Autor Tópico: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades  (Lida 6885 vezes)

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Online: 30 de Julho de 2014, 13:35 »
Olá,

Não estou a conseguir encontrar drives para controlar a caneta e os botões da mesa. Também não encontro a aplicação fun da wacon. Alguém me consegue ajudar?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2014, 21:06 »
Olá!

Qual é a versão do seu Ubuntu?

Abraços!

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2014, 14:03 »
Olá!

Qual é a versão do seu Ubuntu?

Abraços!

É a ultima versão penso eu...

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2014, 20:29 »
Encontrei este link - http://www.wacom.eu/index4.asp?pid=29&lang=en

É do site da wacon. Eles mandam procurar os drivers aqui - http://linuxwacom.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page

Não entendo nada desta ultima página...

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2014, 22:44 »
Olá!

Qual é a versão do seu Ubuntu?

Abraços!

É a ultima versão penso eu...

14.04?

Rode este comando no terminal e poste o resultado aqui:

lsb_release -a

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2014, 22:48 »
Nesta página existe 3 opções.

Qual se aplica melhor ao seu problema? Kernel Driver, X Driver ou libwacom?

Você atualizou o sistema quando instalou?

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2014, 07:02 »
Olá!

Qual é a versão do seu Ubuntu?

Abraços!

É a ultima versão penso eu...

14.04?

Rode este comando no terminal e poste o resultado aqui:

lsb_release -a

Olá,

Vocês ás vezes parecem os médicos, sabem? Mandam-nos fazer exames e prescrevem medicamentos sem explicar para que são. Pedia que informassem o objetivo dos comandos que pedem...

Citar
LSB Version:   core-2.0-amd64:core-2.0-noarch:core-3.0-amd64:core-3.0-noarch:core-3.1-amd64:core-3.1-noarch:core-3.2-amd64:core-3.2-noarch:core-4.0-amd64:core-4.0-noarch:core-4.1-amd64:core-4.1-noarch:security-4.0-amd64:security-4.0-noarch:security-4.1-amd64:security-4.1-noarch
Distributor ID:   Ubuntu
Description:   Ubuntu 14.04.1 LTS
Release:   14.04
Codename:   trusty

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2014, 07:03 »
Nesta página existe 3 opções.

Qual se aplica melhor ao seu problema? Kernel Driver, X Driver ou libwacom?

Você atualizou o sistema quando instalou?

Não sei para que serve cada uma das coisas que mensionas-te. O meu sistema está actualizado...

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2014, 12:05 »
Olá!

Qual é a versão do seu Ubuntu?

Abraços!

É a ultima versão penso eu...


[...]
Rode este comando no terminal e poste o resultado aqui:

lsb_release -a

Citar
Olá,

Vocês ás vezes parecem os médicos, sabem? Mandam-nos fazer exames e prescrevem medicamentos sem explicar para que são. Pedia que informassem o objetivo dos comandos que pedem...

Citar
LSB Version:   core-2.0-amd64:core-2.0-noarch:core-3.0-amd64:core-3.0-noarch:core-3.1-amd64:core-3.1-noarch:core-3.2-amd64:core-3.2-noarch:core-4.0-amd64:core-4.0-noarch:core-4.1-amd64:core-4.1-noarch:security-4.0-amd64:security-4.0-noarch:security-4.1-amd64:security-4.1-noarch
Distributor ID:   Ubuntu
Description:   Ubuntu 14.04.1 LTS
Release:   14.04
Codename:   trusty

Às vezes se faz necessário solicitar a realização de alguns comandos específicos para termos informações precisas das características tanto do software quanto do hardware. Isto é mais importante ainda quando o usuário não consegue, ou não sabe oferecer informações exatas do problema.

No caso específico do comando solicitado por Renan lsb_release -a, este oferece a versão exata do Ubuntu que é executado na máquina do usuário.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2014, 12:30 »
Olá!

Qual é a versão do seu Ubuntu?

Abraços!

É a ultima versão penso eu...


[...]
Rode este comando no terminal e poste o resultado aqui:

lsb_release -a

Citar
Olá,

Vocês ás vezes parecem os médicos, sabem? Mandam-nos fazer exames e prescrevem medicamentos sem explicar para que são. Pedia que informassem o objetivo dos comandos que pedem...

Citar
LSB Version:   core-2.0-amd64:core-2.0-noarch:core-3.0-amd64:core-3.0-noarch:core-3.1-amd64:core-3.1-noarch:core-3.2-amd64:core-3.2-noarch:core-4.0-amd64:core-4.0-noarch:core-4.1-amd64:core-4.1-noarch:security-4.0-amd64:security-4.0-noarch:security-4.1-amd64:security-4.1-noarch
Distributor ID:   Ubuntu
Description:   Ubuntu 14.04.1 LTS
Release:   14.04
Codename:   trusty

Às vezes se faz necessário solicitar a realização de alguns comandos específicos para termos informações precisas das características tanto do software quanto do hardware. Isto é mais importante ainda quando o usuário não consegue, ou não sabe oferecer informações exatas do problema.

No caso específico do comando solicitado por Renan lsb_release -a, este oferece a versão exata do Ubuntu que é executado na máquina do usuário.

ah... obrigado. Entendo que seja necessário pedir informação exata do pc. Penso é que podem dizer para que serve essa informação. Afinal de contas também quero aprender :)

Grande dor de cabeça istalar os comandos da mesa da wacon no ubuntu. Só não funciona os botões da mesa.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2014, 22:51 »
Nesta página existe 3 opções.

Qual se aplica melhor ao seu problema? Kernel Driver, X Driver ou libwacom?

Você atualizou o sistema quando instalou?

Não sei para que serve cada uma das coisas que mensionas-te. O meu sistema está actualizado...

Olá!

Na descrição de cada um diz assim:

Kernel Driver

Um driver de kernel é necessário para inicializar o tablet e traduzir protocolos específicos de hardware em eventos de entrada padrão. Nós contribuimos com correções diretamente para o kernel do Linux, bem como manter um módulo do kernel out-of-trees que permite kernels antigos para trabalhar com muitos tablets mais recentes.

Instalar ou atualizar o input-wacom se o sistema não reconhece o seu tablet e move o ponteiro mouse.

X Driver

Um driver X é responsável pela tradução de eventos do kernel em eventos XInput que podem ser usados ​​por aplicativos como o GIMP. Nós fornecemos um driver X que virtualiza o tablet em dispositivos lógicos (por exemplo, caneta, borracha, toque) que relatam dados estendidos, como pressão e coordenadas de alta resolução.

Instalar ou atualizar o xf86-input-wacom se os aplicativos não reconhecem o tablet e fornecem sensibilidade à pressão.

libwacom

A biblioteca libwacom fornece aplicativos com uma maneira de obter informações sobre quaisquer tablets que estão atualmente conectados. Pode ser usado por painéis de controle para melhores dispositivos de suporte e fornece apenas opções ou padrões relevantes para cada.

Instalar ou atualizar libwacom se o painel de controle não reconhece o seu tablet e fornecem opções adequadas.


Qual se aplica ao seu caso?

Abraços!
« Última modificação: 03 de Agosto de 2014, 04:49 por Renan Rischiotto »

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2014, 00:19 »
Citar
libwacom

A biblioteca libwacom fornece aplicativos com uma maneira de obter informações sobre quaisquer tablets que estão atualmente conectados. Pode ser usado por painéis de controle para melhores dispositivos de suporte e fornece apenas opções ou padrões relevantes para cada.

Instalar ou atualizar libwacom se o painel de controle não reconhece o seu tablet e fornecem opções adequadas.


Qual se aplica ao seu caso?

Acho que está bugado, pois não coloquei sublinhado em tudo rsrs

Olá,

Grande trabalho que tiveste neste tópico. Valeu a força!

Olha a caneta funciona a nível de escrever e detecta a pressão. Mas os botões dela não funciona bem. O pior ainda são os botões do tapete. Se clicar neles a luz do tapete fica mais forte mas não acontece nada. Já testei no w7 com os drives instalados e tudo corre bem...

No ubuntu é que não sei o que fazer :(

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #12 Online: 03 de Agosto de 2014, 04:49 »
Hmm...

Bom, eu não sei qual instalar, estou em dúvida entre o primeiro e o segundo, mas posso estar errado, é apenas uma visão superficial.

Instale o primeiro, se resolver beleza, se não instala o segundo, se não resolver instala o terceiro.

Espero que algum deles funcione ;D

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #13 Online: 03 de Agosto de 2014, 23:40 »
Hmm...

Bom, eu não sei qual instalar, estou em dúvida entre o primeiro e o segundo, mas posso estar errado, é apenas uma visão superficial.

Instale o primeiro, se resolver beleza, se não instala o segundo, se não resolver instala o terceiro.

Espero que algum deles funcione ;D

Até ai eu já tinha chegado xD

O problema é saber como instalar. Se abrir um desses links vai ver uma página imensa com muito código...

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Wacom Bamboo no ubuntu com algumas dificuldades
« Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2014, 07:46 »
Com uma rápida tradução nas três opções, percebe-se que necessita instala todas, veja:

1ª Opção

Citar
Install or update xf86-input-wacom if applications do not recognize the tablet and provide pressure-sensitivity.

Citar
Instalar ou atualizar o xf86-input-wacom se os aplicativos não reconhecem o tablet e fornecer sensibilidade à pressão.


2ª Opção

Citar
Install or update input-wacom if the system does not recognize your tablet and move the mouse pointer.

Citar
Instalar ou atualizar o input-wacom se o sistema não reconhece o seu tablet e mover o ponteiro do mouse.


3ª Opção

Citar
Install or update libwacom if the control panel does not recognize your tablet and provide appropriate options.

Citar
Instalar ou atualizar libwacom se o painel de controle não reconhece o seu tablet e oferecer opções adequadas.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz