segurança vulnerabilidade

Iniciado por ana verde, 12 de Abril de 2014, 02:03

tópico anterior - próximo tópico

ana verde

tenho motivos bastante fortes pra me preocupar com hackers
gostaria de me sentir bastante protegida
quais os procediemtos q deveria tomar , pra ficar mais tranqüila ?

já tenho instalado o clamav , LMD(linux malware detect) , rkhunter , chkrootkit
nenhum deles apontou nada preocupante

Posso me sentir aliviada ?
deveria instalar um firewall ? qual ?
deveria instalar o ossec , o nagios , o snort , ou algo do tipo ?

Se existe algo apropriado pra mim , gostaria q me indicassem um tutorial de como usá-lo . quanto a instalar não tenho dificuldade nisso .

Obrigada , desde já
;)

Tota

Citarquais os procedimentos q deveria tomar , pra ficar mais tranqüila ?

Sempre ao navegar na rede use uma conta "convidado", isolando seus arquivios de usuario da rede.

jkmsjq

Sem paranóias... Com GNU/Linux é só não clicar em qualquer link que aparecer pela frente (e-mail), manter o sistema sempre atualizado e habilitar o firewall, com um simples comando no terminal:

sudo ufw enable
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Renan Rischiotto

Citação de: jkmsjq online 12 de Abril de 2014, 13:58
Sem paranóias... Com GNU/Linux é só não clicar em qualquer link que aparecer pela frente (e-mail), manter o sistema sempre atualizado e habilitar o firewall, com um simples comando no terminal:

sudo ufw enable

Olá,

Segundo o nosso amigo Tota, se a máquina for doméstica e possuir roteador, o Firewall do Linux é desnecessário.

Abraços.

yureee123

Citação de: ana verde online 12 de Abril de 2014, 02:03

já tenho instalado o clamav , LMD(linux malware detect) , rkhunter , chkrootkit
nenhum deles apontou nada preocupante

Olha, não tenho conhecimentos profundos não, mas até onde sei antivirus no linux serve mais pra tirar vírus de partições (ou pendrive, hd externo, etc) do windows.. porque até onde sei a existencia de vírus no línux é diminuta, quase teórica. Mas quem é do ramo pode falar com mais base. =)

ps: dá uma lida, achei interessante: http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2010/12/gnulinux-nao-pega-virus/

Felix

(...)

15. Não existe vírus pra Linux

Este sistema é o mais utilizado em webservers no mundo. Você acha mesmo que não haveria vírus capazes de se propagar neles? Faz uma busca por "linux malware" só. Ah, e o Android, sabia que já atingimos a marca de 1 milhão de vírus diferentes para esta plataforma (que é Linux)? Guarde isso: o crime segue o dinheiro. Não importa o sistema utilizado, se o cibercrime ver valor em ameaças para ele, vão surgir.
(...)

fonte: http://www.mentebinaria.com.br/gafes

Renan Rischiotto

Citação de: Felix online 14 de Abril de 2014, 13:32
(...)

15. Não existe vírus pra Linux

Este sistema é o mais utilizado em webservers no mundo. Você acha mesmo que não haveria vírus capazes de se propagar neles? Faz uma busca por "linux malware" só. Ah, e o Android, sabia que já atingimos a marca de 1 milhão de vírus diferentes para esta plataforma (que é Linux)? Guarde isso: o crime segue o dinheiro. Não importa o sistema utilizado, se o cibercrime ver valor em ameaças para ele, vão surgir.
(...)

fonte: http://www.mentebinaria.com.br/gafes

Boa! Gostei! :)