Ajudem-me a decidir.. vantagens do ubuntu no meu caso?

Iniciado por tiagosilva, 03 de Outubro de 2006, 13:58

tópico anterior - próximo tópico

tiagosilva

boas tardes!

bem pra começar devo avisar que em termos de computadores não sou nenhum génio...
de qq maneira aquilo que eu vnho pedir é uma ajuda vossa, para uma decisão que tou a pensar tomar...

tnho um PIII 500mhz, 196mb ram, 10GB, e riva tnt 32mb.
isto foi bom....há 10 anos atrás! ;D

no entanto ainda corre o xp e todas as porcarias q possam imaginar..à excepcção de jogos como é óbvio..
mas a lentidão para iniciar o xp e os programas, assim como os sucessivos craches já não são possiveis de aturar..

um amigo recomendou-me instalar o ubuntu, e disse que eu iria passar do 8 para o 80 em termos de eficiência do computador..

eu só uso o computador para trabalhos da faculdade (word/excel/powerpoint), para ouvir mp3, para falar com os amigos no messenger, para a internet (downloads e visualização de páginas) e para impressões..

aquilo que eu queria saber é se instalando o ubuntu posso continuar a fazer tudo isto sem problemas(claro que com outros programas) e se o meu modem adsl (cliente clix 2megas) impressora, leitor mp3, teclado, rato, monitor, colunas, portas usb, se isto tudo vai continuar a trabalhar bem. ???

já reparei que existem pessoas que usam XP e ubuntu...mas eu quero desinstalar o XP,limpar o pc todo e usar  só o ubuntu.

que me aconselham?!?!
P III 500mhz ;196Mb ram ;10 GB ;riva tnt 32Mb;
--> um verdadeiro clássico dos anos 90!

LedStyle

A princípio acredito que o Ubuntu não vá te dar um grande acréscimo de performance. O Ubuntu é tão pesado quanto o Windows XP pra falar a verdade.

Talvez uma boa opção para você seja utilizar o Xubuntu que é bem mais leve. Você pode tentar instalar o Ubuntu, e se achar que ficou muito pesado instale o Xubuntu.

Abraços!

agente100gelo

Citareu só uso o computador para trabalhos da faculdade (word/excel/powerpoint), para ouvir mp3, para falar com os amigos no messenger, para a internet (downloads e visualização de páginas) e para impressões..

Você vai conseguir fazer isto.

Sugiro dá uma lida:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=9664.0
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Lamego

Utilizar o OpenOffice nesse sistema vai ser para esquecer...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

GDA

jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

empenhado

Ai instalei aqui nesse
duron 850 128 mb ram e riva tnt2 e HD 2.5 GB (so isso mesmo).
E pelo menos a Internet funciona bem, uso um modem roteado com um link de 256 k . Mas o resto eu ainda nao testei, aqui parece ter o pacote do OpenOffice, mas o processador de texto dá um erro quando tento abrir.

Mas se for para vc querer aprender Linux, já quebra o galho.

Valeu!!!!

PIII 850 512 mb
riva tnt2 32 mb
2.3 hd

agente100gelo

Quem quiser um editor mais leve, use o Abiword.
Uma planilha mais leve: Gnumeric.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

empenhado

Tem no Synaptic ?

Valeu !

* as vezes pergunto sem conferir antes, pq ainda tenho que ficar no windows quase sempre por causa do office.
PIII 850 512 mb
riva tnt2 32 mb
2.3 hd

LedStyle

Citação de: empenhado online 03 de Outubro de 2006, 17:03
Tem no Synaptic ?

Valeu !

* as vezes pergunto sem conferir antes, pq ainda tenho que ficar no windows quase sempre por causa do office.

Sim! Tem no Synaptic! Na verdade o ABIword e o GNUmeric são considerados parte do "GOffice" se é que existe esse termo jeheheh. São os aplicativos de escritórios feitos pra Gnome, assim como tem o "koffice" pra KDE. O problema é que não tem ainda um pra apresentações (tipo o power point) bom pra Gnome por isso o pessoal já soca logo o Open Office. Mas o ABIword e o GNUmeric são muuuito bons! Gosto bastante deles!

josevitor

Olá,

Você deve procurar soluções leves para sua máquina. Não espere grande desempenho dos programas pois a leveza é compensada com a falta de ferramentas,
na maioria dos casos (cabe exceções).

navegador: epiphany
editor de texto: abiword-gnome
feed reader: liferea
MSN e outros: gaim ou gajim
planilha de calculo: gnumeric

use no xubuntu o Nautilus (gerenciador de arquivos) pelo comando:

nautilus --no-desktop

Crie um lançador no desktop para ele, o comando --no-desktop serve para não carregar o desktop do Ubuntu (gnome), mantendo o do Xubuntu (XFCE).

tem algumas dicas legais para pessoas com o teu perfil em http://wiki.ubuntubrasil.org/Escritorios eu mesmo estou construindo visando facilitar a
vida de quem usa ferramentas comuns aquelas básicas de escritórios (estudantes tbm).

qualquer dúvida http://wiki.ubuntubrasil.org/JoseVitor

José Vitor Lopes e Silva
Advogado - Florianópolis/SC
http://josevitor.blog.br

Quer sugerir documentação para o wiki em português?? Envie para sugestoeswiki@ubuntubrasil.org !!
Quer aprender mais sobre Ubuntu?? Acesse http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

Supermouse

pra uma maquina dessas, EU pelo menos recomendaria o Xubuntu.

Ele tem as mesmas funcionalidades do Ubuntu, mas usa XFCE como ambiente grafuico (muito mais leve) e aplicativos mais leves. Usar só o XFCE como gerenciador e depois usar todos programas pesados do Gnome vai dar na mesma, entao vai de Xubuntu direto.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Polaco

Uso o Xubuntu num notebook Pentium II 366 Mhz com 192 Mb de RAM e dá pra se dizer que o desempenho até que é aceitável, dá pra navegar na internet, mandar emails, editar textos (com o Abiword).

Em uma máquina como a sua, com certeza será melhor ainda, o único problema é com a sua adaptação ao ambiente gráfico.

O XFCE pode ser um tanto quanto "unfriendly" como novos usuários, precisa-se de um pouco de boa vontade para dominar e usar ele sem maiores dores-de-cabeça.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740