(Tutorial) Emulando Guitar pro 5 no ubuntu

Iniciado por usuario verde, 31 de Outubro de 2008, 19:46

tópico anterior - próximo tópico

usuario verde

Seja bem vindo pessoal!

Bem depois que eu migrei pro linux mais precisamente o ubuntu senti a falta de um programa que lesse partituras ao mesmo tempo tablaturas e as tocasse também.Esse programa chamasse guitar pro e só existi para o windows infelizmente, depois de uma busca incaçavel na internet por um programa generico encontrei um chamado tuxguitar, é um bom programa não é ruim o problema é que eu já me acustemei e tambem tenho mais facilidade para mexer no guitar pro,sendo assim, descobri o emulador wine e logo o emulei e depois vi que não tinha som no linux ele não reconhecia os midis , ai achei um tutorial o mesmo que eu vou postar aqui que eu não lembro de quem é a autoria.(se alguem souber fale que eu posto os créditos)
Se você estiver interessado nesse programa vai fundo esse tutorial realmente funcionou comigo, chega de enrrolação

Vamos-lá?

Emulando pelo wine

o guitar pro que eu usei baixei no site www.isohunt.com o arquivo chama Guitar Pro 5.2 (with complete RSE packs) emule o arquivo .exe, não coloco o link aki porque não sei se é coerente com as regras do forum

Abra seu gerenciandor de pacotes(sitema|administração|gerenciado de pacotes synaptic).
Ao abrir o gerenciador de pacotes, sera solicitada a sua senha de root.digite a e clique em ok.

Clique em procurar e digite Wine , clique no botão procura.

Clique no quadrado a esquerda e selecione a opção marcar para instalação, depois clique em aplicar

Aguarde o termino da instalação

Quando terminar a instalação, clique em fechar.
Senão aparecerem mensagens de erro significa que a instalação foi efetuado com suceso

Agora vamos configurar o Wine.

Clique na guia aplicações |Wine|configuração wine

Verifique a opção sistema operacional Windows Xp está marcada.Você poderá alterar mais tarde.

Clique nas unidades. Em seguida, clique no botão auto detectar para que o wine detecte suas unidades. Feito isso, clique em aplicar e depois em ok.Pronto! Seu wine está instalado.

Instalando o arquivo .exe do guitar pro

Abra o driver em que esta o arquivo de instalação do guitar pro ou seja o arquivo .exe, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo Setup.exe e selecione a opção abrir com outra aplicação.

Na nova janela que aparece, clique na opção usar um comando personalizado...e depois em navegar...

Procure o arquivo wine e clique em abrir.Na janela seguinte , clique novamente em abrir.
Observe a caixa Usar comando personalizado aparece o caminho para onde o wine está instalado no seu disco (/usr/bin/wine)

depois de clicar mais uma vez em abrir , a instalação do Guitar pro começará.Elá é simples apenas próximo próximo e conxluir

depois que iniciar coloque o cd key vindo juntamente com arquivo do programa que você baixou no isohunt ou outro site.

Para iniciar o guitar pro, clique em aplicações |Wine|Programas|Gutar pro 5.

Se você observar notara qu mesmo abrindo qualuqer arquivo do guitar pro ele não sai som , isso porque o linux não reconheceu o midi do guitar pro.

fonte:revista easy linux

Agora vamos configurar o som

Para instalação do  midi precisamos instalar

Receita:
- timidity
- freepats
- msttcorefonts

Modo de Preparo:

Antes de mais nada, vamos instalar um pacote de fontes:

#apt-get install msttcorefonts

Porque? Pode ser que as fontes no GP5 fiquem com caracteres estranhos, tanto na instalação quanto na execução do programa.

Baixe o Guitar Pro 5 (GP5DEMO.exe) no site do Guitar Pro. Instale-o com Next, Next, Finish. Se aparecer um erro na instalação, apenas clique em ignorar.

Para tocar midi no nosso Debian precisamos do Timidity. O Timidity converte o midi para áudio em tempo real. Para instalar:

#apt-get install timidity freepats

Tá, mas e esse freepats aí? Eu explico! Freepats são patches de instrumentos, ou seja, são arquivos que simulam sons de instrumentos que são interpretados pelo Timidity. Legal né?

Agora vamos iniciar o timidity, no console:

$timidity -iA

O paramêtro iA serve para rodar o Timidity como servidor midi default para Alsa, permitindo a execução dos seus miis

Abra o Guitar Pro 5 e clique em Opções, configurações MIDI. Em Porta Dispositivo, escolha Timidity. Em MIDI Input (Nota por Nota) faça o mesmo. Clique em OK.

Pronto, se tudo ocorreu bem seu GP5 já deve estar funcionando! Carregue uma tablatura e verifique se o som está saindo
Se o som sair "embolado", você pode desmarcar o recurso do Guitar Pro chamado RSE [Realist Sound Engine] (aperte F2 para ativar/desativar este recurso). Lembrando que esse recurso está presente na versão Full. Na versão demo (usada no tutorial) este recurso não está presente.

fonte: tutorial retirado da internet

Eu consegui instalar o midi aki apenas digitando os comando

#apt-get install timidity freepats

$timidity -iA

Veja como seu computador responde , caso não consiga instalar as fontes e você  notar que não tem necessidade de instalar as fontes passe para o próximo passo.

fonte: tutorial do wine revista easy linux, e turorial timidity retirado e adaptado da internet.

espero que tenham gostado

abraços

Felix

Isso mesmo verde..... a iniciativa do tutorial é essa mesma, só que você colocou parcialmente os créditos, coloque também o link original, daí fica uma beleza.

Parabéns! Tá indo por um bom caminho.

usuario verde

Citação de: Felix online 31 de Outubro de 2008, 20:41
Isso mesmo verde..... a iniciativa do tutorial é essa mesma, só que você colocou parcialmente os créditos, coloque também o link original, daí fica uma beleza.

Parabéns! Tá indo por um bom caminho.

Opa, obrigado pelo apoio. em relação aos créditos a configuração das midis eu não me lembro da onde eu achei , mesmo assim, quem souber pode falar que eu coloco no tópico sem nenhum problema.

Morkan

Vlw ,muito bom ajudou de mais aqui ,já estava desesperado rsrs ,o único que achei que falou algo diferente dos demais ,e funcionou XD