Como desistalar todas as dependencias do pacote ?

Iniciado por arcashaid, 15 de Abril de 2016, 23:10

tópico anterior - próximo tópico

arcashaid

Bem quando eu instalo a maioria dos programas sempre são instaladas varias dependências como exemplo vai o kile que são instalados 39 pacotes, ate ai tudo bem, mas quando eu vou desinstalar o mesmo  apenas 21 pacotes são removidos deixando os outros, esses outros pacotes não servem para nenhum programa instalado mas são mantidos caso eu queira instalar novamente, então eu tenho que remover um a um cada pacote restante.

Existe algum modo de desinstalar todos os pacotes que foram instalados com o programa ?  ou pelo menos alguma forma de buscar os pacotes no synaptic pela hora que o pacote foi instalado ?

Eu sei que eu poderia simplesmente deixar eles, mas não gosto de acumular arquivos que não vou usar, e muito dos programas que instalo foram apenas testes que acabo não gostando e nunca provavelmente irei instalar de novo.

Em uma eterna busca ao horizonte

Cardeal


arcashaid

Esse comando apenas removem os pacotes que não estão sendo usados no sistema, na teoria devia funcionar, mas todos os pacotes que ficam são por que o sistema acha que sera importante em um futuro e não são colocados na categoria dos removíveis pelo autoremove
Em uma eterna busca ao horizonte

Joluca

#3
Eu procedo desta maneira:

Como desinstalar um programa - mesmo
« em: 14 de Junho de 2012, 21:25 »
   Responder com citaçãoCitar
Alguém já parou pra pensar no que acontece quando se desinstala qualquer programa no Ubuntu e seus derivados? Pois então... Sempre ficam aqueles pacotes "penetras", resquícios do programa recém-desinstalado. E seus arquivos de configuração também.
Logo, aqui vai uma dica para quem quiser realmente desinstalar um programa qualquer, sem que ele deixe absolutamente nenhum rastro.
Vou mostrar meu exemplo com o Totem (que desinstalo por preferir o VLC), mas ele pode ser aplicado para praticamente qualquer programa instalado pelos repositórios oficiais e/ou PPAs.
Antes vamos instalar dois programas que serão necessários:

sudo apt-get install deborphan wajig

Naturalmente que isso só precisa ser feito uma vez, logo, quando tiver que desinstalar outro(s) programa(s), pode pular esse passo.
Agora a desinstalação propriamente dita. Primeiramente vamos dar o comando normal de desinstalação:

sudo apt-get purge totem

No final o terminal informa que o programa foi desinstalado - mas foi apenas o programa, não suas dependências e outros pacotes relacionados. Portanto, é hora de colocar

sudo apt-get autoremove --purge
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get clean

Isso serve para garantir que nenhuma dependência ficou sobrando. Mas na verdade ainda deve estar faltando alguma coisa...
Então vamos usar um dos programas instalados lá no primeiro passo:

wajig purge-orphans (não precisa por "sudo" antes, é como usuário normal mesmo)

Provavelmente esse comando vai mostrar que ainda há vários outros pacotes a serem desinstalados. Repita esse comando quantas vezes for necessário, até que não haja mais nenhum pacote órfão.
Terminou? Não.
Ainda tem mais um passo, e é em modo gráfico:

sudo synaptic (caso você não tenha o Synaptic instalado, use antes sudo apt-get install synaptic)

No Synaptic vamos conferir se realmente todos os pacotes do programa foram desinstalados. Para isso, basta por na caixa de pesquisa o nome do programa desinstalado (no meu caso, "totem", mas pode variar).
Caso mostre qualquer pacote que possua este nome, seja como nome principal, seja no meio do mesmo ("libtotem", por exemplo), marque para remoção completa. Atenção: veja bem o que vai marcar, pois alguns desses pacotes podem ser necessários para outros programas, ou mesmo para o próprio sistema operacional - a desinstalação dos mesmos poderá acarretar em sérios problemas.
Até aqui conseguimos, enfim, remover absolutamente todo o programa em questão, não deixando nenhum traço do mesmo. Sim? Pois bem... Ainda não.
O próximo passo é conferir na sua pasta pessoal se há algum arquivo/pasta oculto com o mesmo nome do programa desinstalado (ou similar), e apagá-lo. Pode também estar dentro de .config ou .gconf, é bom olhar lá.
Finalmente, depois de tudo isso, o programa foi completamente removido do computador.


Procedimento tirado deste forum.