Instalei e agora to com algumas duvidas!

Iniciado por empenhado, 02 de Outubro de 2006, 02:25

tópico anterior - próximo tópico

empenhado

Pessoal mesmo tendo essa minha maquina bem modesta. Resolvi tentar a instalacao so para ver o que acontece. Deixei o Ubuntu fazer a instalacao sozinho numa hd de 2.5 gb .

O problema que nem tive chance de escolher os pacotes, entao pelo jeito ele instalou tudo .

Mas ate que nao ficou muito lerdo nao, a HD geme um pouco. Mas ate que uso de boa a Internet .

Eu fiz a instalacao somente para aprender a usar o linux, entao quero tirar todo tipo de programa que possa deixo-lo leve aqui.

1----Alguem pode me explicar como desinstalo os programas ?
por exemplo quero tirar todos os games ... (e desistalar de preferencia via console, para aprender mesmo)

2----Queria saber qual comando que dou para ver quanto tenho sobrando de espaco no HD. ?

3---- tive que diminuir a resolucao para 800x600 para fica mais rapido, mas nao to conseguindo mudar a fonte que ficou muito grande. COmo faço?

4--- Entrei no console Ctrl+Alt+F2 , mas como faço para voltar pro modo grafico ?

Obrigado!!

* nesse mesmo topico levantarei mais duvida .
   é que agora to usando a hd com o Windows. Por isso nao deu para fuçar o Ubuntu e ver outras duvidas ... ( e o que perguntei, foi coisas que ja tentei e nao consegui)
PIII 850 512 mb
riva tnt2 32 mb
2.3 hd

Outrunner

Para remover algumas aplicações, penso que a melhor forma e usando o "Adicionar/Remover.." que está no menu "Aplications".
Para ver o espaco em disco... eu nao sei nenhum comando mas dá para ver se for ao menu "System" -> "Admnistration" ->"Disks"
Quanto à fonte não sei como fazer...
Para voltar ao modo gráfico faz "ALT+CTRL+F7", caso tenhas encerrado o servidor X, tens de escrever "startx", axo eu...

Ubuntu user: # 8559 Linux user: #432421

empenhado

Obrigado Outruner, valeu mesmo.( eu ainda nao tive tempo para testar suas dicas).

Mas preciso de mais umas solucoes.

5-- Qual e o programa equivalente ao EXplorer  ?(gerenciar arquivos)

6-- Teclas de atalho para minimizar todas as janelas ?

7-- Tem como eu mudar para outro gerenciador de telas ?

Obrigado!!!
PIII 850 512 mb
riva tnt2 32 mb
2.3 hd

agente100gelo

Citar5-- Qual e o programa equivalente ao EXplorer  ?(gerenciar arquivos)

No Ubuntu é o nautilus. Se vc quiser ver a barra lateral (assim como o Explorer) vá em Ver > Barra Lateral

Citar6-- Teclas de atalho para minimizar todas as janelas ?

Eu sempre uso o atalho na barra inferior.

Citar7-- Tem como eu mudar para outro gerenciador de telas ?

O que você chama gerenciador de telas?

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

empenhado

Valeu agente100gelo , obrigado ..  ;D

Po, o que falo de alternar para outro gerenciador de janelas,
seria por exemplo mudar do Gnome para kde, sem reiniciar o linux.

Nem sei se dar para fazer isso.

Obrigado!!!

PIII 850 512 mb
riva tnt2 32 mb
2.3 hd

agente100gelo

Você instala o KDE, e basta sair da sessão e fazer um novo login escolhendo o novo gerenciador (lá vc escolhe qual gerenciador sem precisar reiniciar, usando os mesmos arquivos pessoais).

Para instalar o KDE completo, basta instalar o pacote kubuntu-desktop.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson