wine: problemas pra desinstar e instalar [resolvido]

Iniciado por leandrocardoso, 30 de Abril de 2014, 01:20

tópico anterior - próximo tópico

leandrocardoso

Olá, pessoal, há tempos venho pesquisando pra tentar resolver um problema com o wine aqui não meu pc, mas até agora nada. por isso resolvi abrir o tópico.

Eu comecei a ter problema pra rodar alguns programas via wine (uso o ubuntu 13.10) e resolvi desintalá-lo e reinstalá-lo para ver se resolvia, e aí começou o meu martírio, pois não consigo nem removê-lo, nem instalá-lo novamente. Já fiz tanta coisa (provavelmente isso deve ter piorado um pouco a situação) que nem sei por onde começar aqui. Os últimos passos que dei foram os seguintes:

1. tentei remover o pacote com um dpkg -r wine1.4 e tive a impressão de que havia funcionado, então mandei um "apt-get update", tudo certo, e na sequência um apt-get upgrade antes de tentar reinstalar o pacote. Ao final dos procedimentos executados pelo "apt-get upgrade", a seguinte mensagem apareceu (detalhe: essa mensagem aparece desde que comecei a ter problemas com o wine):

dpkg: problemas com dependências impedem a configuração de wine1.4-i386:
wine1.4-i386 depende de wine1.4:any (= 1.4.1-0ubuntu7); porém:
 Pacote wine1.4 não está configurado ainda.

dpkg: erro ao processar wine1.4-i386 (--configure):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
Nenhum relatório apport escrito pois a mensagem de erro indica que é um erro de seguimento de um erro anterior.
                                                                                                              Erros foram encontrados durante o processamento de:
wine1.4
wine1.4-amd64
wine1.4-i386
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Bom, só pra ver o que acontecia, fiz de conta que não vi essa mensagem e tentei instalar o pacote com apt-get install wine, e o resultado foi esse:

# apt-get install wine
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
Você deve querer executar 'apt-get -f install' para corrigí-los:
Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
wine : Depende: wine1.6 mas não será instalado ou
                wine1.7 mas não será instalado
wine1.4-amd64 : Depende: wine1.4:any (= 1.4.1-0ubuntu7)
                Recomenda: libcapi20-3 mas não será instalado
E: Dependências desencontradas. Tente 'apt-get -f install' sem nenhum pacote (ou especifique uma solução).

Fiz o que o sistema sugeriu, o apt-get -f install, e a mensagem final foi:

dpkg: problemas com dependências impedem a configuração de wine1.4:
wine1.4 depende de wine1.4-amd64 (= 1.4.1-0ubuntu7); porém:
 Pacote wine1.4-amd64 não está instalado.

dpkg: erro ao processar wine1.4 (--configure):
Nenhum relatório apport escrito pois a mensagem de erro indica que é um erro de seguimento de um erro anterior.
                                                                                                              dpkg: erro ao processar wine1.4-amd64 (--configure):
pacote wine1.4-amd64 não está pronto para configuração
não posso configurar (estado atual 'half-installed')
dpkg: problemas com dependências impedem a configuração de wine1.4-i386:
wine1.4-i386 depende de wine1.4:any (= 1.4.1-0ubuntu7); porém:
 Pacote wine1.4 não está configurado ainda.

dpkg: erro ao processar wine1.4-i386 (--configure):
                                                                                                              Erros foram encontrados durante o processamento de:
wine1.4
wine1.4-amd64
wine1.4-i386
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

E a coisa fica nessa, sempre. Não faço a menor ideia do que fazer, galera.
Se alguém puder ajudar, agradeço.

Abraço!

selvaking

Citação de: leandrocardoso online 30 de Abril de 2014, 01:20
Citação de: leandrocardoso online 30 de Abril de 2014, 01:20
Olá, pessoal, há tempos venho pesquisando pra tentar resolver um problema com o wine aqui não meu pc, mas até agora nada. por isso resolvi abrir o tópico.

Eu comecei a ter problema pra rodar alguns programas via wine (uso o ubuntu 13.10) e resolvi desintalá-lo e reinstalá-lo para ver se resolvia, e aí começou o meu martírio, pois não consigo nem removê-lo, nem instalá-lo novamente.
Vc deveria ter usado o apt-get para remove-lo e não diretamente o comando dpkg.
veja os comandos abaixo:
dpkg => não trata das dependências. vc tem que fazer isto manualmente.
apt-get => Trata as dependências automaticamente (dpkg rodando em background).
aptitude => Trata convenientemente e automaticamente todas as dependências (apt-get rodando em background)

Veja que um é uma evolução do outro. O recomendado é o aptitude. Que vem instalado por default no Debian. O ubuntu ainda não adotou este padrão.
diga qual a saída deste comando:
sudo ls /var/cache/apt/archives | grep wine

[/quote]
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

leandrocardoso

selvaking, a saída foi a seguinte:

wine_1%3a1.7.16-0ubuntu1~saucy1_amd64.deb
wine_1%3a1.7.17-0ubuntu1~saucy1_amd64.deb
wine1.4_1.4.1-0ubuntu7_amd64.deb
wine1.4-amd64_1.4.1-0ubuntu7_amd64.deb
wine1.4-i386_1.4.1-0ubuntu7_i386.deb
wine1.6_1%3a1.6.1-0ubuntu1~ppa1_amd64.deb
wine1.6-amd64_1%3a1.6.1-0ubuntu1~ppa1_amd64.deb
wine1.6-i386_1%3a1.6.1-0ubuntu1~ppa1_i386.deb
wine-gecko2.21_2.21-0ubuntu1~ppa1~precise1_amd64.deb
wine-gecko2.21_2.21-0ubuntu1~ppa1~precise1_i386.deb
wine-mono0.0.8_0.0.8-0ubuntu1~ppa2_all.deb
winetricks_0.0+20140302-0ubuntu2_all.deb

bom saber dessas diferenças. sou novatão no ubuntu, então devo ter feito umas cagadinhas pelo meio do caminho. valeu a disposição, camarada!

leandrocardoso

selvaking

Remova o wine1.4 usando o dpkg.

sudo dpkg --purge wine1.4

Remova os repositórios de terceiros que há no seu sistema. Todo e qq PPA tem que ser removido.

Atualize o banco de dados do apt-get

sudo apt-get update

Instale o aptitude

sudo apt-get install aptitude

agora instale o wine1.4 através do aptitude.

sudo aptitude install wine1.4
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

leandrocardoso

selvaking, tentei seguir as suas instruções, mas sempre apareciam os mesmos erros: problemas de dependência, que eu não conseguia resolver, pacote quebrado, etc., etc.

o apt-get -f install não estava resolvendo o problema das dependências, então fiz uma pesquisa sobre o assunto e tentei rodar o comando sudo apt-get build-dep wine1.4 e me assustei com o tanto de pacotes que faltavam: 125. autorizei as instalações. ao final das instalações, reapareceu a mensagem:

CitarErros foram encontrados durante o processamento de:
wine1.4
wine1.4-amd64
wine1.4-i386

então instalei o aptitude (o que deu certo depois de instalados todos os pacotes anteriores) e tentei, por ele, instalar o wine1.4, o que não deu certo: no final, as mensagens continuavam apontando os problemas de dependência e configuração dos pacotes wine1.4, wine1.4-amd64 e wine1.4-i386.

tentei então instalar esses pacotes individualmente, em todas as ordens possíveis, mas não dava certo e as mensagens de erro eram sempre a mesma. resolvi então fazer uma última tentativa pelo Synapitc. marquei o pacote wine1.4-amd64 para reinstalação e, pra minha surpresa, ele foi reinstalado sem problemas. depois, fiz o mesmo com os outros dois pacotes e, por fim, tudo dominado: wine funcionando e podendo ser desintalado e reinstalado normalmente.

veleu a força, selvaking!