permissão negada, não sei virar root!

Iniciado por Rousseaubranco, 06 de Agosto de 2014, 17:42

tópico anterior - próximo tópico

Rousseaubranco

Caros senhores (as).

Estou tentando instalar um 'mod' em um jogo no Ubuntu (13.10), mas creio que há algo errado, ou pior, que esteja fazendo algo errado.

Trata-se do jogo Minetest, que consegui baixar de modo fácil pela Central de Programas.

Feito o primeiro passo passei a fase seguinte, que contempla o acréscimo de 'mods', coisa que deveria ser tão fácil como a instalação pela Central.

Bastava baixar um arquivo, descompactá-lo, renomeá-lo e por fim adicioná-lo a uma pasta específica do jogo mencionado. Simples assim!

Baixei o 'mod', descompactei, alterei o nome da pasta conforme solicitado e... surpresa!!! A Permissão foi Negada!

Mexi, consultei novos vídeos sobre a instalação e nada, encontrei, ao meu ver o problema, o proprietário do programa é o Root, que neste caso nãoé o Administrador, no caso eu!

Não consigo modificar o proprietário e sem o necessário de conhecimento, temo ir ao terminal e provocar a 3ª Guerra Mundial, ou um Apocalipse, que acabaria com a espécie humana!

Assim peço o auxílo!

Link do Jogo - minetest.net

delhmc

Tente executar o comando abaixo via terminal (Teclas: Ctrl + Alt + T) para dar acesso irrestrito à pasta com a permissão negada (vai precisar digitar a senha de administrador, a mesma que vc possivelmente definiu depois de instalar o sistema):

sudo chmod 777 /nome_da_pasta

Rousseaubranco

Minha alegria durou até o Enter! Abri o terminal e digitei (conferi antes) o script e apos digitar a senha ele (não sei bem que seria o terminal) informou que não foi possível encontrar a pasta ou diretório.

No caso digitei a pasta 'mods', que fica no fim de diversos cliques!
Em seguida, ousando, digitei o nome da pasta onde estava esta pasta, Minetest... mesma resposta
Segui crendo que acertaria, usando a lógica de uma pasta para cima, era a vez de 'share', que resultou em nada e por fim 'usr' que também nada fez!

Ainda perdido!

Ah! a resposta "chmod: não é possível acessar "/mods": Arquivo ou diretório não encontrado"

delhmc

Você precisa saber exatamente onde se encontra a pasta que vc deseja desbloquear e informar o caminho completo. Abra o seu Gerenciador de Arquivos e vá navegando até a pasta desejada. No topo da tela do seu gerenciador de arquivos, pode aparecer algo como /usr/etc/share/nomeJogo/mods... Então, o comando ficaria assim:

sudo chmod 777 /usr/etc/share/nomeJogo/mods

Rousseaubranco

Olha só: "/usr/share/games/minetest/games/minetest_games/mods": Arquivo ou diretório não encontrado"
Acho que temos (tenho) outro problema no caminho...

Ontem a pasta do Minetest aparecia depois do share e algumas vezes não.

vou tentar instalar novamente o jogo, será possível determinar um local diferente? Digo instalar ele na área de trabalho ou em uma pasta criada em algum lugar?

delhmc

Oi... Então, ou o diretório realmente não existe ou continua algo errado no caminho. Lembre-se de que no Linux letras maiúsculas e minúsculas são diferentes, dessa forma, MODS é diferente de mods e ambas são diferentes de Mods, e assim por diante. Esse conceito serve para todas as letras. Certifique de estar digitando corretamente de forma idêntica, respeitando este detalhe.

Sobre o que você comentou abaixo:
CitarOntem a pasta do Minetest aparecia depois do share e algumas vezes não.
Creio ser impossível isso acontecer. Olha só, há duas pastas "games" mesmo neste caminho? Não tá errado?

platao

Ja tentaram com o comando gksu nautilus ?

ele abre o nautilus como root em modo grafico e vc vai la no arquivo. clica com o direito do mouse e em preferencias deixa la leitura e escrita e executar como uma programa, se for o caso de um executavel.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Rousseaubranco

E lá vamos nós de novo! Nada ainda!

Conferi o caminho, existem duas pastas 'games' mesmo!

Conferi a escrita "maiúsculas ou minúsculas", somente minúsculas, nada digitado errado! Conferi várias vezes.

Pergunta 1... se eu vejo o local, digo as pastas, como pode não haver diretório ou arquivo?

Pergunta 2 ... a troca da permissão - chmod 777 - no 'usr' não deveria por si só liberar as demais?

Pergunta 3 ... o que é uma Pasta 'inode/directoru'?

delhmc

Acho que vc vai ter de fazer chmod 777 em todas as pastas e subpastas que vc queira liberar acesso geral...

Arthur Bernardes

Não é a melhor solução usar permissão 777, pode usar 775.

delhmc

Citação de: Arthur Bernardes online 08 de Agosto de 2014, 17:08
Não é a melhor solução usar permissão 777, pode usar 775.
Boa tarde Arthur, poderia explicar pra gente a diferença entre 775 e 777? Queremos aprender, rs vlw!

Arthur Bernardes

O básico está aqui:

O octal 7 dá permissão RWX (leitura, gravação e execução) e 5 somente RX (leitura e execução).

Procure sobre permissões no Linux, é um largo assunto.

O que está tentando fazer? O tópico ficou meio confuso para mim.

delhmc

Pois é Arthur, se a necessidade é escrita na pasta (De acordo com o relato do colega, problema de escrita geralmente dá a mensagem "Permissão negada") o comando 775 não irá resolver, por isso sugeri o 777, que libera tudo, afinal é somente o jogo que irá usar este local...

irtigor

Cada numero representa uma pessoa/grupo. O primeiro é o dono (777), o segundo é pro grupo dono do arquivo (777), o terceiro é pra qualquer um que não seja dono do arquivo ou parte do grupo dono do arquivo (777). Por via de regra você nunca precisa usar 777 como permissão, se precisar fazer tudo ou o arquivo vai ser teu, ou você vai ser parte do grupo dono do arquivo.

JuarezFranco

Uma dica.

Abra a pasta onde esta o arquivo.

Tecle: ctrl+L -> assim descubro o caminho completo. Apenas copio e colo no terminal.

2a dica. Abra o terminal, abra a pasta onde esta o seu arquivo. Clique com o mouse no arquivo ou na pasta e empurre ele para dentro do terminal.

3a dica instale uma extensão do unity( gerenciador de pastas) que ao pressionar o botão direito do mouse dentro da pasta. Vai surgir uma opção chamar abrir no terminal. Essa é a melhor.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley