problema ubuntu 14.04 em dell vostro 3460

Iniciado por diego82, 25 de Maio de 2014, 11:28

tópico anterior - próximo tópico

diego82

Bom dia a tod@s
Espero que algum de vocês me possa ajudar
Instalei faz umas duas semanas o ubuntu 14.04 e depois de funcionar perfeitamente na segunda estava trabalhando com a bateria do computador e decidi liga-lo na tomada de repente começou a entrar em modo suspensão automaticamente...entrava sem lógica alguma, tipo tentei tirar a bateria e suspendia várias vezes por minutos, depois ficava trabalhando uma hora de boa e assim foi até esta semana em que instalei de novo o ubuntu 14.04
agora estava dando problemas com o wifi, coneta mas precisso tentar conetarme várias vezes antes de que de fato funcione...ele aparece como conetado mas abro o mozilla e não consegue localizar página alguma
e hoje de manhã estava trabalhando (sem problemas de temperatura) e entrou de novo em modo de suspensão
Será que tem como alguém me ajudar?
eu tente baixarr um programa da dell de atualizar os drivers mas não funciona no ubuntu...além disso não me manejo muito bem com isto aqui
um abraço e obrigado de antemão

Sergio Benjamim

Quanto tempo tem esse notebook? Será que não é problema no hardware?

Com o comando lspci, dá para saber qual a placa wifi que tem aí (só falar que está dando problema não ajuda muito...).

Você quer atualizar os drivers do linux com drivers do windows, é isso? Não tem nada a ver uma coisa com a outra... Os drivers de linux estão dentro do kernel, se você quiser atualizar eles é preciso atualizar o kernel linux.

Uma das poucas coisas que dá para atualizar é o firmware da Bios, que é independente do sistema operacional instalado. Mas tem que ver se é possível instalar a atualização sem o windows, geralmente o arquivo vem em executável do windows (.exe), daí você precisa obrigatoriamente do windows instalado. As vezes vem um arquivo que você coloca em um pen drive, reinicia e entra na bios, e atualiza por lá, como é o caso da Asus, daí você não fica amarrado ao sistema operacional.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

diego82

Olá
Obrigado pela sua resposta
Viz um lspci e sairam essas informações
Infelizmente a segunda parte de sua resposta para mim é um crucigrama que não consigo decifrar

depois do comando essas foram as informçaões que apareceram
Obrigado mais uma vez

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 3rd Gen Core processor DRAM Controller (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 3rd Gen Core processor Graphics Controller (rev 09)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family USB xHCI Host Controller (rev 04)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 04)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev c4)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family PCI Express Root Port 5 (rev c4)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation HM77 Express Chipset LPC Controller (rev 04)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 7 Series Chipset Family 6-port SATA Controller [AHCI mode] (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 04)
01:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros AR9462 Wireless Network Adapter (rev 01)
02:00.0 Ethernet controller: Qualcomm Atheros AR8161 Gigabit Ethernet (rev 10)

Sergio Benjamim

Todo notebook tem uma espécie de chave ou contato que avisa o sistema quando a tampa está abaixada. Pode ser que ela esteja com mau contato, e faz com que o sistema interprete que a tampa esteja abaixada. Há uma opção de energia no Ubuntu que faz com que o sistema suspenda quando a tampa está abaixada, e a configuração é diferente para duas situações: quando o notebook está só na bateria e quando está ligado à tomada. É só clicar no ícone da bateria, e ir em "Power Settings" ou "Configurações de Energia". Daí desabilite a suspensão nos 2 casos.

Você reinstalou o ubuntu e parou com o problema, mas acho difícil estar relacionado com software, provavelmente o problema está no hardware, como mau contato, e por coincidência voltou a funcionar depois de reinstalar o ubuntu (pode estar intermitente o problema).

diego82

Obrigado pela sua resposta mais uma vez
sim tenho essas configurações desligadas
Então você acha que tenho que levar a um técnico não é?
já não tenho mais o suporte da dell
obrigado

Sergio Benjamim

Se você tem essas configurações desligadas, e não entra mais em suspensão, você pode fazer um teste e habilitar uma das opções de suspensão, só para verificar se o problema volta a aparecer. Fica difícil dizer, mas acho que seria problema no hardware se voltasse a acontecer, com essa opção de suspensão habilitada.

---

Achei algo aqui: http://askubuntu.com/questions/301442/atheros-ar9462-wifi-very-unstable-package-loss. Abra um terminal e:

sudo gedit /etc/modprobe.d/ath9k.conf

Salve após incluir isso no arquivo:

options ath9k nohwcrypt=1 blink=1 btcoex_enable=1

Tem outra solução antes dessa, dá uma olhada no link.

Dá uma olhada no que o lspci retornou, em "Network controller" você tem o modelo da placa wifi, que é uma Atheros AR9462, procure no google, pode ser que encontre mais coisas.

diego82

no terminal me devolveu isso aqui:

sudo gedit /etc/modprobe.d/ath9k.conf
[sudo] password for dego:

(gedit:5853): Gtk-WARNING **: Calling Inhibit failed: GDBus.Error:org.freedesktop.DBus.Error.ServiceUnknown: The name org.gnome.SessionManager was not provided by any .service files

(gedit:5853): Gtk-WARNING **: Calling Inhibit failed: GDBus.Error:org.freedesktop.DBus.Error.ServiceUnknown: The name org.gnome.SessionManager was not provided by any .service files

Estou lendo e procurando mais respostas...mas como já falei som muito torpe
obrigado mais uma vez

Sergio Benjamim

Não abriu o Gedit? Sempre aparece esses warnings, mas deve ter aberto ele aí (não abriu nenhum editor de textos aí não?)

Se não der certo com o gedit, abra com o nano:

sudo nano /etc/modprobe.d/ath9k.conf

Para salvar é Ctrl+O se não me engano.