Existe algum site que mostre compatibilidade de hardwares para linux?

Iniciado por yureee123, 15 de Junho de 2014, 16:12

tópico anterior - próximo tópico

Turritopsis nutricula

Citação de: Tota online 17 de Junho de 2014, 19:58
CitarComo assim rapaz? O driver sisimedia é opensource e livre!

Nem é livre e nem é opensource em teoria (veja abaixo)

É um pacote escrito por uma pessoa, para ele e abandonado.

Foi escrito em 2005 por engenharia reversa do codigo original escrito para Windows e protegido por direitos autorais, feito para o xorg antigo, quando se utilizava o arquivo de configuração xorg.conf

O site original é este aqui => https://github.com/hellnest/xf86-video-sismedia-0.9.1/blob/master/readme

Já a tres anos "abandonado", e se fosse open source e livre deveria obrigatoriamente estar citado e anexado ao pacote as licenças GNU (o que não ocorre, veja o readme na sessão código do site do desenvolvedor)

Por esta otica, sim, é um problema, tentar fazer rodar um pacote escrito para uma versão antiga numa versão nova do Xfree86.

É perfeitamente possivel fazer isto, ou seja, ajustar o codigo para a nova realidade ou remover o xfree versão 2 pela antiga por compatibilidade a placas antigas.

A partir de 2010, um outro desenvolvedor postou o código no launchpad da Canonical

https://launchpad.net/~acasagrande/+archive/xf86-video-sismedia

Adaptado para o Ubuntu 11.10 e a seguir abandonado sem atualizações.
E por que o pessoal do Mageia tem ele como padrão? Mageia segundo eles, diferente do Ubuntu é mantido por uma comunidade tipo Debian, sem vínculos com empresas. Se eles pregam o mesmo conceito de liberdade e usar softwares somente livres, poderia me dizer por que eles usam esse driver e o Ubuntu que é oficialmente uma distro comercial, cheio de parceiros não tem?

Sergio Benjamim

#16
Citação de: Turritopsis nutricula online 17 de Junho de 2014, 23:49
E por que o pessoal do Mageia tem ele como padrão? Mageia segundo eles, diferente do Ubuntu é mantido por uma comunidade tipo Debian, sem vínculos com empresas. Se eles pregam o mesmo conceito de liberdade e usar softwares somente livres, poderia me dizer por que eles usam esse driver e o Ubuntu que é oficialmente uma distro comercial, cheio de parceiros não tem?

Porque no Mageia, os caras ao invés de ficarem reclamando em fóruns, eles vão lá, pegam o código e empacotam. Como diria o Linus Torvalds, falar é fácil, me mostre o código.

Você pode pegar o empacotamento debian aqui: https://launchpad.net/~acasagrande/+archive/xf86-video-sismedia/+files/xserver-xorg-video-sismedia_0.9.1-1ubuntu1.debian.tar.gz

Daí você pode criar uma conta no github, e criar um fork desse xf86-video-sismedia-0.9.1 do hellnest, e adicionar a pasta debian/ no código. Veja que já há alguns forks, pode ser interessante implementar os commits desses outros no seu fork. E procure saber se lá no empacotamento do Mageia há algum patch aplicado, pode ser que tenha alguma coisa lá que seja aproveitável. E você precisará atualizar o empacotamento debian, debhelper (>= 9), Standards-Version: 3.9.5, compat para 9 e veja também o arquivo rules. Tente empacotar sem as atualizações primeiro, para ver se dá certo, e depois tente atualizar.

Os comandos para empacotar:

cd ~/sua-pasta-do-sismedia
debuild -us -uc


Ou ainda:

cd ~/sua-pasta-do-sismedia
dpkg-buildpackage -rfakeroot -us -uc


Para limpar o diretório:

debuild clean

Tenha em mente que você terá que instalar alguns pacotes antes, como o build-essential e as dependências do seu pacote. Mais informações:

http://packaging.ubuntu.com/html/
http://packaging.ubuntu.com/html/packaging-new-software.html
https://wiki.debian.org/IntroDebianPackaging

Você pode criar uma conta no launchpad, e importar o código do github para lá: https://code.launchpad.net/+code-imports/+new

À partir daí fica fácil criar pacote para qualquer versão do ubuntu, por meio de recipes: https://help.launchpad.net/Packaging/SourceBuilds/Recipes. A ideia é simples, você cria um recipe para o código que você terá no launchpad, e ao clicar em "build request", o launchpad irá usar máquinas virtuais espalhadas pelo globo para empacotar seu código, para cada versão do ubuntu que você pediu. Você precisa criar um PPA primeiro, pois é preciso de um lugar onde os pacotes irão ser publicados.


Edit: Para agregar mais informação, não sei se vai ajudar: http://www.socialphy.com/posts/computers-technology/13565/Video-driver-for-SiS-videocards-under-Linux.html
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Sergio Benjamim

Eu vi alguns arquivos no github, parece que eles tem licença própria e não sei se é compatível com a GPL. Veja o arquivo copying.

Pode ser por isso que a Canonical nem tocou nesse código. Open source não é a mesma coisa que software livre, necessariamente. Todo software livre é open source, mas nem todo código open source é software livre.

Agora no caso do Mageia, se tiver que processar por uso indevido, vai processar quem? A comunidade inteira?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !