Super Aquecimento

Iniciado por Wictor, 08 de Julho de 2014, 07:57

tópico anterior - próximo tópico

Wictor

olá pessoal, estou usando o ubuntu 14.04 vai fazer um mês, e estou notando que ele está cozinhando meu pc.
Fiz alguns testes com programas que rodam no windows e no ubuntu.
como por exemplo o jogo dota 2, que no windows ficava abaixo de 58ºC, aqui no ubuntu passa facilmente dos 75.

Tenho tentado usar o wine para usar os aplicativos que me restavam, mas a temperatura fica absurda apenas de baixar uma atualização usando o mesmo.

alguém sabe me dizer se isso é normal? alguma sugestão?

Obrigado desde Já

ps: é um PC, tem 2 coolers, local bem arejado.
Processador : AMD FX(tm)-6300 Six-Core Processor × 6 // Memória :4gb // VGA : Radeon HD6450 (mas estranhamente aparece VESA: CAICOS )

hugoleal85

Veja se os drivers proprietários (fglxr) estão corretamente instalados no Gerenciador de Drivers.

Em caso negativo, instale-os por lá, reinicie o PC e veja se o problema ainda persiste ou não.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Wictor

então, os drivers já estão atualizados, está tudo certinho.

estava vendo e são os coolers q n estão trabalhando em velocidade certa, procurei em todo lugar mas n achei como configurar eles. alguma sugestão ?

Tota

Citação de: Wictor online 08 de Julho de 2014, 21:45
estava vendo e são os coolers q n estão trabalhando em velocidade certa, procurei em todo lugar mas n achei como configurar eles. alguma sugestão ?

1) desmontar e lubrificar os coolers ( necessita conhecimento e ferramental)

2) trocar os coolers ( compre ventoinhas de qualidade, onde estejam escritos as palavras "ball bearing"; fuja de "sleeve bearing")

3) veja na BIOS de sua maquina se tem como controlar as ventoinhas

galactus

Amigo, infelizmente é um bug do Dota2 para linux. Afeta todas as distros e não importa a potência da CPU. Dá uma pesquisada no tio google que você acha muitos usuários bastante irritados com esse bug.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Wictor

olá , os meus coolers estão em bom estado, limpos, e são relativamente novos
não achei nada na BIOS sobre controlar a a potencia

eu usei o Dota 2 apenas como exemplo, se eu executo alguma aplicação com o wine, mesmo que seja apenas atualizar o programa ( que está rodando no wine) começa os coolers começam a trabalhar em alta potencia mesmo não tendo atingindo temperatura para tal

depois de alguns testes eu consegui reduzir a temperatura em geral do pc, mas os coolers como dito anteriormente estão trabalhando demais

como dá para ver na imagem, o pico de temperatura foi de apenas 52º, sendo que com o windows, era bem normal ele trabalhar acima de  60º em aplicações semelhantes sem apresentar problema algum, é um processador AMD, realmente esquenta bastante

azauski

Nossa muito estranho!!! Eu tenho um fx8150 e no ubuntu ele fica super, mas super silencioso mesmo. Até em modo de estress não me incomoda. Já no ruindows qualquer aplicação a rotação do cooler ia para 5, 6 mil rpm por segunda, então era extremamente barulhento. Estranho. Tente procurar por algum driver da amd, ou até mesmo atualizar sua placa de video.
Abss

Delmon

Eu tive e tenho um problema parecido com o seu: na gpu e na cpu. O problema da gpu eu resolvi instalando os drivers proprietários no site da desenvolvedora. Já o problema da cpu estou ainda por resolver: quando notei que o pc estava travando constantemente, fiz uma varredura nele e notei que a pasta térmica estava seca. Troquei a pasta e o computador continuava travando (o prazo de validade tinha passado faz tempo). Até minha pasta térmica chegar, tô me virando com o ventilador mesmo ( e acredite, sem stress ela fica em torno de 33 a 35 graus; jogando até 46 graus). Se eu desligar o ventilador a temperatura se leva uns 5 a 25 graus (dependendo se está rodando algo leve ou pesado). Depois dessa, acho que vou até continuar usando o ventilador. Seria uma boa ver se está tudo bem com a pasta térmica de seu processador. Veja se as medições do windows e do ubuntu batem com as informações da bios (essa é a mais confiável).
Meu processador (fx 8120) é conhecido por esquentar muito e sua capacidade de resistência ao calor sugerida é de apenas 61 graus (há processadores mais potentes que esquentam menos, como o caso do colega acima). Mesma coisa com as gpus ( já tem melhores no mercado que consomem menos energia e esquentam menos ). Sabe como é né, evolução tecnológica. Faz um tempo que não tenho usado o windows, então não sei dizer se os resultados sairiam melhores.
Fiquei curioso com o seu caso, então agradeceria se vc nos avisasse se resolveu.