Vantagens de Utilizar Linux

Iniciado por Alemb, 04 de Junho de 2014, 01:15

tópico anterior - próximo tópico

Alemb

Tô fazendo uma lista de vantagens de se instalar um SO Linux pra fãs de Windows, se alguém tiver mais uma sugestão pode por favor acrescentar:

-Não precisa pagar, é 100% sem ser pirata;
-É mais leve, poupa o processador;
-Tem perigo de vírus astronomicamente menor;
-Tem muito menos perigos de programas spys, keyllogers;

hugoleal85

- Totalmente customizável;
- Extremamente estável (especialmente as versões LTS);
- Ampla gama de ambientes e interfaces disponíveis;
- Milhares de aplicativos e ferramentas disponíveis gratuitamente nos repositórios;
- Comunidade, a qual possui milhões de integrantes pelo mundo, sempre dispostos a ajudar;

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Turritopsis nutricula

-Roda como Live CD. Você pode usar antes mesmo de instalar ou durante a instalação.
-Roda como Live DVD. Você pode usar antes mesmo de instalar ou durante a instalação.
-Roda como Live USB. Você pode usar antes mesmo de instalar ou durante a instalação.

Safetec

Sugiro que seja importante você listar as desvantagens também pois eles podem pensar que usar linux é 100% uma maravilha, o que não é na realidade.

Turritopsis nutricula

Citação de: Safetec online 05 de Junho de 2014, 16:51
Sugiro que seja importante você listar as desvantagens também pois eles podem pensar que usar linux é 100% uma maravilha, o que não é na realidade.
Eles não podem fazer isso. São militantes.

imagenista

As principais vantagens que pesaram na minha decisão foram:

• Estabilidade
  • Leveza
  • Segurança

Como eu uso o PC principalmente para trabalhar, esses 3 item acima foram fundamentais.
Assim foco na produção e esqueço que o sistema existe.

Mas também considero vantajoso:

• ser totalmente personalizável, para deixar o visual mais próximo do seu gosto pessoal.
  • ter vários ambientes gráficos para escolher o que melhor se adapta ao seu jeito de usar o sistema.
  • rodar direto do CD/DVD para testar novas distros e ambientes e para o caso de alguma eventualidade, como já aconteceu.
  • a cômoda central de programas para baixar praticamente tudo que precisa no Linux.
O argumento mais fraquinho para se dizer a um usuário do Windows, a meu ver, é essa questão de ser 100% free.
Sempre ouço como resposta que o Windows também sai "de grátis".
Usuarios de Windows normalmente estão se lixando se o sistema é original ou pirata.

imagenista

Também acho isso importante, Safetec.

Quem não apresentar uma visão realista do Linux, não vai ter segunda chance quando as espectativas do usuário não se confirmarem.

Acredito que um ponto franco ainda é o reconhecimento de algumas marcas/modelos de periféricos como impressora e scanner.
Deve-se pesquisar antes que modelos são compatíveis com o Linux.

Outro ponto negativo seria para quem quer usar softwares profissionais nativos do Windows, tais como Photoshop, Premiere, After Effects, 3ds Max, ZBrush, etc.

Quem usa um 3Ds Max ou Maia não vai jogar fora sua longa e penosa curva de aprendizado para migrar para o Blender e começar tudo do zero.
Em termos práticos, para esses profissionais, simplesmente não faz sentido.

E por mais que se fale do Wine, este ainda não é uma solução 100% eficaz para muitos desses programas.

Assim, para quem tem um workflow enraizado nos programas que não tem versão para Linux (como tem para Mac), melhor ficar no Windows mesmo.
Isso é fato.

Alemb

Citação de: imagenista online 05 de Junho de 2014, 19:48

Também acho isso importante, Safetec.

Quem não apresentar uma visão realista do Linux, não vai ter segunda chance quando as espectativas do usuário não se confirmarem.

Acredito que um ponto franco ainda é o reconhecimento de algumas marcas/modelos de periféricos como impressora e scanner.
Deve-se pesquisar antes que modelos são compatíveis com o Linux.
Assim, para quem tem um workflow enraizado nos programas que não tem versão para Linux (como tem para Mac), melhor ficar no Windows mesmo.
Isso é fato.

Se o Linux se popularizar tanto quanto o Windows estas desvantagens tentem a diminuir, o problema que com isso  vantagem de ser praticamente livre de vírus pode acabar também. Mas ser sincero e falar dos defeitos me parece uma boa política também, vou pensar nisso.

Agradeço todas sugestões.  :)