Linux no netbook

Iniciado por gustavopaulinno, 19 de Abril de 2014, 11:19

tópico anterior - próximo tópico

gustavopaulinno

Estou com minha senha que criei desde a instalação do sistema. Segue a mensagem quando clico para abrir o gparted.

gustavopaulinno

Renan Rischiotto

Como você instalou o GParted?

gustavopaulinno

Instalei normalmente pela central de programas.

É a segunda vez que instalei o xubuntu já hoje, porque depois que instalei o gparted a primeira vez simplesmente o xubunto não iniciou mais kkkkkk. Espero que quando eu reiniciar ele não dê pau novamente.
gustavopaulinno

Renan Rischiotto

Chama ele pelo terminal como o clodoaldops disse:

$ sudo gparted

gustavopaulinno

Pelo terminal vem de boa, só que meu pendrive que quero formatar não aparece nele. Poxa! Não imaginei que oxubuntu fosse tão complicado, kkkkk
gustavopaulinno

Renan Rischiotto

Você selecionou o Pen Drive no GParted? Por padrão ele vem com o seu HD selecionado.

gustavopaulinno

Consegui formatar em fat32. Agora vou lutar para resolver o problema do flash.
gustavopaulinno

Renan Rischiotto

Exclui as partições que tiver nele, depois clique com o botão direito no espaço não-alocado que aparecer e vá á opção para formatar como fat32. Na janela que aparecer, é só dar OK, mas antes certifique-se de deixar um espaço para o erase block do seu Pen Drive, se você não souber deixe 4MB (parece que a maioria dos Pen Drives possui erase block de 4MB). Eu não sei como faz para descobrir o erase block do Pen Drive. Você deixa esses 4MB ali onde estiver escrito "Espaço disponível antes" ou algo assim, vai estar 1, que é o padrão, você coloca 4 e da OK. Depois aplica as alterações, tem uma opção na parte de cima do programa.

xluisfernando

Citação de: gustavopaulinno online 19 de Abril de 2014, 11:19
Olá pessoal! Bom dia!

Estou querendo instalar o Ubuntu 14.04 Lts em um netbook com as seguintes configurações e gostaria da opinião de vocês se rodaria legal.

Processador: Intel Atom - 1.60GHz
Memória (RAM): 2,00 GB
Tipo de sistema: 32 Bits

Abraço.
Não tem como fazer milagre...

Meu netbook, um Eee PC 1000HA, tem exatamente essa configuração. Veio com Windows XP Home, depois mudei para o Ubuntu 10.04LTS, 12.04LTS e atualmente estou com Debian 7, usando ambiente gráfico LXDE. Essa configuração é de longe a mais leve que já usei, mas ainda assim exige do hardware. O tempo de resposta entre o acionamento e a abertura do Firefox (Iceweasel) atualizado é consideravelmente lento e mesmo depois de aberto demora um pouco a abertura de nova aba ou chamado de uma página favorita. O consumo de memória RAM fica na faixa de +ou- 250MB. Só o Iceweasel consome 119.

O fato é que a tecnologia avança e o que tivemos o maior trabalho para conseguir acaba ficando obsoleto antes que possamos substituir. Lembro que paguei caro nesse Netbook e hoje tem smartphone com especificações de processamento e memória muito superiores, por preços proporcionalmente menores.

Contudo, o que torna o objeto obsoleto? Performance ou Funcionalidade? Em termos de performance, nem cabe a discussão, pois o lógico seria usar um hardware que comporte as inovações e nesse parâmetro o Ubuntu 14.04LTS se mostra promissor. Já em termos de funcionalidade, para manter ativo um hardware antigo e que ainda satisfaz a necessidade estudantil, o Lubuntu 14.04LTS seria uma boa opção.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

gustavopaulinno

Já fiz de tudo, instalei o xubuntu-restricted-extras, atualizei o xubuntu e nada do flash player aparecer. Ainda tem algo a se tentar?
gustavopaulinno

gustavopaulinno

Pelo que entedi o Conteúdo em Flash vai parar de trabalhar no Chromium em Linux a partir de abril deste ano, Mas eu estou usando o firefox. Desta forma vou instalar o Chromium e instalar esta solução que você colocou aqui.

Valeu pela dica, tomara que dê certo. Volto aqui para postar o resultado.

Vi lá o flash que você me indicou, mas como sou totalmente leigo no Linux gostaria de saber quais são as linhas que devo digitar no terminal para instalar, pois vi várias lá e não sei se é para digitar algumas ou todas.

Já agradeço.
gustavopaulinno

irtigor

Você disse que era exatamente o oposto. O flash instalado pelo restricted extras (que já foi sugerido) funciona sim no firefox.

Citação de: gustavopaulinno online 21 de Abril de 2014, 21:12
Olha, este problema estava acontecendo no chromium, estou usando o firefox agora e não está pedindo o plugin. Vou continuar testando com ele.

Outra dúvida, como formato meu pendrive via interface gráfica?

lucas 94

Para resolver de vez os problemas com questões multimídia (flash, codecs, e outras coisas) usei esse comando. (lembrando que ele instalará uma serie de pacotes juntamente com ele como pode ver e se trata de uma tentativa).

abra o terminal e cole o seguinte comando usando o mouse para colar

sudo apt-get install arj faac faad ffmpeg2theora flac flashplugin-installer icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 p7zip p7zip-full p7zip-rar regionset sox unace-nonfree unrar rar uudeview vorbis-tools x264 openjdk-7-jre icedtea-7-plugin vlc && sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh

lembre-se de que a maquina ira pedir a senha do administrador para instalar, quando pedir no terminal basta digitar, não serão exibidos nem sequer os ****, mas isso não significa que a senha não está sendo digitada, após terminar de digitar a senha pressione enter.

Espero ter ajudado!

gustavopaulinno

Citação de: irtigor online 22 de Abril de 2014, 21:40
Você disse que era exatamente o oposto. O flash instalado pelo restricted extras (que já foi sugerido) funciona sim no firefox.

Citação de: gustavopaulinno online 21 de Abril de 2014, 21:12
Olha, este problema estava acontecendo no chromium, estou usando o firefox agora e não está pedindo o plugin. Vou continuar testando com ele.

Outra dúvida, como formato meu pendrive via interface gráfica?

Isto foi no dia que instalei o xubuntu e tive que desinstalar porque ele não bootava mais. Realmente, eu havia instalado o firefox e aparentemente não estava com este problema, mas quando tive que instalar novamente o xubuntu até o firefox apresentou este problema com o flash.

Vi o link com a solução que você postou para resolver, mas como sou totalmente leigo em Linux voc~e poderia me dizer quais os comandos eu devo usar para ficar tudo certinho? É que lá no site são vários e eu fiquei na dúvida se é pra usar apenas um ou todos.

Desde já agradeço.
gustavopaulinno