Usar sudo de outro usuário

Iniciado por paulorltenorio, 23 de Maio de 2014, 21:42

tópico anterior - próximo tópico

paulorltenorio

Quero usar o sudo no terminal para instalar um aplicativo pelo apt-get, mas o usuário que está logado não tem permissão, mas o meu usuário, que é outro, tem permissão. Quero saber como faço pra usar a minha permissão de executar o sudo logado em outro usuário para assim instalar o programa que quero, no usuário que não executa o sudo.
???????

JuarezFranco

Acho que é assim, me corrijam se estiver errado

com o usuario que vc consegue usar o sudo, vc executa esse comando
sudo gedit /etc/sudoers

vai abri o gedit e embaixo dessa linha vc coloca o nome do usuario que vc nao consegue dar sudo
root    ALL=(ALL:ALL) ALL

exemplo
root    ALL=(ALL:ALL) ALL
fulano ALL=(ALL:ALL) ALL

salve o arquivo e reinicie o pc

"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

paulorltenorio

irtigor

Não é a melhor forma, não precisa editar esse arquivo, se quiser permitir que um usuário use o sudo, basta adicionar nele o grupo "sudo". Mas não foi essa a pergunta, então respondendo... Digite "su __login__", ai você digita a senha do usuário __login__.

JuarezFranco

Citação de: irtigor online 23 de Maio de 2014, 23:47
Não é a melhor forma, não precisa editar esse arquivo, se quiser permitir que um usuário use o sudo, basta adicionar nele o grupo "sudo". Mas não foi essa a pergunta, então respondendo... Digite "su __login__", ai você digita a senha do usuário __login__.

Vlw. To a 1 ano ja usando ubuntu. Só sabia daquela forma, pois esses dias precisei tbm. N sabia dessa vlw.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Tota

Citação de: juarezfranco online 23 de Maio de 2014, 23:07
.
.
.fulano ALL=(ALL:ALL) ALL

Errado. Você deu credenciais de administrador ao usuario "fulano" coisa que não foi o pedido, já que o usuario não deveria ter poderes administrativos

Agora o usuario "fulano" pode trocar a senha do root, apagar o sistema, remover usuarios, etc.

Se ele não possuia poderes administrativos, por alguma razão isto foi decidido, agora da forma como fez, deu a arma ao bandido

Outro erro foi utilizar o gedit para editar o sudoers ao invés de usar visudo

O correto é como o Irtigor citou. Abrir uma nova tty em texto e se logar como usuario root (sudo) com username e password

zekkerj

Citação de: irtigor online 23 de Maio de 2014, 23:47

Vou ponhar um reparo na resposta do Irtigor: Não é "não precisa editar esse arquivo", é "não deve editar esse arquivo".
Um errinho e vc estaria com o sudo bloqueado, com algum usuário com poderes de menos, ou pior ainda, demais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D