Criar servidor de email

Iniciado por hraposo, 26 de Setembro de 2006, 09:27

tópico anterior - próximo tópico

hraposo

Já falei neste assunto aqui no fórum. A minha dúvida é como criar um servidor de email no ubuntu-server, uma vez que já tenho um domínio registado na internet.

hraposo

Tenho muitas dúvidas sobre o funcionamento de um servidor de email. Já instalei alguns em windows mas ainda não entendi o seu funcionamento.
Para que preciso de um domínio registado?
Posso criar mais endereços de email para além daquele que está associado ao meu domínio?
Como configuro o servidor para enviarem emails para um determinado endeço do meu servidor?
Como configuro um cliente de email para aceder aos emails no servidor?
Como é feita a ligação com o exterior da minha rede é por ip (tipo apache) ou uso o meu domínio (www.helderraposo.net)?
Precisso de alguns dados do meu servidor de domínio?

alfran

Caro Amigo

Vou tentar responder sua pergunta por partes ok

O servidor de email é um serviço MTA

1 Você pode usar o qmail ele é muito bom
2 Você tem que configurar seus servidores DNS para apontar o mx para um ip valido onde vai ficar o seu servidor de email.
3 Supondo que o servidor de email vai ficar atras de um bom firewall, Você terá que fazer o reteamento das portas 25, 110 tcp para o servidor interno.
4 Tera que configurar seus clientes para acessar o seu servidor de email atraves de um programa de email (Outlook etc).

Para começar de uma pequesada na net sobre instalação e configuração do qmail.

Espero ter exclarecido algumas duvidas...

[ ] 's
AlFran

hraposo

mas as contas de email que vou usar no servidor são as do meu domínio ou são contas que posso livremente criar?
Os dns que tenho que configurar são o do meu servidor web? Como se faz issso?
Ou crio uma conta no no-ip? Mas no no-ip já tenho uma conta para a página web que corre num servidor apache em ubuntu 5.10...